Turismo | por Cristhine Caprara

No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (03.12), os ministérios do Turismo (MTur) e da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH) estabelecem uma parceria para promover o acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida aos principais destinos turísticos do país. O acordo de cooperação entre as pastas foi assinado nesta manhã e prevê uma série de ações para garantir que o turismo seja acessível para todos. A secretária nacional de Desenvolvimento e Competitividade substituta, Debora Vieira Barboza, representou o Ministério do Turismo na cerimônia.

O objetivo da iniciativa é a inclusão social, uma vez que permite que pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida tenham segurança e autonomia para acessar atrativos, serviços e empreendimentos turísticos. Quase 46 milhões de pessoas no Brasil têm pelo menos um tipo de deficiência, seja visual, auditiva, motora ou mental/intelectual. Segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), este número representou 24% da população.

“Hoje é um dia histórico porque estabelecemos que o turismo deve ser acessível para todos, com segurança e autonomia, incluindo os milhões de brasileiros que apresentam alguma deficiência no país”, destacou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Agora, um Grupo de Trabalho, com integrantes dos dois ministérios, irá elaborar um plano de ação que prevê iniciativas próprias e apoio institucional para promover a acessibilidade urbana e a adaptação de atividades turísticas, no âmbito do Programa Turismo Acessível.

Entre as ações previstas está o mapeamento da acessibilidade no turismo e infraestrutura turística dos principais destinos brasileiros, além de atividades de sensibilização e disseminação de orientações sobre a acessibilidade nos mais diversos setores da atividade turística.

“A acessibilidade no setor irá facilitar a vida de muita gente, mas também irá ampliar o potencial de negócios nestes locais”, avaliou o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França Cordeiro.

ACESSIBILIDADE – Para garantir destinos mais acessíveis, o Ministério do Turismo já desenvolve uma série de ações que integram o programa Turismo Acessível, que busca promover a inclusão social no âmbito do Ministério do Turismo, Embratur e instituições parceiras.

Em conjunto com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o Ministério do Turismo lançou, em setembro deste ano, o aplicativo TATU (Tecnologia Assistiva no Turismo). A ferramenta já está em uso, como projeto-piloto, no Estado de Alagoas e permite que turistas com deficiência visual e auditiva possam conhecer atrativos turísticos locais com o auxílio de audiodescrição e de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais).

Funciona assim: em um museu, por exemplo, a medida que o turista com deficiência visual se aproxima de um item, ele conta com a audiodescrição, que descreve itens do acervo da atração. Enquanto que a pessoa com deficiência auditiva conta com vídeos com traduções para LIBRAS dos itens dispostos no museu. É desta forma que a iniciativa auxilia este público em visita a espaços turísticos e museus com auxílio de GPS ou bluetooth.

O Ministério do Turismo também disponibiliza o aplicativo Guia Turismo Acessível. O app é colaborativo e permite o cadastramento e avaliação de acessibilidade dos empreendimentos e pontos turísticos em todos os estados do país. Através de uma parceria com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, consultores estão, neste momento, em campo para realizar um diagnóstico da acessibilidade em destinos turísticos. As informações serão incluídas no aplicativo.

Para orientar empreendimentos, o Ministério do Turismo também possui uma cartilha com dicas para atender bem turistas com deficiência e mobilidade reduzida. Trata-se de um guia para prestadores de serviços turísticos.

O objetivo é promover, cada vez mais, a inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida aos atrativos e serviços turísticos do Brasil.

Edição: Lívia Nascimento

Com o novo diretor, Fabien Clerc, o país participou pela primeira vez no Espaço Luxury e

trouxe as novidades do Swiss Travel System

Muito procurada pelo trade, a Suíça apresentou uma movimentada agenda de reuniões durante os dois dias de feira e comemorou os resultados. “Ser fiel ao mercado, estar próximo ao trade, demonstrando a nossa confiança no mercado é muito importante”, diz Fabien. “Quando chega uma crise, o Switzerland Tourism está ali, lado a lado, próximo ao agente de viagens.”

