top of page
logo mala de pandora.jpg
unipraias.jpg

Atração de Balneário Camboriú volta a receber visitantes

 

O Parque Unipraias reabriu suas portas no dia 14 de junho, apresentando novos bondinhos aéreos. A atração esteve fechada de 5 de maio a 13 de junho para a substituição das cabines e manutenção preventiva. Agora, retorna com 42 cabines modernas, que oferecem conforto e uma vista panorâmica incomparável para até seis pessoas por cabine.

 

As cabines foram desenvolvidas pela empresa italiana Leitner em parceria com o renomado estúdio Pininfarina, famoso por suas colaborações com a Ferrari desde a década de 1950. A Leitner é uma empresa especializada em equipamentos para teleféricos e trabalha com o Parque Unipraias desde sua fundação, em 1999.

Os novos bondinhos, do modelo "Diamond Cabin", ou "Cabine Diamante", destacam-se pelas grandes áreas envidraçadas, proporcionando uma sensação de amplitude e permitindo uma vista espetacular de Balneário Camboriú. As cabines são acessíveis e equipadas com sistema de som alimentado por energia solar, reforçando o compromisso do parque com a sustentabilidade.

 

As melhorias no Parque Unipraias não param por aí. O parque continua investindo na revitalização da Estação Mata Atlântica, trazendo melhorias e novas opções de alimentação para os visitantes. Além disso, a construção da nova atração, a Super Gyro Tower, está em pleno andamento, com previsão de inauguração para o último trimestre do ano. A torre de observação promete oferecer uma experiência emocionante, ampliando ainda mais o leque de aventuras no parque.

unipraias1.jpg

Sobre o Parque Unipraias

O Parque Unipraias, localizado em Balneário Camboriú, é um destino turístico inovador que combina diversas formas de lazer em um cenário único. Entre suas atrações está o símbolo do parque: os bondinhos aéreos que conectam duas praias e proporcionam vistas deslumbrantes da cidade, do mar e da natureza.

turismo sustentável.jpg

A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) e seus associados Costa Brava, LCA, Tristar, Maiorca, Maringá, Pontestur e Promotional receberam nesta sexta-feira, 6, uma certificação que mostra a preocupação e compromisso com o meio ambiente e atuação sustentável. Trata-se da NBR PR 2030:2022, prática recomendada da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que estabelece diretrizes para que as organizações integrem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU em sua gestão. Ela estabelece conceitos, diretrizes e um modelo de avaliação para organizações que buscam implementar práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). Esse processo, que encerra uma jornada que teve início em setembro do ano passado até a certificação em junho deste ano, contou com o apoio técnico da NV Consultoria. A certificadora foi a GCS – Global Certification System. “Entendemos que essa iniciativa é um sinal contundente do nosso compromisso com o planeta. Mais do que atender a uma norma, buscamos estruturar processos, ouvir nossas partes interessadas. 

 

Informações e Foto: Jefferson Severino

Fenavinho-6-scaled.jpg

Com as comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul a tematizar o Desfile Cultural da 20ª Fenavinho, Bento Gonçalves entregou neste domingo (18), mais do que um passeio histórico pela saga dos colonizadores, a certeza de que esse vínculo estará preservado para o futuro. A passagem do corso pela Via del Vino foi o destaque de um fim semana que reuniu o emblemático vinho encanado e a rica culinária local com o Festival Enogastronômico e seus mais de 10 estabelecimentos, além de estandes voltados ao artesanato e apresentações artísticas.

Sob o olhar atento do público às margens da Rua Marechal Deodoro, o desfile passou com mais de 20 alas, reunindo de comunidades do interior a associações italianas, escolas, empresas e entidades. Uma demonstração da união da cidade em reverenciar o legado daqueles que plantaram as principais bases sociais, econômicas e culturais da região.

O esforço de todos os participantes esteve concentrado em explorar o mote “Vinho, Terra e Tradição: 150 anos de uma história que se vive”. A Escola Alfredo Aveline abriu o corso trazendo a história da chegada dos imigrantes com quatro alas representando a partida da Itália e a chegadas às novas terras, além do trabalho e do legado expresso na vitivinicultura, na fé, na gastronomia e nos costumes. Uma dessas heranças foi também o pilar para a perseverança dos italianos numa pátria desconhecida. O CLJ (Curso de Liderança Juvenil) trouxe a fé para a avenida, mostrando que as crenças religiosas permanecem nos dias atuais, como as sementes de girassol distribuídas ao público como símbolo da renovação da fé.

Também identitária, a vitivinicultura teve sua jornada de implementação e desenvolvimento contada pelo distrito de São Pedro, com representações do cultivo da uva, da colheita, do transporte e da vinificação. Os carros exibiram desde estruturas rústicas de madeira para o suporte das videiras e o uso de bombas costais para o tratamento das uvas no passado, bem como a vinificação através da pisa, passando para o esmagamento a máquinas manuais até chegar a versões motorizadas.

