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Com investimento de R$ 2,2 milhões do Estado, ciclovia deve transformar turismo e mobilidade em Bento Gonçalves

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A Serra gaúcha tem investimentos do governo do Estado: a construção de uma ciclovia em Bento Gonçalves promete transformar a forma como turistas e moradores vivenciam os atrativos da região. Com investimento de R$ 2,2 milhões por parte do Estado, com mais de 76% do valor já repassado ao município, e contrapartida de R$ 2,3 milhões por parte da prefeitura, a obra é fruto de uma parceria entre o governo estadual e o Executivo municipal. O objetivo é fomentar o cicloturismo, promover hábitos saudáveis e impulsionar o desenvolvimento econômico local.

Localizada em uma das regiões mais visitadas do país, que atrai mais de 800 mil turistas por ano, a ciclovia se conecta ao contexto do Vale dos Vinhedos, principal destino enoturístico do Brasil. A estrutura, que terá quatro quilômetros de extensão, oferecerá mais segurança, conforto e orientação para ciclistas, pedestres e visitantes, consolidando os passeios de bicicleta como alternativa sustentável de transporte e lazer.

 

O presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), André Larentis, destacou que a ciclovia representa um avanço importante para o enoturismo local.

 

“Acredito que a ciclovia será um grande diferencial para a nossa região, agregando à experiência dos visitantes e à qualidade de vida da comunidade local. Ela traz a oportunidade de praticar esportes ou passear com segurança. É essencial essa readequação do espaço. Nossa intenção, após essa etapa, é estender a ciclovia por mais quilômetros”, afirmou.

A proposta atende a uma antiga demanda da comunidade e da Aprovale, além de estar alinhada ao plano municipal de valorização dos espaços públicos para múltiplos usos.

A diretora da Aprovale, Deborah Villas-Bôas Dadalt, lembrou que o projeto nasceu há quase duas décadas. “A ciclovia foi idealizada em 2005, quando o Vale dos Vinhedos se consolidava como destino pioneiro do enoturismo no Brasil. Lutamos muito para torná-la realidade, com apoio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e da prefeitura ao longo dos anos”, disse Deborah.

 

“O passo definitivo foi dado em 2022, com o programa Avançar no Turismo, do governo estadual, que viabilizou os recursos para iniciar a obra. Esses primeiros quatro quilômetros são apenas o começo de uma estrutura que vai transformar o dia a dia de quem mora e visita o Vale. A ciclovia será compartilhada também por pedestres, com infraestrutura adequada e segura”, explicou.

 

As obras estão sendo realizadas por trechos, de modo a não atrapalhar o fluxo da rodovia que corta a região. Até o momento, já foram executados 600 metros de pavimentação, além de instalação das redes de drenagem e iluminação pública.

 

O engenheiro civil do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Bento Gonçalves (Ipurb), Mauri Magnaguagno, ressaltou a importância da obra para os deslocamentos diários dos moradores.

 

“Como se trata de uma rodovia, quem mora na região estava exposto ao risco ao circular pelo acostamento, mesmo em deslocamentos curtos entre vizinhos ou comunidades. Com a ciclovia, será possível percorrer esses trajetos com mais tranquilidade, seja de bicicleta ou a pé. A via terá separação física, o que garante mais segurança ao impedir a invasão de veículos.”

Empresário e ciclista, Adriano de Bacco destacou os benefícios da nova estrutura para a população e o turismo.

 

“A ciclovia era algo que estávamos precisando. Ela vai garantir mais segurança, melhorar a mobilidade e ainda incentivar o ciclismo e o turismo. Faço parte de um grupo de ciclistas que já pedalou por vários lugares do mundo, e sempre buscamos esse equilíbrio entre natureza e aventura. Além de cuidar da saúde e manter o bem-estar, o ciclismo cria vínculos e nos aproxima de diferentes realidades. Ver isso avançar aqui, no Vale dos Vinhedos, é motivo de celebração.”

 

A cidade de Bento Gonçalves foi selecionada como um dos 65 Destinos Indutores do Turismo no Brasil, e a implantação da ciclovia reforça essa vocação, ao mesmo tempo em que oferece novas possibilidades para o setor turístico e a população local.

Texto: Thales Moreira/Secom
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

EGR anuncia construção da primeira rampa de escape do Rio Grande do Sul na ERS-129

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Estrutura ampliará a proteção aos motoristas que circulam pela estrada - Foto: Wesley Santos/EGR

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) anunciou que vai construir a primeira rampa de escape no Rio Grande do Sul. A estrutura será implantada no km 88 da ERS-129, entre os municípios de Muçum e Vespasiano Corrêa, em um segmento que foi completamente reconstruído pela EGR após os deslizamentos causados pelas chuvas históricas de maio de 2024.