Foram dois dias de encontros produtivos, ideias inovadoras e parcerias desenhadas. O agente de viagens brasileiro encontrou novos caminhos e novos modelos de negócios diante do cenário atual, sempre com muita criatividade no melhor espírito “não vãos desistir nunca” e isso motivou ainda mais as nossas ações no mercado.

 

Swiss Travel System

O grande destaque vai para o V-Cableway, o novo lift que reduzirá o tempo de acesso ao Top of Europe. Em construção desde 2018, o Eiger Express será lançado em dezembro desse ano e o projeto conta com 44 cabines que farão o percurso de mais de 6 quilômetros em uma jornada de apenas 15 minutos. A nova opção de chegar em Jungfraujoch é destinada aos visitantes que preferem passar mais tempo aproveitando as atividades do Top of Europe, para aqueles que preferem mais tempo desfrutando do passeio de trem, o Swiss Travel System também renovou a frota de trens entre Interlaken e Jungfraujoch. 

O trajeto entre Grindelwald e o Top of Europe hoje é feito em 1h28min, com o novo projeto será feito em 45 minutos, já saindo de Interlaken hoje a viagem é feita em 2h17 min e a partir de dezembro poderá ser feita em 1h30min, uma economia de 47 minutos para ir e mais 47 para voltar.

Ainda sobre o preciso e funcional sistema de transporte, em outubro desse ano o mais famoso trem panorâmico da Suíça completou 90 anos. O Glacier Express conecta St. Moritz e Zermatt e desde 2019 a rota conta com a “Excellence Class” os assentos mais procurados e um sucesso entre os brasileiros. A classe conta com concierge exclusivo, tablet para entretenimento, assento na janela garantido, bar exclusivo e um menu requintado com 5 pratos acompanhados por vinhos selecionados. A luxuosa classe vai de encontro com a funcionalidade e segurança suíça aliada a uma viagem sustentável. 

A Suíça reforça o Swiss Travel Pass como a melhor opção para aqueles que visitarão o país. O volume de negócios do Swiss Travel Pass aumentou em mais de 250% no Brasil em menos de dez anos. 

Para comprar o Swiss Travel Pass o agente de viagens conta coma expertise da TT Operadora, principal distribuidor do produto no Brasil. Contato: trens@ttoperadora.com.brwww.ttoperadora.com.br.

 

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Equipe Switzerland Tourism Brasil

info.br@switzerland.com

 
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O Parque de Aventuras é a novidade que a Gasper Montanhismo trás à Bento Gonçalves. Esta localizado em torno de uma imensa parede rochosa, chamado pelos locais de “Paredão da Eulália”. Alem de muita natureza você irá encontrar, no local, uma casa de apoio com 100m², banheiros, churrasqueiras, slakline, dentre outros atrativos, tudo para apreciar as belas paisagens do local.

Atividades oferecidas:

RAPEL: Descida de rapel na plataforma, que esta posicionada a 135 metros do paredão. Você desce 60 metros, para em outra plataforma e retorna ao ponto de partida (plataforma), escalando uma Via Ferrata (trilha de escadas montada na parede, onde os aventureiros desfrutam de uma escalada pelo paredão com total segurança).

TIROLESA: Percurso de Tirolesa de 750 metros de extensão, divididos em duas etapas. Os aventureiros são presos com equipamentos de segurança e vão deslizando com roldanas, por dois cabos de aço presos a 60 metros de altura, passando ao lado do paredão.   

PAINT BALL: Batalha com armas que atiram balas de tinta. Os aventureiros usam proteção no rosto, colete e macacão (opcional) em um campo de 100x 60m, com diversos obstáculos.

PAREDE DE ESCALADA: Parede de escalada artificial de 12 metros, com três vias de subida, com vista para o paredão.

ARVORISMO: Travessia de plataformas com diferentes tipos de obstáculos montados entre árvores e postes.

O BUNGEE JUMP: é uma experiência inigualável! Atividade com alto nível de adrenalina! Salto de uma plataforma fixada à 150m de altura. Queda entre 40m e 60m.