Comunidades do Vale do Burati, de Tuiuty e São Valentim vieram exibindo o dia a dia de uma família italiana, explorando o forte sentido comunitário que as envolve. A fé, novamente, vem à tona, aqui também como motivo de união – era costume a reza do terço entre as famílias após o jantar. Elas também mostraram costumes como a mesa farta, os jogos de carta e mora e a confecção da dressa, assim como o cultivo de cereais e da uva, a produção das próprias ferramentas de trabalho e os filós.

A Escola Mestre Santa Bárbara mostrou a importância da gastronomia, da música e das manifestações culturais italianas. A gaita, o pilão, o forno de pão e as danças ganharam notoriedade na avenida. A integração comunitária, com as tradicionais missas seguida de almoços nos salões do interior, foi tema do desfile da comunidade de São Luiz. Nesses encontros, o leilão de tortas era – e ainda é – um dos principais momentos. Por isso, representaram essa ocasião com a passagem de duas tortas na avenida, uma do Brasil e outra da Itália. A comunidade emocionou o público ao homenagear as vítimas das enchentes que atingiram a região em maio de 2024 – a comunidade foi uma das mais afetadas e, com grande demonstração de resiliência, esteve presente no corso.

A Equipe Queichefà evidenciou a tradição do artesanato com o trabalho das artesãs, com dressa, bordado e vime, enquanto o Esportivo passou evidenciando a alegria e a emoção do esporte como fortalecimento e união da comunidade.

Personagens históricos e vinho como integração

O desfile também foi um momento para destacar personagens que contam a história de Bento Gonçalves. Aristides Bertuol, político e piloto de carretera foi um deles, assim como o ex-pracinha da II Guerra Mundial Francisco Possamai, representado no evento por Roseli Pertile Possamai. Ernesto Geisel, 29º presidente do Brasil, teve sua memória reverenciada pelo 6º Batalhão de Comunicações, corporação que foi criada por determinação do então presidente. Em 2016, a unidade passou a se chamar 6° Batalhão de Comunicações – Batalhão Presidente Geisel.

A força e o progresso das empresas locais foram representados pela passagem das organizações Bento e Santo Antônio, voltada ao transporte coletivo, e Anderle, de transporte de grãos – entre os ônibus e os caminhões que passaram pela avenida, o coletivo O-321, fabricado em 1962, adquirido zero quilômetro pela Bento.

O desfile que destacou a história da imigração contou com a passagem do Circolo Friulano da Serra Gaúcha, localizado em Bento Gonçalves e criado para ofertar oficinas e valorizar a cultura originária dessa região italiana, mas outras etnias também estiveram presentes. Os negros foram representados pelo Movimento Negro Raízes, assim como os poloneses pela Braspol – Núcleo de Bento Gonçalves. A parte final do desfile contou com grande presença de veículos automotores, como a ala dos tratores, com o distrito de Tuiuty, e os veículos 4×4 da Rossato Custom, e de organizações militares. Passaram pela Via del Vino a 8ª Companhia de Comunicações, instalada dentro do 6º B Com para proteger o sistema de comunicações da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (em Pelotas), o Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves, a Polícia Rodoviária Federal e o 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas. Três ex-distritos de Bento Gonçalves, hoje constituídos como municípios, também desfilaram. Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza mostraram suas culturas e potencialidades.

O município de Bento Gonçalves se apresentou no desfile com o carro Pipa Pórtico, cartão-postal da cidade, e a comissão dos 150 anos da imigração italiana, responsável pelas ações comemorativas do município ao longo do ano, como as que acontecem no próximo dia 20, na Via del Vino. Integrantes da imprensa e influencers também mostraram seu apreço pela Fenavinho e pelo sesquicentenário, que teve apoteose com a passagem da comitiva da Festa Nacional do Vinho e suas quatro alas.

 

Viva a Fenavinho!

O carro alegórico do Bodegão abriu a participação, celebrando o espírito de confraternização dos descendentes dos imigrantes, sendo seguido do carro do Vinho Borbulhante, com sua proposta de celebrar o vinho encanado – um marco na projeção da festa e do nome de Bento Gonçalves em todo o país. O carro “Vapor Fenavinho”, estilizado como o navio que trouxe os primeiros imigrantes italianos ao Brasil, conduziu a corte da festa, a imperatriz do vinho Laura Caroline Pouluk Strozak e as damas de honra Yasmin Luiza de Lima Barbacovi e Graziele Miszevski. Elas contaram com o apoio do carro da Pipa da Fenavinho, com sua emblemática pipa de madeira, que finalizou o desfile distribuindo ao público o vinho que une as pessoas em festa e saúda o legado italiano. Um capítulo que prossegue entre os dias 12 e 22 de junho, quando a Fenavinho se transporta para o Parque de Eventos, comungando alegria e negócios com a ExpoBento.