O dispositivo será construído no sentido da rodovia de Vespasiano Corrêa para Muçum e terá 700m de extensão, ampliando a proteção aos motoristas que circulam diariamente pelo trecho. Para viabilizar a implantação, a terceira faixa existente será removida no segmento específico onde a estrutura será instalada. A previsão é de que o edital seja publicado ainda neste mês de julho e de que as obras sejam finalizadas no segundo semestre do ano.

As rampas de escape são dispositivos de segurança voltados principalmente a veículos pesados, como caminhões, que eventualmente perdem o controle devido ao superaquecimento ou falhas dos freios. A estrutura consiste em uma faixa lateral com declive e material especial (como cascalho ou areia), que ajuda a desacelerar e imobilizar o veículo de forma segura.

“A construção da primeira rampa de escape do Estado é um marco na política de prevenção de acidentes nas rodovias gaúchas. A estrutura na ERS-129 será fundamental para oferecer uma alternativa segura aos motoristas em situações de risco, especialmente em trechos de descida acentuada. Nosso compromisso é antecipar soluções e salvar vidas, reforçando a prioridade do governo do Estado com a segurança viária”, destaca o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.

Para o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, a obra simboliza um passo importante na modernização da infraestrutura rodoviária gaúcha.

 

“A entrega da primeira rampa de escape do estado representa um avanço real na segurança viária. É um exemplo do empenho da EGR em implementar soluções inovadoras que salvam vidas e tornam nossas rodovias mais seguras”, afirmou.

A novidade foi divulgada após uma proposta de Vanacôr, em uma reunião entre a empresa, o promotor de justiça João Pedro Togni do Ministério Público do Rio Grande do Sul e os prefeitos de Lajeado, Arroio do Meio, Encantado, Muçum, Vespasiano Corrêa, Dois Lajeados e Guaporé. Assim, valores que seriam usados para compensar o prazo estendido na entrega da na entrega da nova ponte da ERS-130 sobre o Rio Forqueta foram realocados para a implantação da rampa de escape, obra de alto impacto positivo na segurança viária da mesma região.

Por Ascom/EGR

Segimu realiza retirada de fios inutilizados da Saldanha Marinho

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A Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (SEGIMU), em parceria com a RGE, empresas de telefonia e internet, realizou neste domingo (13) mais uma etapa da remoção da fiação inutilizada na Saldanha Marinho. A ação já descartou aproximadamente 700 kg de fios.

O secretário de Mobilidade Urbana, Diego Salini, destaca que, além de reduzir acidentes, evitar curtos, o trabalho possibilita menor poluição visual. “A redução de fios já foi realizada na Júlio de Castilhos, Candido Costa, Avenida São Roque e vai ser ampliada para outros pontos. Um trabalho conjunto que deixa nossa cidade mais limpa”, disse.

O Departamento Municipal de Trânsito (DMT) participa da ação.

Assessoria de Comunicação Social

DMT realiza ação de fiscalização em veículos do transporte escolar

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A Secretaria de Segurança (SEMSEG) através do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) segue com a fiscalização dos veículos de transporte escolar. A ação integra o projeto “O ir e Vir com segurança”.

Nesta segunda-feira (14) a fiscalização flagrou uma van com inúmeras irregularidades, sendo elas: falta de autorização expedida pelo Detran, condutor sem curso especializado para o transporte dos alunos, falta de inscrição no veículo, adolescentes sem cinto de segurança, extintor de incêndio vencido, sem o dispositivo de visão indireta, além de pneus em mau estado de conservação, o que impacta diretamente na segurança do transporte dos alunos. O veículo foi recolhido.

O DMT alerta para que os pais e responsáveis pelos educandos atendidos por esse serviço estejam atentos e certifiquem-se de que o veículo prestador do serviço esteja em dia com todas as obrigações legais. As ações de fiscalização seguem no Município.

Assessoria de Comunicação Social

Obras preventivas nos últimos meses apresentam bons resultados no período de forte chuva

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A Secretaria de Viação e Obras Públicas (SMVOP) desde a tarde desta quarta-feira (18) vistoria diversos pontos da cidade onde foram executadas intervenções para a melhoria do escoamento da água. O objetivo foi monitorar os espaços devido ao grande volume de chuva.