Agendamos grupos para saltos exclusivos durante a semana, das 15h às 20h (mínimo de 8 pessoas).


Idade: menores de idade apenas com a presença e autorização dos pais – obrigatória apresentação de documento para TODOS os aventureiros ou responsáveis.

Peso corporal permitido para o salto: mínimo 40kg e máximo 120kg

**Atenção: Atividade desaconselhada para:  portadores de doenças cardíacas, epilepsia ou pulmonares; pessoas que se submeteram a cirurgias recentes (4 meses) ou com problemas de coluna; para gestantes, o salto não é permitido.

ATIVIDADES EMPRESARIAIS: Para grupos de empresas que buscam atividades vivenciais. Oferece o percurso de bússola, que inclui atividades, como: falsa baiana, parede de escalada, dentre outras atividades, que podem ser incluídas no desafio.

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Foto: Rodrigo Parisotto

Em quatro dias de evento, o Festival de Balonismo atraiu um público de cerca de 20 mil pessoas a Bento Gonçalves, ultrapassando a meta de dez mil. A atração inédita na Serra Gaúcha trouxe atividades para a família toda, desde brinquedos infláveis a shows musicais e foods trucks, na Fundaparque. A data para 2020 já está confirmada: de 10 a 13 de setembro.

 

Participaram 19 foods trucks, sete atrações musicais, além do Mercado Criativo com diversas opções de artesanato. O evento contou com empreendimentos locais e de outras cidades. Roberto Gutierrez, de São Leopoldo, afirma que essa foi uma grande oportunidade para o seu negócio. “Esse espaço pode proporcionar que estivéssemos em um evento de porte nacional. A gente trabalha com artesanato e aqui tem uma grande adesão. Ficamos muito satisfeitos!”, destaca.  

 

 A comunidade e visitantes puderam prestigiar a ascensão dos balões para os voos competitivos, no estilo Caça à Raposa, e Night Glow, que deram um colorido singular no céu. Gleidson Comachio, 36 anos, veio com a namorada e amigos de Veranópolis e conta que ficou na expectativa de ver os balões. “O evento está bem legal, não é todo dia que vemos balões. Então, estamos na espera ao som de um bom rock”, comenta.

 

O secretário de Turismo, Rodrigo Parisotto, reforçou que esse é um momento único em Bento Gonçalves, que se deu pelo trabalho conjunto. “O esforço de muitas pessoas, a equipe da Secretaria de Turismo, os patrocinadores e empresas parceiras fizeram deste um grande evento. Temos certeza de que todo esse esforço vai garantir que em 2020 possamos ter mais uma vez essa atração em nossa cidade”, reitera.

 

Para o prefeito Guilherme Pasin, "o Festival de Balonismo é da comunidade bento-gonçalvense. Vivemos dias de emoções e encantamento. O céu da nossa cidade ficará marcado pelo colorido dos balões", enfatiza.

 

Passaram pelo evento as bandas Sunset Riders, DJ Metz, cantor Filipe Girardi, DJ Rusty, Banda Eletric Blues Celebration, Jovem Ainda e a dupla sertaneja Éder e Emerson. 

 

O Festival de Balonismo foi uma realização da Secretaria Municipal de Turismo e Federação Gaúcha de Balonismo, contou com o patrocínio da Caixa, Governo Federal, Expobento/ Fenavinho, Malhas G'Dom, Giordani Gastronomia Cultural, Valle Bier, Giordani Turismo e Vinocap. 

 

Resultado do Caça à Raposa

 

A prova funcionava dessa maneira: um "balão raposa" sai à frente para ser seguido pelos competidores e, ao final, quando o balão raposa pousa, vence quem jogar sua marca sobre o alvo ou então descer mais próximo do ponto onde desceu o "raposa".

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

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Foto: Franciele Gonçalves

A comunidade de Bento Gonçalves e visitantes terão dois dias a mais para curtir a Festa Nacional da Música 2019. O evento ocorrerá de 19 a 23 de outubro, na Rua Coberta. A confirmação veio pelo coordenador do evento, Fernando Vieira durante encontro com o prefeito Guilherme Pasin nesta segunda-feira, 1º de julho.

