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Recorde para Viagens e Turismo em 2024 prevê WTTC. Enquanto no Brasil, tendo como base o atual desgoverno, preços das passagens aéreas nas alturas, total insegurança jurídica, falta de infraestrutura e, apesar de toda a garra e luta do setor privado, o turismo segue com o pé no freio e com um futuro tempestuoso.

 

Clama-se por uma mudança e rebate com veemências as promessas e discursos vãs e eleitoreiros. Por outro lado, segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), a previsão é de um ano recorde para Viagens e Turismo em 2024, com a contribuição econômica global do setor atingindo um máximo histórico de 11,1 trilhões de dólares. De acordo com o órgão, o segmento contribuirá com um adicional de 770 bilhões de dólares em relação ao seu recorde anterior, se consolidando como uma potência econômica global e gerando um em cada 10 dólares em todo o mundo.

 

À medida que o setor deixa para trás o período da pandemia, o WTTC espera que 142 países dos 185 analisados superem os recordes nacionais anteriores. Em parceria com a Oxford Economic, a mais recente pesquisa revela ainda um setor repleto de oportunidades, responsável por quase 348 milhões de empregos em todo o mundo. Isto representa um aumento de mais de 13,6 milhões de empregos em comparação com o seu ponto mais alto em 2019.

 

Cabe-se ressaltar que, com essa base, o WTTC prevê um futuro promissor para a próxima década, caracterizado por um crescimento robusto e oportunidades de carreira incomparáveis. Até 2034, o setor ira movimentar 16 trilhões de dólares, representando 11,4% de todo o panorama econômico global. A indústria em expansão chegará à vagas para 449 milhões de pessoas em todo o mundo, com quase 12,2% da força de trabalho impulsionando o segmento.

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A cidade que abriga uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo perdeu apenas para Cusco, no Peru; Rio de Janeiro; Gramado; e Cartagena (Colômbia). Completam o top 10 Bogotá (Colômbia), Lima (Peru), Quito (Equador), Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina).

Foz do Iguaçu recebeu nesta terça-feira (27) em Bogotá, na Colômbia, o troféu de 5º destino turístico mais procurado da América do Sul no Travellers’ Choice, da plataforma TripAdvisor. A premiação aconteceu durante o Roadshow Visit Brasil, promovido pela Embratur, que levou representantes de estados brasileiros por um giro por Argentina, Uruguai, Chile, Peru e Colômbia. 

O Travellers’ Choice é concedido a quem recebe um grande volume de avaliações e opiniões positivas da comunidade do site em um período de 12 meses. Dos 8 milhões de perfis, menos de 1% alcança esse marco.

A cidade que abriga uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, as Cataratas do Iguaçu, a Itaipu Binacional, o Parque das Aves e o Marco das Três Fronteiras perdeu apenas para Cusco, no Peru; Rio de Janeiro; Gramado; e Cartagena (Colômbia). Completam o top 10 Bogotá (Colômbia), Lima (Peru), Quito (Equador), Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina).

“É uma honra ter um atrativo desse porte dentro do Estado. Foz do Iguaçu é um dos cinco destinos mais buscados pelos turistas porque compreende e aposta nessa vocação, atraindo grandes investimentos públicos e privados. Isso mostra a força que o turismo paranaense tem para atrair turistas brasileiros e estrangeiros”, disse o secretário do Turismo, Marcio Nunes, que recebeu a honraria.

PRAIAS – O evento também marcou a entrega da premiação para as Melhores Praias da América do Sul, que teve o pódio todo preenchido pelo Brasil. No Top 10, cinco são brasileiras, três da Argentina, uma da Colômbia e outra do Equador.

ROADSHOW – A agenda em Bogotá foi o último destino de cinco cidades da América Latina que a comitiva paranaense visitou na última semana apresentando o potencial turístico do Paraná. 