Premiação de R$ 15 mil

O Desfile Cultural da 20ª Fenavinho foi um grande testemunho da admiração da comunidade bento-gonçalvense à cultura italiana. Esse esforço em representar a herança deixada pelos imigrantes por meio da caracterização de vestimentas, costumes e ofícios será premiado com R$ 15mil. O anúncio dos vencedores será feito no dia 15 de junho, durante a 20ª Fenavinho, no Parque de Eventos. O vencedor será premiado com R$ 8 mil, enquanto o 2º e 3º lugares levarão R$ 4,5 mil e R$ 2,5 mil, respectivamente, para casa. A escolha de quem melhor representou a cultura italiana e a sua influência será feita por um time de jurados especial, formado pela única mulher a presidir a Fenavinho, Erci Grapiglia; pela professora Elisabeth Stefenon; pela Imperatriz da 19ª Fenavinho, Ana Paula Cortes Foresti; pelo diretor-geral da 32ª ExpoBento, Tiago Casagrande; e pelo ex-presidente do CIC-BG Elton Gialdi, responsável pelo resgate da festa durante sua gestão, em 2019.

A realização da Fenavinho como elo de conexão entre a comunidade e a cultura da vitivinicultura foi destacada pelo presidente do CIC-BG, entidade promotora da festa, Carlos Lazzari. “A 20ª Fenavinho dá a continuidade ao compromisso de fortalecer e conectar nossas raízes com tudo aquilo que já vivemos e queremos continuar a viver”, disse Lazzari. Compartilhando sua mensagem, o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, reforçou esse propósito. “O Desfile Cultural é um momento de integração da comunidade para reforçar a cultura e a tradição. Um chamamento para os dias de festa da Fenavinho”, disse.

César Anderle, diretor da ExpoBento, também realizada pelo CIC-BG, lembrou dos ensinamentos deixados pelos imigrantes na formação da identidade de Bento Gonçalves. “Vimos aqui uma verdadeira lição de vida, com a valorização do trabalho, o respeito aos valores, a espiritualidade e o senso comunitário e de união. Esses elementos foram fundamentais para o sucesso dos imigrantes e são, também, para a continuidade dessa trajetória de prosperidade. A ExpoBento faz coro a essas homenagens dos 150 anos, e vamos celebrar isso juntos novamente no Parque de Eventos, em junho”, convocou Anderle.

A imperatriz da Fenavinho, Laura Caroline Pouluk Strozak, também deixou sua mensagem. “Vivemos momentos marcantes, alegrando o centro da nossa cidade. É esse espírito que move a Fenavinho e a ExpoBento e é assim que estamos vivendo a nossa cultura e tradição”, disse Laura.

 

 

Exata Comunicação

turismo e, brasilia.jpg

Nesta semana, uma comitiva do município cumpre uma intensa agenda em Brasília, a fim de convidar parlamentares e líderes de instituições de fomento econômico para prestigiarem a abertura da 33ª ExpoBento e da 20ª Fenavinho, marcada para o dia 12 de junho, às 16h30min, no Parque de Eventos. O vice-prefeito Amarildo Lucatelli e o secretário de Turismo Henrique Nuncio acompanham o grupo.

Na quarta-feira, dia 23, o foco será o Congresso Nacional com visitas aos deputados federais e Senadores. Além disso, foi realizada uma agenda no Ministério da Saúde buscando recursos e projetos para área, a Deputada Denise Pessoa acompanhou o encontro. Já na quinta-feira, os compromissos agendados para a entrega dos convites são na Apex Brasil e na Caixa Econômica Federal.

 

A comitiva é composta pelo deputado Guilherme Pasin, presidente da Câmara de Vereadores Anderson Zanella, diretor da ExpoBento, César Anderle, pelo coordenador da Fenavinho, Alexandre Miolo, pelas soberanas da festa, a imperatriz do vinho Laura Strozak e as damas de honra Graziele Miszevski e Yasmin Barbacovi, e por Caroline Basso, executiva do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), entidade promotora dos eventos.

A 33ª ExpoBento e a 20ª Fenavinho ocorrem de 12 a 22 de junho, no Parque de Eventos, reunindo mais de 450 expositores e mais de 100 shows e atrações artísticas.

 

Informações Exata Comunicação

Foto Divulgação

india.jpeg

A Secretaria de Turismo (Setur/RS) , representada pelo diretor geral, Rodrigo Schnitzer, integra a primeira agenda internacional do governo gaúcho em 2025, em Nova Dehli, na Índia. A pasta participa da IndusFood, uma das principais feiras de alimentos e bebidas da Ásia, que ocorre de 8 a 10 de janeiro, para  difundir o enoturismo gaúcho.