A programação promete manter as diversas atrações já experimentadas na edição passada, como Ninho da Criação, encontro com artistas, premiações e shows públicos. No entanto, Vieira garantiu que a edição deste ano será mais intensa do que a do ano passado. “Nós, eu e a Festa, já somos bento-gonçalvenses. Preparem-se, pois Bento vai bombar mais uma vez”, destacou.

O Prefeito comemorou a conquista. “Vai ser um momento, que junto ao mês de aniversário do Município, muito bom para estarmos juntos e festejarmos o retorno da Festa”, afirmou.

O evento considerado o maior encontro da Música Popular Brasileira, tornou-se referência para artistas e gravadoras de todo o país. A última edição, realizada em outubro de 2018, atraiu mais de 22 mil pessoas para os shows Nacionais, cinco mil pessoas no Festival Promessas, 800 estudantes acompanharam os artistas em atividades na Casa das Artes e três toneladas de alimentos foram arrecadadas. Além das premiações realizadas no Hotel Dall’Onder. 

Participou também da reunião o vice-prefeito Aido Bertuol, o secretário-adjunto de Turismo, João Pedrassani, titular da Cultura, Evandro Soares, de Educação, Iraci Luchese Vasques, e o adjunto de Habitação e Assistência Social, Wagner Dalla Valle.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

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Passeio nos vinhedos nas diferentes regiões produtoras do Rio Grande do Sul estão entre as atrações do turismo de experiência. | Crédito: Dandy Marchetti/Ibravin 

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Roteiro Vapor do Vinho atrai milhares de pessoas para o Vale do São Francisco, um dos novos destinos enoturísticos do país. | Crédito: Dandy Marchetti/Ibravin 

Comercialização no varejo das empresas amplia receita e fideliza consumidores

As vinícolas brasileiras estão apostando na ampliação da oferta turística para atrair desde enófilos até amantes do vinho de primeira viagem e ampliarem suas receitas. E vem do interior de Caxias no Sul (RS) um dos exemplos de como o enoturismo é importante para as vinícolas. Localizada na Linha 40, a Cantina Tonet recebeu quase 120 mil pessoas em 2018, que conheceram o processo de elaboração dos cerca de 400 mil litros de vinhos produzidos anualmente na propriedade de 18 hectares. Atualmente, 75% do faturamento é proveniente do enoturismo, conforme explica o diretor-administrativo, Angelo Márcio Tonet.

“Ano a ano, a gente vem trabalhando para oferecer mais atrações. O consumidor quer experimentar cada vez mais coisas novas. O cliente que vem aqui acaba comprando de novo depois pelo e-commerce ou por telefone”, salienta.      

No outro extremo do país, na região Nordeste, a vinícola Terranova, projeto da Miolo Wine Group, também vê a atividade turística crescer de forma exponencial. A Terranova integra o roteiro enoturístico Vapor do Vinho, um tour pelo Rio São Francisco que parte de Juazeiro e explora as belezas da região, recebendo, em média, cerca de 50 mil visitantes por ano.  

É pensando no turismo de experiência e nas vantagens da venda direta ao consumidor que atualmente mais de 30% das cerca de 1,1 mil vinícolas brasileiras já possuem algum atrativo turístico, que une desde a visita aos vinhedos e aos processos de elaboração, com a possibilidade de degustar e comprar os vinhos direto da fonte. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a venda direta no varejo responde por cerca de 40% do faturamento das micro e pequenas vinícolas.

O gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini, cita o exemplo das empresas do Napa Valley, na Califórnia, nos Estados Unidos, onde a venda direta responde por 60% da receita das vinícolas. “Fortalecer o enoturismo, incentivar a venda direta e apoiar ações que atraiam as pessoas para as regiões produtoras são estratégias para o aumento das vendas de vinhos brasileiros”, resume Bertolini.   