O Roadshow Visit Brasil foi organizado pela Embratur em países considerados estratégicos para a promoção internacional de destinos brasileiros. Essa foi a primeira vez que o Estado do Paraná participa, junto com Ceará, São Paulo, Goiás, Belo Horizonte, Bahia, Alagoas, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Norte, além de municípios como Salvador, Foz do Iguaçu e São Luís.

De acordo com a Embratur, cerca de 500 membros do trade sul-americano estiveram presentes nas ações do Roadshow Visit Brasil nas cinco cidades. A América do Sul é um dos mercados mais importantes para o Brasil. Só em 2023, o País recebeu 3.492.304 de turistas do continente, o que representa 59% do total. Os voos foram operados por 17 companhias aéreas distintas.

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RS é a terceira maior porta de entrada para turistas internacionais no Brasil em 2023

O Rio Grande do Sul foi o terceiro estado brasileiro com a maior entrada de turistas internacionais em 2023, conforme dados apurados por uma parceria entre Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Ministério do Turismo e Polícia Federal. No total, foram mais de 1 milhão de turistas (1.000.909) que chegaram por via aérea ou terrestre ao RS. Nacionalmente, o Estado só recebeu menos turistas internacionais que São Paulo (2,1 milhões) e Rio de Janeiro (1,2 milhão).

Nacionalmente, o Brasil recebeu, em 2023, um número de turistas internacionais nos mesmos patamares do período pré-pandemia de Covid-19. No acumulado dos 12 meses, o país registrou a entrada de exatos 5.908.341 visitantes do exterior. A principal via de acesso foi aérea, com 3.794.260 de entradas, seguida pela terrestre, com 1.923.243. O número é 3% superior à estimativa da Organização Mundial do Turismo (OMT) para o Brasil, e 62,7% maior que o acumulado de 2022, quando o país recebeu 3,6 milhões de turistas. Em 2019, foram 6,3 milhões de estrangeiros.

Os turistas internacionais de 2023 correspondem a 93% das entradas do último ano antes da pandemia. Em relação ao mês de dezembro, o número de turistas internacionais que entraram no Brasil foi de 621.171. O registro é 17,4% maior que o de dezembro de 2022, que foi de 529.038. Nesse caso, a marca corresponde a 95,2% dos dados de 2019, quando o número de visitantes do exterior no País ficou em 652.099.

De janeiro a novembro, entraram na economia brasileira com o turismo internacional R$ 31 bilhões, números superiores aos patamares pré-pandemia. Só em novembro foram R$ 3 bilhões, valor 13,3% maior do que o ano de 2011, até então o melhor da série histórica (desde 1995). O consolidado de 2023, com o mês de dezembro, será publicado pelo Banco Central nas próximas semanas.

A Argentina segue sendo o principal país emissor de turistas para o Brasil, com 1,9 milhões de visitantes (32% do total) – o equivalente a 96% do total de 2019. Em seguida estão Estados Unidos com 668,5 mil (11%), Chile com 458,5 mil (7,7%), Paraguai com 424,5 mil (7,1%) e Uruguai, com 334,7 mil (5,6%). A França é o principal país emissor da Europa e aparece na sexta posição, com 187,5 mil turistas (3,1%), seguida de Portugal, com 158,5 mil (3%). Alemanha com 158,5 mil (2,6%), Reino Unido com 130,2 mil (2,2%) e Itália com 129,4 mil (2,2%) completam o Top 10.

Em 2023, a chegada de chilenos foi recorde, a maior da série histórica, o que recolocou o país na terceira colocação entre os principais emissores, desbancando o Paraguai e retomando a posição que ocupava até 2018. No entanto, a chegada de paraguaios também cresceu e alcançou o melhor resultado desde 1999, quando o número de turistas do país foi de 501 mil.

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O Instituto Nacional de Promoção Turística (INPROTUR) divulgou um relatório em que revela dados estatísticos que marcam recordes históricos de crescimento das chegadas de turistas estrangeiros nos primeiros nove meses de 2023 face aos mesmos períodos dos últimos 13 anos.