A comitiva gaúcha, liderada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), também é composta pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), que apresenta o azeite de oliva e a erva-mate produzidos no Estado, pelo Grupo Invest RS e por empresários do setor de frutas e vinhos. A delegação retorna ao Estado no sábado (11/12).

Representantes das empresas Suvalan, Aurora, Tecnovin, Casa Valduga, além da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) e Associação Gaúcha De Vinicultores (Agavi), acompanham o evento. A intenção é divulgar a produção gaúcha de  vinhos, suco de uva, espumantes e maçã.

Agenda indiana

Além da participação na IndusFood, a comitiva gaúcha terá um encontro com o embaixador do Brasil na Índia, Kenneth da Nóbrega, para  identificar espaços para os produtos gaúchos na Índia e viabilizar que eventos proporcionados pela embaixada sirvam sucos de uva de origem gaúcha. O encontro também tem a intenção de divulgar os destinos turísticos do Estado voltados para o Enoturismo.

Outra atividade prevista são as reuniões bilaterais com empresas importadoras e grupos de varejo. Ainda haverá um encontro com o adido agrícola da embaixada, Angelo de Queiroz Maurício, para a apresentação da erva-mate gaúcha, uma vez que a Índia demonstra interesse nessa iguaria.

IndusFood


A IndusFood 2025 é realizada entre os dias 8 e 10 de janeiro, em Nova Delhi, reunindo produtores, distribuidores e inovadores do setor de alimentos e bebidas. Além de uma feira com mais de 1800 expositores, o evento terá palestras e workshops que discutirão mercado, inovação e sustentabilidade no setor.

Durante a IndusFood, o governo gaúcho vai convidar os indianos para visitar a Wine South America 2025, feira de negócios do vinho, de 6 a 8 de maio, que fomenta o enoturismo em Bento Gonçalves e Serra Gaúcha.

campanha nacional turismo.jpeg

O Governo do Rio Grande do Sul apresentou, nesta quarta-feira (18), sua inédita Campanha Nacional de Turismo, uma das maiores iniciativas de promoção turística já vistas no Estado. A campanha tem como objetivo atrair visitantes de todas as regiões do Brasil, destacando a hospitalidade gaúcha e as belezas naturais, especialmente após a recente tragédia das enchentes que mobilizou a solidariedade de todo o país.

Durante o evento de lançamento, que ocorreu no Palácio Piratini, em Porto Alegre, foi destacado o papel fundamental da união nacional no momento difícil enfrentado pelo Rio Grande do Sul. Agora, como forma de agradecimento, o RS convida os brasileiros a conhecerem suas paisagens, atrativos culturais e a culinária típica.

"O Governo do Estado está fazendo uma campanha de R$ 30 milhões para alcançar todo o Brasil e mostrar para o País inteiro que o Estado está em condições de receber os turistas. Além de divulgar todo o nosso potencial turístico, queremos mostrar que as estradas estão abertas, o comércio está funcionando, as atrações turísticas estão em condições de receber os visitantes", enfatiza o governador Eduardo Leite.

O secretário de Turismo, Ronaldo Santini, disse que a intenção da campanha é que os primeiros voos da retomada do Aeroporto Salgado Filho, que acontece a partir do dia 21 de outubro, cheguem lotados de turistas que querem desfrutar dos atrativos do Rio Grande do Sul. "Queremos que as agências tenham um cardápio completo do Estado para comercializar seus pacotes, contemplando toda nossa diversidade de atrações turísticas".

A campanha contará com uma ampla estratégia de marketing, incluindo comerciais de TV, spots de rádio, anúncios em aeroportos e ações de mídia digital. Além disso, influenciadores de turismo serão envolvidos para promover o estado em uma dinâmica especial, onde cada um será destinado a uma região gaúcha, promovendo suas experiências de forma colaborativa.

investimentos no rs.jpg

O Rio Grande do Sul receberá mais R$ 100 milhões como repasse do orçamento do Novo Fundo Geral de Turismo (Fungetur) — orçamento vinculado ao Ministério do Turismo —, totalizando R$ 200 milhões como recurso de linha de crédito para atender empreendedores turísticos afetados pelas enchentes no Estado em maio deste ano. O anúncio foi realizado pelo titular da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, na manhã desta sexta-feira (26), no bairro Higienópolis, em Porto Alegre.

A relação de beneficiários inclui meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos e acampamentos turísticos, além de outros tipos de estabelecimento, desde que registrado no Cadastur. Pimenta disse ainda que o governo prepara uma medida provisória que facilitará o acesso ao crédito para empreendedores que tiveram problemas de pagamento em empréstimos anteriores. 