Entre as ações realizadas nos últimos meses estão o desassoreamento de pontos do arroio pedrinho no Vale dos Vinhedos, Faria Lemos e no Barracão.

Outras obras foram a drenagem no bairro Fátima, no Loteamento Zanetti, Licorsul, Ouro Verde e Vinosul. Pontos que tradicionalmente causavam problemas com alagamentos e mesmo com o grande volume de chuva se mantiveram.

No Vale dos Vinhedos, por exemplo, foi implantada uma rede de aproximadamente 1,6 km ao longo da Via Trento. O local já recebeu a pavimentação asfáltica e já não causa problemas com a forte chuva. Ainda resta o trabalho para rede de drenagem na Rua Maria Ozelame Longhi. Somente nestes dois pontos o investimento ultrapassa R$ 7 milhões.

 

Para o secretário Carlos Quadros são obras necessárias.

 

“Estamos acompanhando o andamento desses trabalhos e verificando que os pontos já não causam problemas com o grande volume de chuva. Isso permite que possamos avançar em outras áreas”, disse.

O prefeito Diogo Siqueira destaca que:

“A prioridade sempre é manter nossa população segura e posteriormente podemos trabalhar nessas questões pontuais. Essas obras deram resultado positivo e agora trabalhamos em outros pontos, como a Aristides Bertuol que receberá intervenções para melhoria das condições”, disse.

Assessoria de Comunicação Social

Vale dos Vinhedos: Ciclovia e Linha 6 da Leopoldina começam a receber asfalto

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Na última quinta-feira (12), iniciou na Linha 6 da Leopoldina, no Vale dos Vinhedos, a pavimentação asfáltica de 1,5 km até os limites da Rua Maria Ozelame Longhi. Após, será feita a pintura da sinalização horizontal e vertical. O processo de pavimentação faz parte da obra, entre a Prefeitura e Unidos por Bento, que contou, ainda, com a rede de drenagem com colocação de tubulação, caixas coletoras, regularização e base.

Atualmente, na Rua Maria Ozelame Longhi é realizada a tubulação para o escoamento pluvial no Rio Pedrinho, e após, será feita a repavimentação de paralelepípedo.

Nessa segunda-feira (16), a Ciclovia começou a receber a primeira camada de asfalto, que corresponde a 800 m, que já foram realizadas a drenagem e execução das caixas da rede de iluminação.

A diretora do Ipurb, Melissa Bertoletti Gauer, destaca que “as obras refletem um investimento na infraestrutura do distrito, tendo muitos benefícios para a comunidade e turistas como segurança e qualidade de vida, respeitando as suas características locais. São obras que trazem um compromisso para o desenvolvimento do distrito”.

Assessoria de Comunicação Social

Concessões de rodovias da Serra Gaúcha são tema de audiência com secretário Costella

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Encontro foi realizado na sede da Secretaria de Logística e Transportes, nesta terça-feira

Foto: Juliana Coin/Ascom Selt

POR RAPHAEL NUNES, COM SUPERVISÃO DE JÚLIO CUNHA NETO/ASCOM SELT

 

O estudo de concessões de rodovias por meio de investimentos privados esteve em pauta na Secretaria de Logística e Transportes do Estado nesta terça-feira (28/01). O encontro, que contou com a presença do titular da pasta, Juvir Costella, e do secretário extraordinário de Parcerias, Bruno Vanuzzi, tratou especificamente das condições da ERS-122, no trecho de Farroupilha a São Vendelino; da ERS-446, entre Carlos Barbosa e São Vendelino; e da RSC-453, no trevo da TelaSul, em Garibaldi. Na oportunidade, lideranças empresariais e representantes de associações comerciais da Serra Gaúcha pediram informações sobre o andamento do estudo que prevê a concessão dessas rodovias.

De acordo com Vanuzzi, a preocupação com as estradas que compõem o triângulo da Serra é recorrente desde o início do governo. "Não há dúvidas de que os projetos necessitam da adesão da opinião pública", frisou. "Contudo, iremos estudar todas as medidas plausíveis para que consigamos atingir o melhor resultado sob o ponto de vista técnico, levando em conta a menor tarifa de pedágio possível".

 

Costella destacou que o futuro do Estado na área da infraestrutura de transportes depende de projetos que estejam em sintonia com os pleitos da sociedade. "Sobre as concessões, no momento oportuno iremos cumprir com a nossa responsabilidade, no sentido de fiscalizar o serviço", ponderou o secretário. "Queremos entregar à população rodovias mais seguras e em melhores condições de trafegabilidade".

