Dia do Vinho será celebrado em Bento Gonçalves no dia 29 de junho

O Dia do Vinho Brasileiro é celebrado no primeiro domingo de junho. Neste ano, as comemorações seguem durante todo o mês e visam evidenciar a cultura e a tradição da bebida, que dá a Bento Gonçalves o título de capital brasileira do vinho. Para marcar a data, a Prefeitura de Bento Gonçalves através das Secretarias de Turismo, Cultura, Agricultura, co-realização Consevits, apoio do Segh Região Uva e Vinho e Sicredi realiza no dia 29 de junho, a partir das 10h, na Praça Achyles Mincarone, bairro São Bento, a programação do Dia do Vinho.
O evento irá reunir gastronomia, agroindústria familiar, vinícolas, artesanato e outras atrações. Além de muita música com as bandas 2 por Litro, Alan Prudêncio, Willian Hamon e Cinnamon Jazz.
Para o secretário de Turismo, Henrique Nuncio.
"O evento é um brinde ao Dia do Vinho. Vamos reunir na Praça da Igreja da Pipa diversas atrações para celebrar a bebida e reverenciar o resultado do trabalho de homens e mulheres que se dedicam diariamente à agricultura, ao enoturismo. Fica nosso convite para o evento construído com Consevitis, Segh e Sicredi”, disse.
Dia Estadual do Vinho
A iniciativa foi oficializada em 2003 por meio de lei estadual. Desde então, a data passou a integrar o calendário oficial do Rio Grande do Sul com o objetivo de promover a cultura vinícola e valorizar a produção local.
Serviço:
-
Dia do Vinho em Bento Gonçalves
-
Data: 29 de junho
-
Horário: 10h às 18h
Entrada gratuita
Agroindústria familiar, menarosto, gastronomia, vinícolas, artesanato e outras atrações
Confira a programação:
-
10h Abertura do Evento
-
10:30 2 Por Litro Acoustic Band
-
12h Alan Prudêncio
-
14h Willian Hamon trio
-
16h Cinnamon Jazz
-
18h encerramento
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Uma taça por dia pode salvar seu coração? Entenda os riscos e benefícios do vinho

Rico em antioxidantes, o vinho tinto pode ajudar a proteger o corpo, porém os danos do álcool exigem cautela
Presente em festividades e refeições há milhares de anos, o vinho é uma bebida que ocupa uma linha tênue entre prazer e preocupação. Mas, afinal, tomar uma taça de vinho por dia faz bem ou mal à saúde? Dayanne Maynard, professora de Nutrição do Centro Universitário de Brasília (CEUB), explica que o vinho contém propriedades nutricionais importantes e pode sim ser benéfico, desde que consumido com moderação.
De acordo com a nutricionista, o vinho tinto, em especial, contém polifenóis como o resveratrol, que têm ação antioxidante. Esses compostos ajudam a neutralizar os radicais livres, elementos que contribuem para o envelhecimento celular e o surgimento de doenças crônicas. “Estudos também apontam que o consumo moderado da bebida pode beneficiar o coração, aumentando os níveis de HDL, o colesterol considerado bom, que auxilia na eliminação do LDL, o ruim”, destaca a docente, lembrando que o excesso de LDL nas artérias é um dos fatores que elevam o risco de infarto e AVC.
Como produto da uva, o vinho oferece vitaminas do complexo B, além de minerais como ferro, potássio e magnésio, mas também contém álcool, que tem alto valor calórico: cada grama equivale a cerca de 7 kcal. Assim, a docente do CEUB alerta que o limite entre o benefício e o dano é estreito. “Quando inserido com equilíbrio na alimentação saudável, o vinho pode funcionar como ‘remédio’: uma taça diária para mulheres, até duas para homens. Porém, em excesso, os prejuízos à saúde como danos hepáticos, neurológicos e maior risco de dependência e câncer, superam qualquer possível ganho.”
Apesar dos efeitos positivos, a especialista alerta que a Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça que nenhuma quantidade de álcool é totalmente segura, desaconselhando o consumo de bebidas alcoólicas como estratégia de promoção da saúde. De acordo com Dayanne Maynnard, quem evita o álcool ou tem contra indicações médicas para consumir este tipo de bebida, não precisa abrir mão dos compostos benéficos presentes na bebida, basta consumir a fruta in natura.
“O resveratrol e outros antioxidantes também são encontrados em uvas, frutas vermelhas e no suco de uva integral. Essas são alternativas mais seguras para obter os mesmos efeitos sem os riscos do álcool. O vinho pode sim compor uma alimentação equilibrada, desde que consumido com responsabilidade e dentro dos limites recomendados”, completa a nutricionista do CEUB.
Vindima é época de novas descobertas no Vale dos Vinhedos