Durante a reunião, também foi discutido a possibilidade da criação de uma nova linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) exclusiva para empreendedores turísticos, em especial os de menor porte, como micro, pequenas e médias empresas. O secretário do Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, propôs ainda a criação de um fundo de garantia para facilitar a logística de acesso aos recursos anunciados. Um ofício especificando as demandas deve ser entregue na próxima semana para Pimenta e para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para continuação das tratativas no Governo Federal. 

No encontro, o secretário Luiz Fernando abordou a necessidade da mudança de critério para recebimento do recurso do Governo Federal, autorizado atualmente para municípios que estão dentro da mancha de inundação ou com decreto de calamidade pública. "Estamos acompanhando o drama de municípios que não conseguem pleitear o investimento por uma questão de 50 metros. Essa demanda dos municípios não chega aos bancos, porque eles não passam da fase de cadastro", enfatiza. Um exemplo é visto na Serra Gaúcha, onde Gramado tem acesso aos recursos enquanto Canela não tem habilitação para receber.

A reunião contou ainda com participação do prefeito de Gramado, Nestor Tissot, do presidente do Sindtur Serra Gaúcha, Cláudio Souza, do presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ranolfo Vieira Júnior, e do diretor vice-presidente do Badesul, Flavio Luiz Lammel, assim como de representantes do governo federal, como Milton Zuanazzi, secretário nacional de Planejamento, Competitividade e Sustentabilidade do Turismo, e Carlos Henrique Menezes Sobral, secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo.

fraporte retomada.jpg

A partir de hoje (15/7), o processamento de passageiros e controle de segurança voltam a ser realizados no Terminal de Passageiros do aeroporto de Porto Alegre. Esta operação temporária contempla a utilização da parte que não foi impactada pela enchente (pisos 2 e 3), e possibilita viabilizar estes procedimentos de forma mais ágil e eficaz já que é preparado para receber um volume maior de passageiros. Neste primeiro dia, são aguardados cerca de 1.900 passageiros embarcando e desembarcando pelo Terminal.
 
Os processos estão sendo realizados na área Internacional, tanto check-in, quanto embarque. “Hoje é um momento de celebração. É primeiro passo para a retomada da operação total do aeroporto, à medida que avançamos nas reformas. Com o aumento de voos para o Rio Grande do Sul, podemos oferecer agora cinco posições de check-in para cada companhia aérea, enquanto no shopping tínhamos duas posições que era compartilhadas pelas três empresas, além disso, estamos operando com três módulos de pórtico e raio-X para realizar o controle de inspeção de segurança de passageiros para o acesso à sala de embarque, enquanto no shopping só havia dois”, comenta Fabricio Cardoso, diretor de operações da Fraport Brasil.  Assim, o processo de check-in e despacho de bagagens se torna mais ágil. 
 
O passageiro deve se apresentar no aeroporto três horas antes do seu voo. O processo de embarque se encerra 1h30 antes voo, e após é conduzido pelo ônibus fornecido pela concessionária até a Base Aérea de Canoas, de onde os voos continuam operando. No procedimento de desembarque todos os passageiros serão conduzidos da Base até o aeroporto, que contará com uma estrutura de locadoras, vans, táxis, ônibus de turismo, transporte por aplicativo e estacionamento.

Castelo-Saint-andrews-Jardins-1035x425.jpg

Recorde para Viagens e Turismo em 2024 prevê WTTC. Enquanto no Brasil, tendo como base o atual desgoverno, preços das passagens aéreas nas alturas, total insegurança jurídica, falta de infraestrutura e, apesar de toda a garra e luta do setor privado, o turismo segue com o pé no freio e com um futuro tempestuoso.

 

Clama-se por uma mudança e rebate com veemências as promessas e discursos vãs e eleitoreiros. Por outro lado, segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), a previsão é de um ano recorde para Viagens e Turismo em 2024, com a contribuição econômica global do setor atingindo um máximo histórico de 11,1 trilhões de dólares. De acordo com o órgão, o segmento contribuirá com um adicional de 770 bilhões de dólares em relação ao seu recorde anterior, se consolidando como uma potência econômica global e gerando um em cada 10 dólares em todo o mundo.

 

À medida que o setor deixa para trás o período da pandemia, o WTTC espera que 142 países dos 185 analisados superem os recordes nacionais anteriores. Em parceria com a Oxford Economic, a mais recente pesquisa revela ainda um setor repleto de oportunidades, responsável por quase 348 milhões de empregos em todo o mundo. Isto representa um aumento de mais de 13,6 milhões de empregos em comparação com o seu ponto mais alto em 2019.