 

O INPROTUR, através da sua marca de turismo Visit Argentina, é a entidade responsável pela promoção do turismo do país no estrangeiro e este ano realizou mais de 200 ações promocionais em 28 países. No relatório, é destacado que nos primeiros 9 meses de 2023 a Argentina recebeu mais de 5,3 milhões de turistas estrangeiros, tornando-se o segundo melhor recorde histórico -dos mesmos períodos- dos últimos treze anos, superando as entradas dos anos de 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018. O Secretário Executivo do Inprotur, Ricardo Sosa, explicou ainda que no caso dos mercados do Chile, Estados Unidos, Uruguai, México, Canadá, Equador e Costa Rica, o período de janeiro a setembro de 2023 é o mais importante dos mesmos períodos dos últimos 13 anos, com recordes históricos de chegada de turistas desses países por todas as portas de entrada e o melhor registro de chegadas por terra para o mercado brasileiro.

 

Por exemplo, 996.511 turistas entraram do Chile nesses nove meses e é o maior recorde para esse período nos últimos 13 anos, até agora o recorde mais importante de renda foi em 2015 com 953.700, mas este 2023 já o superou, explicou Sosa.

 

Além disso, destacou "a entrada de 390.985 turistas norte-americanos, que também se torna um recorde histórico, superando o pico máximo que 2019 teve com 336.252.

 

Ele também destacou o caso do Uruguai:

Nesses 9 meses, entraram 1.119.701 turistas uruguaios, superando confortavelmente todos os recordes históricos desse mesmo período, o maior havia sido em 2014 com 895.817, por outro lado, nesses 9 meses todas as entradas dos 12 meses de 2019, que foram de 799.510, já foram ultrapassadas.

 

Sosa especificou que os melhores registros históricos de chegadas de turistas estrangeiros também atingem o México e o Canadá:

No caso do México, 70.443 mexicanos entraram, superando o melhor recorde de 2019 que havia marcado 69.960. Em relação ao Canadá, entraram 51.363 turistas daquele país, quebrando o recorde de 2019 de 49.842. Por outro lado, explicou que esses registros históricos também alcançam a entrada de turistas brasileiros por terra com o melhor registro dos últimos 13 anos, uma vez que são desagregados os 1.025.854 brasileiros que chegaram à Argentina por todas as rotas de entrada.

MAIS DO QUE NO PRÉ-PANDEMIA

Por outro lado, Sosa informou que 12 países já estão emitindo mais turistas do que no pré-pandemia:

Se medirmos esses nove meses de 2023 em relação ao mesmo período de 2019, último ano do pré-pandemia, há uma recuperação de 100% no movimento turístico e um crescimento maior do que em 2019 para os seguintes mercados: Uruguai 180%, Estados Unidos 114%, Chile 112%, Equador 109%, México 101%, Canadá 101%, Costa Rica 128%, Panamá 261%, Guatemala 145%, Turquia 113%, El Salvador 124% e Emirados Árabes Unidos 954%.

É preciso ressaltar que esse crescimento do movimento do turismo acima do pré-pandemia não se deve apenas ao câmbio favorável. Durante este último ano a Argentina tem uma presença massiva em mais de 28 países onde realizamos mais de 200 ações de promoção turística, nossas missões comerciais foram acompanhadas por operadores turísticos, prestadores de serviços, destinos provinciais e municipais e entidades de todo o país, que fortalecem a oferta de marketing turístico e a relação com o Trade de diferentes países, geramos ações de cooperação com diferentes companhias aéreas para que a Argentina esteja presente na estrutura de comunicação dessas empresas, fizemos alianças históricas para fortalecer o turismo esportivo no golfe, automobilismo, motociclismo, vôlei, basquete ou tênis em diferentes países, consolidamos produtos como vinho, neve, gastronomia (mesmo com a chegada do guia Michelin), a Rota Natural, colaboramos na chegada de novas rotas aéreas como a Costa Rica-Equador-Argentina com a Avianca e temos trabalhado em conjunto com a Aerolíneas Argentinas, que não só recuperou rotas internacionais como também gerou novas, como São Paulo-Salta e lançamos espaços de validação de produtos como o Observatório Econômico do Enoturismo e o primeiro Observatório Econômico do Turismo LGBT do mundo, estabelecendo uma tendência de liderança internacional, Sosa especificou. Esta foi a razão pela qual o Diretor de Membros Afiliados da Organização Mundial do Turismo (OMT), Ion Vilcu, destacou recentemente:

O notável progresso e dedicação que a Argentina tem mostrado no campo do turismo com a chegada de mais de 5 milhões de turistas estrangeiros ao país. O compromisso constante de organizações como o Inprotur tem desempenhado papéis cruciais no avanço dessas conquistas, e é por isso que reitero o compromisso da OMT de continuar apoiando tais esforços em benefício do desenvolvimento do turismo global.

Com o intuito de alinhar ações acerca do turismo em Bento, nesta terça-feira (05), foi realizada mais uma reunião do trade turístico (que é composto hoje por mais de 300 empreendimentos), juntamente com a Secretaria de Turismo (Semtur) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O encontro ocorreu na Casa da Serra Gourmet Vinhos e Geleias, no distrito de São Pedro.

Na ocasião foi debatido sobre as ações relacionadas ao turismo, com foco na promoção dos roteiros e atrativos turísticos do município. Na pauta foram abordados temas referentes às feiras que ocorrem no município e a sua importância para o setor de hotelaria, gastronomia e serviços, além da próxima edição do festival de balonismo, que ocorre nos dias 28, 29, 30 e 1º de outubro. O encontro contou com a participação de dezenas de empreendimentos locais e do diretor executivo da Federação Gaúcha de Balonismo, Ricardo Lima.

Gabriel Valduga trabalha na Vinícola Dom Cândido e esteve presente na reunião. “É importante participar desses eventos para conhecer as ideias dos setores. Bento tem muito a ser explorado, com cada um tendo uma ideia diferente e interessante. Com o passar do tempo vamos nos tornar referência muito mais do que somos hoje”, destaca.

A supervisora estratégica da Casa Valduga, Jenifer Machado, também ressaltou sobre a importância dos encontros do Trade. “Eu acho muito relevante esses encontros, porque mostra o quão importante é a integração dos setores”.

O diretor executivo da Federação Gaúcha de Balonismo reforçou que “esse encontro foi importante também para lembrarmos que mais um festival de balonismo está se aproximando. Esse que é um evento que ocorre em poucas cidades do país, e por isso é bastante diferenciado, agregando toda a comunidade”.

Para a Diretora-executiva do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh-Região Uva e Vinho), Márcia Ferronato, “é importante destacar que as reuniões do trade reforçam os laços e as redes. E no turismo é extremamente importante, porque precisamos da rede para melhor acolher os turistas que chegam na cidade, além das pessoas terem a oportunidade de se conhecerem, fazerem um network, criar relações e reforçar a comunicação entre a gente. Desta forma um ajuda o outro”.

Para o secretário de Turismo Davi Da Rold, “esses encontros reforçam o nosso compromisso com o trade, de alinharmos ações em prol do turismo de nosso município. O encontro de hoje foi muito interessante porque abordamos sobre uma série de temas que dialogam com os anseios de nossa rede. Precisamos reforçar cada vez mais esses laços e pensar em fazer Bento cada vez mais reconhecida e acolhedora, mostrando a diversidade do nosso destino turístico que é a capital do vinho e do enoturismo, mas que tem muito mais para oferecer aos visitantes”.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura 

Fotos: Rodrigo De Marco   

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