Entre janeiro e março, região concentra atrações que só podem ser aproveitadas neste período do ano
A vindima é a época mais aguardada pelos vitivinicultores da Serra Gaúcha. Essa especial temporada, quando a uva madura perfuma toda a região, sinalizando que está pronta para ser colhida, também representa a estação mais prazerosa para quem visita lugares como o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
O principal destino enoturístico brasileiro guarda, na mesma equivalência do posto que ocupa, programações que enriquecem a passagem daqueles que querem, além de fazer parte da vindima, entender o que significa a colheita da uva na região.
Há uma clara associação com a alegria nesse trabalho que ocorre entre janeiro e março. A vindima é o ápice de um ciclo que levou um ano de cuidado nas videiras para que elas, agora, entreguem a matéria-prima para a elaboração dos famosos rótulos do Vale dos Vinhedos – primeira região do país a ser reconhecida como Indicação Geográfica. A atividade, assim, representa grande relevância econômica para a região, e ainda reforça os laços históricos com a imigração italiana, responsável pela introdução da vitivinicultura na Serra a partir de fins do século 19.
Por isso, para quem visita o Vale durante a vindima tudo é diferente e repleto de experiências disponíveis somente nessa época do ano. Entre elas, estão, por exemplo, a própria colheita da uva. Várias das quase 30 vinícolas associadas à Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) disponibilizam roteiros em meio aos vinhedos, a fim de que o visitante possa se sentir um verdadeiro produtor rural. E não apenas durante o dia. Alguns estabelecimentos promovem, inclusive, colheita noturna. Em adição às vinícolas, também há hotéis com programação temática.
Outra característica atividade que os milhares de turistas podem encontrar no Vale é a famosa pisa de uvas. Geralmente numa mastela, uma espécie de grande recipiente de madeira, o visitante pisa sobre a uva para extrair o sumo do fruto, revivendo uma antiga tradição dos imigrantes para elaborar o vinho.
Muitos estabelecimentos oferecem atrações combinadas, como colheita com almoço ou jantar. Outras oferecem o "merendim", um lanche com produtos coloniais. A música com grupos folclóricos também é uma atração em muito dos encontros, envolvendo os turistas numa imersão cultural.
As atrações preparadas pelos associados à Aprovale para a vindima podem ser encontradas no endereço https://www.valedosvinhedos.com.br/blog/vindima-2024-vale-dos-vinhedos. Como muitas das programações são realizadas sob agendamento e atualizadas constantemente, é prudente consultar os estabelecimentos para reservar sua participação. Além de concentrar dezenas de vinícolas familiares e algumas das principais do país, o lugar, reúne quase 60 estabelecimentos setoriais, entre pousadas, restaurantes, agroindústrias, parques, entre outros. Uma oportunidade extra para fazer da vindima uma época de novas descobertas.
Vale dos Vinhedos é finalista do prêmio ABS-RS 2023