 

Cabe-se ressaltar que, com essa base, o WTTC prevê um futuro promissor para a próxima década, caracterizado por um crescimento robusto e oportunidades de carreira incomparáveis. Até 2034, o setor ira movimentar 16 trilhões de dólares, representando 11,4% de todo o panorama econômico global. A indústria em expansão chegará à vagas para 449 milhões de pessoas em todo o mundo, com quase 12,2% da força de trabalho impulsionando o segmento.

Foz do Iguaçu recebe premio.jpg

A cidade que abriga uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo perdeu apenas para Cusco, no Peru; Rio de Janeiro; Gramado; e Cartagena (Colômbia). Completam o top 10 Bogotá (Colômbia), Lima (Peru), Quito (Equador), Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina).

Foz do Iguaçu recebeu nesta terça-feira (27) em Bogotá, na Colômbia, o troféu de 5º destino turístico mais procurado da América do Sul no Travellers’ Choice, da plataforma TripAdvisor. A premiação aconteceu durante o Roadshow Visit Brasil, promovido pela Embratur, que levou representantes de estados brasileiros por um giro por Argentina, Uruguai, Chile, Peru e Colômbia. 

O Travellers’ Choice é concedido a quem recebe um grande volume de avaliações e opiniões positivas da comunidade do site em um período de 12 meses. Dos 8 milhões de perfis, menos de 1% alcança esse marco.

A cidade que abriga uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, as Cataratas do Iguaçu, a Itaipu Binacional, o Parque das Aves e o Marco das Três Fronteiras perdeu apenas para Cusco, no Peru; Rio de Janeiro; Gramado; e Cartagena (Colômbia). Completam o top 10 Bogotá (Colômbia), Lima (Peru), Quito (Equador), Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina).

“É uma honra ter um atrativo desse porte dentro do Estado. Foz do Iguaçu é um dos cinco destinos mais buscados pelos turistas porque compreende e aposta nessa vocação, atraindo grandes investimentos públicos e privados. Isso mostra a força que o turismo paranaense tem para atrair turistas brasileiros e estrangeiros”, disse o secretário do Turismo, Marcio Nunes, que recebeu a honraria.

PRAIAS – O evento também marcou a entrega da premiação para as Melhores Praias da América do Sul, que teve o pódio todo preenchido pelo Brasil. No Top 10, cinco são brasileiras, três da Argentina, uma da Colômbia e outra do Equador.

ROADSHOW – A agenda em Bogotá foi o último destino de cinco cidades da América Latina que a comitiva paranaense visitou na última semana apresentando o potencial turístico do Paraná. 

O Roadshow Visit Brasil foi organizado pela Embratur em países considerados estratégicos para a promoção internacional de destinos brasileiros. Essa foi a primeira vez que o Estado do Paraná participa, junto com Ceará, São Paulo, Goiás, Belo Horizonte, Bahia, Alagoas, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Norte, além de municípios como Salvador, Foz do Iguaçu e São Luís.

De acordo com a Embratur, cerca de 500 membros do trade sul-americano estiveram presentes nas ações do Roadshow Visit Brasil nas cinco cidades. A América do Sul é um dos mercados mais importantes para o Brasil. Só em 2023, o País recebeu 3.492.304 de turistas do continente, o que representa 59% do total. Os voos foram operados por 17 companhias aéreas distintas.

Recorde de turistas.jpg

RS é a terceira maior porta de entrada para turistas internacionais no Brasil em 2023

O Rio Grande do Sul foi o terceiro estado brasileiro com a maior entrada de turistas internacionais em 2023, conforme dados apurados por uma parceria entre Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Ministério do Turismo e Polícia Federal. No total, foram mais de 1 milhão de turistas (1.000.909) que chegaram por via aérea ou terrestre ao RS. Nacionalmente, o Estado só recebeu menos turistas internacionais que São Paulo (2,1 milhões) e Rio de Janeiro (1,2 milhão).

Nacionalmente, o Brasil recebeu, em 2023, um número de turistas internacionais nos mesmos patamares do período pré-pandemia de Covid-19. No acumulado dos 12 meses, o país registrou a entrada de exatos 5.908.341 visitantes do exterior. A principal via de acesso foi aérea, com 3.794.260 de entradas, seguida pela terrestre, com 1.923.243. O número é 3% superior à estimativa da Organização Mundial do Turismo (OMT) para o Brasil, e 62,7% maior que o acumulado de 2022, quando o país recebeu 3,6 milhões de turistas. Em 2019, foram 6,3 milhões de estrangeiros.

Os turistas internacionais de 2023 correspondem a 93% das entradas do último ano antes da pandemia. Em relação ao mês de dezembro, o número de turistas internacionais que entraram no Brasil foi de 621.171. O registro é 17,4% maior que o de dezembro de 2022, que foi de 529.038. Nesse caso, a marca corresponde a 95,2% dos dados de 2019, quando o número de visitantes do exterior no País ficou em 652.099.