       

Além da oferta de atrativos turísticos, eventos como a Wine South America – Feira Internacional do Vinho estimulam a economia e são propulsores para o turismo da região. A principal feira profissional de vinhos da América Latina ocorrerá no Fundaparque (Parque de Eventos de Bento Gonçalves), de 25 a 27 de setembro (quarta a sexta-feira), possibilitando que os visitantes permaneçam na Serra Gaúcha durante o fim de semana.            

 “A realização da Wine South America traz ao Brasil um novo posicionamento no mundo do vinho e do enoturismo, ampliando a visibilidade e a respeitabilidade do segmento dentro do próprio país, quanto para o mercado internacional”, observa a presidente da Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur), Ivane Fávero. A dirigente acredita que a união do Brasil com outros países como a Argentina, Chile, Uruguai, Portugal, Itália, França e Espanha, por meio da Aenotur, mostra que o país tem oferta enoturística com a mesma qualidade dos demais. Ivane acrescenta que o enoturismo é também uma excelente ferramenta de marketing, em especial para as micro e pequenas vinícolas, e que eventos realizados nas regiões produtoras atraem clientes e compradores e estimulam a venda direta.   

    

“Mais do que bons negócios, a Wine South America quer instigar os compradores a conhecerem também os métodos de cultivo e elaboração nas próprias vinícolas, as tecnologias utilizadas e a história que cada uma delas tem por trás da bebida que produzem”, explica Marcos Milanez Milaneze, diretor da Milanez & Milaneze, empresa promotora da feira e subsidiária do grupo Veronafiere.      

De acordo com o Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) - Região Uva e Vinho, a feira deverá contribuir para um incremento de cerca de 10% na ocupação da rede hoteleira no mês de setembro em relação a agosto. Ainda de acordo com dados da entidade, o município dispõe de 41 hotéis e pousadas, somando 3,4 mil leitos, e mais de 300 opções gastronômicas.

“A realização de eventos como a Wine South America potencializa a visibilidade e o posicionamento, além de reforçarem a promoção do turismo de experiência”, pontua a diretora-executiva do Segh – Região Uva e Vinho, Marcia Ferronato.        

Giordani Turismo é a agência oficial da Wine South America   

        
Inscritos na segunda edição da feira internacional do vinho poderão aproveitar promoções especiais por meio da Giordani Turismo, a agência oficial do evento. Os visitantes poderão comprar passagens aéreas da Latam com descontos de até 25% e reservar acomodações com preços promocionais em hotéis e pousadas da região. Os inscritos também terão vantagens no traslado terrestre entre Porto Alegre e os hotéis na aérea central de Bento Gonçalves. A Giordani oferecerá transfer em dois horários diários no período da Wine South America: nos dias 24 e 25 de setembro, às 11h30min e às 17h, e nos dias 28 e 29, às 14h e às 18h. O valor por trecho será R$ 50, mediante agendamento.     

         
Para obter os benefícios, os inscritos na Wine South America devem entrar em contato diretamente com a Giordani Turismo, pelo telefone (54) 3455.2753 ou pelo e-mail corporativo@giordaniturismo.com.br.   

Assessoria de imprensa da Wine South America   
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Turismóloga da Prefeitura é homenageada durante BNT Mercosul

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Durante o evento da BNT Mercosul, que ocorreu de 24 a 26 de maio, em Santa Catarina, a turismóloga Denise Holleben, da Secretaria de Turismo, foi homenageada por todas suas contribuições ao setor de Bento Gonçalves e por participações no evento.

Denise atua na função há mais de 15 anos. O secretário Municipal de Turismo, Rodrigo Parisotto, que também esteve presente no evento, agradeceu a dedicação prestada pela servidora durante todo o tempo. “A Denise é peça fundamental no desenvolvimento e resultado que Bento tem alcançado no turismo, sempre perspicaz não mede esforços pelo bem de todos os empreendimentos do setor e também por fazer com que Bento esteja sempre na vitrine, seja ela nacional ou internacional. O turismo de Bento é e foi construído por muitas mãos, muitas pessoas são e foram fundamentais para chegarmos até aqui, e precisamos reconhecer e agradecer também, pois ela é uma dessas pessoas”, reconheceu.

 

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura 

Fotos: Divulgação/Semtur 

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