Foto: Naiára Martini
Região produtora e referência em enoturismo é finalista na categoria “Paisagem Vitícola Destaque 2023”. Os vencedores serão definidos pelo voto popular, que acontece até o dia 15 de novembro.
O Vale dos Vinhedos é mais uma vez finalista de um prêmio que reconhece a importância de sua paisagem vitícola. O Prêmio ABS-RS é promovido pela seccional gaúcha da Associação Brasileira dos Sommeliers, e distingue empresas e personalidades da cadeia vitivinícola que se destacaram ao longo do ano.
O Prêmio indicou cinco nomes finalistas em cada uma das 10 categorias do prêmio, que foram escolhidos por uma comissão de especialistas e associados da ABS-RS. A partir de 30 de outubro, recebem votos do público consumidor em um formulário online que prossegue até o dia 15 de novembro (quarta-feira).
Os finalistas de cada categoria foram selecionados dentre os nomes com maior número de indicações, e o Vale dos Vinhedos está entre eles na categoria “Paisagem Vitícola Destaque 2023”.
Além do Vale dos Vinhedos, empreendimentos localizados na rota de enoturismo e associados Aprovale também são finalistas de outras 5 categorias.
• Vinícola Destaque 2023: Miolo Wine Group e Tenuta Foppa & Ambrosi.
• Carta de Vinhos Destaque 2023: Spa do Vinho Hotel e Condomínio Vitivinícola.
• Personalidade do Vinho 2023: Deborah Villas-Boas Dadalt (Spa do Vinho) e Lucas Foppa Alves (Tenuta Foppa & Ambrosi).
• Serviço do Vinho em Restaurante Destaque 2023: Trattoria Mamma Gema.
• Melhor experiência em enoturismio 2023: Casa Valduga, Miolo Wine Group e Pizzato.
• Wine Bar Destaque 2023: Cuvée Vinoboutique
A PARTICIPAÇÃO NA VOTAÇÃO ACONTECE ATRAVÉS DO LINK, ATÉ O DIA 15 DE NOVEMBRO: https://forms.gle/BrgkQ3iibpNRBcgr6
O anúncio dos vencedores terá transmissão ao vivo que será feita diretamente do Hotel e Spa do Vinho, a partir das 19h30, no dia 30 de novembro. Na mesma ocasião, a ABS-RS também promoverá a segunda edição de seu leilão beneficente de um vinho exclusivo, o Chimas Número 2. No ano passado, o leilão arrecadou R$ 37,4 mil. O total foi destinado para o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA-RS). Além do público presente, os lances também poderão ser feitos via internet, que terá uma modalidade exclusiva com esse fim.
Espumante brasileiro conquista 99 pontos em concurso na Argentina

Medalha de OURO DUPLO, o Garibaldi Prosecco Rosé Sweet, da Cooperativa Vinícola Garibaldi,
pode ser degustado por menos de R$ 40 a garrafa
Com um score que beira à perfeição, o espumante Garibaldi Prosecco Rosé Sweet sagrou-se como um dos grandes premiados na 20ª edição do Concurso Internacional de Vinhos e Licores Vinus, na Argentina. Lançamento da Cooperativa Vinícola Garibaldi, o rótulo conquistou medalha de Ouro Duplo com impressionantes 99 pontos na avaliação dos jurados.
"É um feito memorável para qualquer produto, especialmente para um espumante que, entre tantas outras qualidades, destaca-se também pela acessibilidade. Uma garrafa pode ser adquirida por menos de R$ 40, ou seja, pelo valor médio de mercado, o consumidor tem o privilégio de degustar um produto com níveis de excelência internacionalmente reconhecidos", avalia o gerente de Marketing da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Maiquel Vignatti.
Ainda no Vinus, a Cooperativa Vinícola Garibaldi arrematou outras sete medalhas. Também foram condecorados com ouro duplo o Garibaldi Moscatel Rosé e o Garibaldi Prosecco Rosé; com medalha de ouro o Garibaldi VG Brut Rosé e o Garibaldi Prosecco, e com prata o Garibaldi VG Extra Brut, o Garibaldi Chardonnay e o vinho Acordes Chardonnay.
Sobre o Espumante Garibaldi Prosecco Rosé Sweet
Inédito, Espumante Garibaldi Prosecco Rosé Sweet estreou como uma grata surpresa na taça, diferenciado pelo toque extra de dulçor e pelo menor teor alcóolico, especialmente quando comparado ao Prosecco Rosé Brut. "É uma bebida mais leve, descontraída, ótima para qualquer hora do dia. É fácil de beber e de harmonizar, sem se apegar muito a regras", explica o enólogo da vinícola, Ricardo Morari.
O Garibaldi Prosecco Rosé Sweet é um espumante Demi-sec elaborado com uvas Prosecco e Pinot Noir pelo método Charmat, quando a segunda fermentação ocorre em tanques de inox. O rótulo harmoniza com frutas, canapés, petiscos, saladas, carnes brancas e pratos leves em geral. Por seu caráter doce, também pode combinar com sobremesas.
O Novo Prosecco Rosé Sweet já está disponível no complexo enoturístico da Cooperativa Vinícola Garibaldi e nos parceiros de vendas online da marca através do site www.vinicolagaribaldi.com.br. O rótulo está disponível também nos principais Pontos de Venda do Brasil.