De janeiro a novembro, entraram na economia brasileira com o turismo internacional R$ 31 bilhões, números superiores aos patamares pré-pandemia. Só em novembro foram R$ 3 bilhões, valor 13,3% maior do que o ano de 2011, até então o melhor da série histórica (desde 1995). O consolidado de 2023, com o mês de dezembro, será publicado pelo Banco Central nas próximas semanas.

A Argentina segue sendo o principal país emissor de turistas para o Brasil, com 1,9 milhões de visitantes (32% do total) – o equivalente a 96% do total de 2019. Em seguida estão Estados Unidos com 668,5 mil (11%), Chile com 458,5 mil (7,7%), Paraguai com 424,5 mil (7,1%) e Uruguai, com 334,7 mil (5,6%). A França é o principal país emissor da Europa e aparece na sexta posição, com 187,5 mil turistas (3,1%), seguida de Portugal, com 158,5 mil (3%). Alemanha com 158,5 mil (2,6%), Reino Unido com 130,2 mil (2,2%) e Itália com 129,4 mil (2,2%) completam o Top 10.

Em 2023, a chegada de chilenos foi recorde, a maior da série histórica, o que recolocou o país na terceira colocação entre os principais emissores, desbancando o Paraguai e retomando a posição que ocupava até 2018. No entanto, a chegada de paraguaios também cresceu e alcançou o melhor resultado desde 1999, quando o número de turistas do país foi de 501 mil.

argentina.jpg

FOTO FESTURIS

O Instituto Nacional de Promoção Turística (INPROTUR) divulgou um relatório em que revela dados estatísticos que marcam recordes históricos de crescimento das chegadas de turistas estrangeiros nos primeiros nove meses de 2023 face aos mesmos períodos dos últimos 13 anos.

 

O INPROTUR, através da sua marca de turismo Visit Argentina, é a entidade responsável pela promoção do turismo do país no estrangeiro e este ano realizou mais de 200 ações promocionais em 28 países. No relatório, é destacado que nos primeiros 9 meses de 2023 a Argentina recebeu mais de 5,3 milhões de turistas estrangeiros, tornando-se o segundo melhor recorde histórico -dos mesmos períodos- dos últimos treze anos, superando as entradas dos anos de 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018. O Secretário Executivo do Inprotur, Ricardo Sosa, explicou ainda que no caso dos mercados do Chile, Estados Unidos, Uruguai, México, Canadá, Equador e Costa Rica, o período de janeiro a setembro de 2023 é o mais importante dos mesmos períodos dos últimos 13 anos, com recordes históricos de chegada de turistas desses países por todas as portas de entrada e o melhor registro de chegadas por terra para o mercado brasileiro.

 

Por exemplo, 996.511 turistas entraram do Chile nesses nove meses e é o maior recorde para esse período nos últimos 13 anos, até agora o recorde mais importante de renda foi em 2015 com 953.700, mas este 2023 já o superou, explicou Sosa.

 

Além disso, destacou "a entrada de 390.985 turistas norte-americanos, que também se torna um recorde histórico, superando o pico máximo que 2019 teve com 336.252.

 

Ele também destacou o caso do Uruguai:

Nesses 9 meses, entraram 1.119.701 turistas uruguaios, superando confortavelmente todos os recordes históricos desse mesmo período, o maior havia sido em 2014 com 895.817, por outro lado, nesses 9 meses todas as entradas dos 12 meses de 2019, que foram de 799.510, já foram ultrapassadas.

 

Sosa especificou que os melhores registros históricos de chegadas de turistas estrangeiros também atingem o México e o Canadá:

No caso do México, 70.443 mexicanos entraram, superando o melhor recorde de 2019 que havia marcado 69.960. Em relação ao Canadá, entraram 51.363 turistas daquele país, quebrando o recorde de 2019 de 49.842. Por outro lado, explicou que esses registros históricos também alcançam a entrada de turistas brasileiros por terra com o melhor registro dos últimos 13 anos, uma vez que são desagregados os 1.025.854 brasileiros que chegaram à Argentina por todas as rotas de entrada.

MAIS DO QUE NO PRÉ-PANDEMIA

Por outro lado, Sosa informou que 12 países já estão emitindo mais turistas do que no pré-pandemia:

Se medirmos esses nove meses de 2023 em relação ao mesmo período de 2019, último ano do pré-pandemia, há uma recuperação de 100% no movimento turístico e um crescimento maior do que em 2019 para os seguintes mercados: Uruguai 180%, Estados Unidos 114%, Chile 112%, Equador 109%, México 101%, Canadá 101%, Costa Rica 128%, Panamá 261%, Guatemala 145%, Turquia 113%, El Salvador 124% e Emirados Árabes Unidos 954%.

É preciso ressaltar que esse crescimento do movimento do turismo acima do pré-pandemia não se deve apenas ao câmbio favorável. Durante este último ano a Argentina tem uma presença massiva em mais de 28 países onde realizamos mais de 200 ações de promoção turística, nossas missões comerciais foram acompanhadas por operadores turísticos, prestadores de serviços, destinos provinciais e municipais e entidades de todo o país, que fortalecem a oferta de marketing turístico e a relação com o Trade de diferentes países, geramos ações de cooperação com diferentes companhias aéreas para que a Argentina esteja presente na estrutura de comunicação dessas empresas, fizemos alianças históricas para fortalecer o turismo esportivo no golfe, automobilismo, motociclismo, vôlei, basquete ou tênis em diferentes países, consolidamos produtos como vinho, neve, gastronomia (mesmo com a chegada do guia Michelin), a Rota Natural, colaboramos na chegada de novas rotas aéreas como a Costa Rica-Equador-Argentina com a Avianca e temos trabalhado em conjunto com a Aerolíneas Argentinas, que não só recuperou rotas internacionais como também gerou novas, como São Paulo-Salta e lançamos espaços de validação de produtos como o Observatório Econômico do Enoturismo e o primeiro Observatório Econômico do Turismo LGBT do mundo, estabelecendo uma tendência de liderança internacional, Sosa especificou. Esta foi a razão pela qual o Diretor de Membros Afiliados da Organização Mundial do Turismo (OMT), Ion Vilcu, destacou recentemente:

O notável progresso e dedicação que a Argentina tem mostrado no campo do turismo com a chegada de mais de 5 milhões de turistas estrangeiros ao país. O compromisso constante de organizações como o Inprotur tem desempenhado papéis cruciais no avanço dessas conquistas, e é por isso que reitero o compromisso da OMT de continuar apoiando tais esforços em benefício do desenvolvimento do turismo global.

Com o intuito de alinhar ações acerca do turismo em Bento, nesta terça-feira (05), foi realizada mais uma reunião do trade turístico (que é composto hoje por mais de 300 empreendimentos), juntamente com a Secretaria de Turismo (Semtur) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O encontro ocorreu na Casa da Serra Gourmet Vinhos e Geleias, no distrito de São Pedro.

Na ocasião foi debatido sobre as ações relacionadas ao turismo, com foco na promoção dos roteiros e atrativos turísticos do município. Na pauta foram abordados temas referentes às feiras que ocorrem no município e a sua importância para o setor de hotelaria, gastronomia e serviços, além da próxima edição do festival de balonismo, que ocorre nos dias 28, 29, 30 e 1º de outubro. O encontro contou com a participação de dezenas de empreendimentos locais e do diretor executivo da Federação Gaúcha de Balonismo, Ricardo Lima.

Gabriel Valduga trabalha na Vinícola Dom Cândido e esteve presente na reunião. “É importante participar desses eventos para conhecer as ideias dos setores. Bento tem muito a ser explorado, com cada um tendo uma ideia diferente e interessante. Com o passar do tempo vamos nos tornar referência muito mais do que somos hoje”, destaca.

A supervisora estratégica da Casa Valduga, Jenifer Machado, também ressaltou sobre a importância dos encontros do Trade. “Eu acho muito relevante esses encontros, porque mostra o quão importante é a integração dos setores”.

O diretor executivo da Federação Gaúcha de Balonismo reforçou que “esse encontro foi importante também para lembrarmos que mais um festival de balonismo está se aproximando. Esse que é um evento que ocorre em poucas cidades do país, e por isso é bastante diferenciado, agregando toda a comunidade”.

Para a Diretora-executiva do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh-Região Uva e Vinho), Márcia Ferronato, “é importante destacar que as reuniões do trade reforçam os laços e as redes. E no turismo é extremamente importante, porque precisamos da rede para melhor acolher os turistas que chegam na cidade, além das pessoas terem a oportunidade de se conhecerem, fazerem um network, criar relações e reforçar a comunicação entre a gente. Desta forma um ajuda o outro”.

Para o secretário de Turismo Davi Da Rold, “esses encontros reforçam o nosso compromisso com o trade, de alinharmos ações em prol do turismo de nosso município. O encontro de hoje foi muito interessante porque abordamos sobre uma série de temas que dialogam com os anseios de nossa rede. Precisamos reforçar cada vez mais esses laços e pensar em fazer Bento cada vez mais reconhecida e acolhedora, mostrando a diversidade do nosso destino turístico que é a capital do vinho e do enoturismo, mas que tem muito mais para oferecer aos visitantes”.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura 

Fotos: Rodrigo De Marco   

Publicidade
bottom of page