 

O titular da pasta de Logística e Transportes também respondeu a questionamentos sobre as rochas que ocupam uma das pistas da Rota do Sol, em Itati. Costella esclareceu que o material - oriundo de uma queda de barreira há sete meses - foi mantido no local para firmar a contenção da encosta e evitar novos deslizamentos. A obra que dará uma solução definitiva ao trecho já tem projeto concluído e está em fase de orçamento.

 

O secretário destacou, ainda, que um estudo - em conjunto com o corpo técnico do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) - será elaborado para contemplar a ERS-122, visando o reforço da segurança no local. "Em poucos meses começarão os períodos de chuva. Dessa forma, queremos evitar riscos e preservar a vida dos usuários que trafegam pela rodovia", salientou.

 

Participaram da audiência representantes da Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha; da Câmara de Indústria, Comércio e Serviço de Caxias do Sul (CIC Caxias); da Mobilização por Caxias (Mobi Caxias); do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC BG) e da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Farroupilha (CICS Farroupilha).

Bloqueio na ERS-122 será mantido para segurança dos usuários

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Rochas que desceram da encosta e bloqueavam a rodovia já foram retiradas, mas trecho permanecerá interditado

Foto: Divulgação/Daer

POR LIANA RAMOS CARVALHO/ACS DAER

 

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt) – concluiu nesta quinta-feira (14/11) a remoção das rochas que caíram no km 45 da ERS-122, entre São Vendelino e Farroupilha, na Serra. Apesar disso, o trecho deve permanecer bloqueado, uma vez que ainda há possibilidade de deslizamentos de encosta.

A decisão de manter a estrada fechada para proteger a segurança dos motoristas é baseada em laudo técnico apresentado durante a tarde por um grupo de profissionais ligados à autarquia, composto por engenheiros civis e geotécnicos e um geólogo.

"É uma operação que exige muita cautela, porque estamos falando em vidas. E é nelas que precisamos pensar em primeiro lugar, apesar de considerarmos a importância da ERS-122 para a mobilidade rodoviária e economia regional”, informa o diretor-geral do Daer, Sívori Sarti da Silva. A remoção do material que havia desmoronado já foi concluída. 

Conforme Sívori, o Daer segue monitorando a situação do trecho e está comprometido em liberar duas das três faixas, uma para subida e outra para descida, o mais rápido possível. Uma das faixas de subida, a que está localizada próxima ao talude, deve permanecer bloqueada. “Estamos trabalhando diariamente para resolver a situação. Porém, é preciso que a população compreenda que a nossa prioridade é a segurança”, acrescenta.

Comitiva de Farroupilha solicita melhorias na VRS-813

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Reunião foi realizada na sede da Secretaria de Logística e Transportes. Foto: Diego Weiler/Ascom Selt

Lideranças municipais de Farroupilha, na Serra Gaúcha, estiveram reunidas com o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, na manhã de terça-feira (10), em Porto Alegre. O apelo por melhorias na VRS-813 foi a pauta do encontro, mediado pela deputada estadual Fran Somensi (PRB).

A professora Gabriela Suthoff Haupt elogiou o esforço do Estado no recapeamento da ERS-122 – também na Serra Gaúcha –, mas, como representante da Associação do 3º Distrito, reivindicou serviços na VRS-813. “A rodovia está praticamente intransitável em alguns trechos. Nós entendemos que as dificuldades financeiras impedem o recapeamento completo, então pedimos que seja feito ao menos um tapa-buracos de imediato”, solicitou.

 

Ao lado dos diretores de Infraestrutura Rodoviária e de Operação Rodoviária do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – Luciano Faustino e Sandro Santos, respectivamente –, o secretário Costella afirmou que a rodovia está no cronograma de recuperação de estradas. “O pedido da comunidade é um pedido justo. No momento, o que podemos oferecer é um trabalho paliativo de tapa-buracos, mas o recapeamento da VRS-813 deve acontecer nos próximos meses”, sinalizou.

 

Moradora da região, a deputada Fran Somensi deixou a reunião otimista. “Acho que nada melhor do que trazer a comunidade, que convive com a rodovia, para conversar diretamente com o secretário”, avaliou a parlamentar.

 

“Ficamos contentes de ter essa porta aberta aqui na Secretaria e saímos confiantes de que um trabalho em conjunto com o município de Farroupilha possibilitará uma melhoria nessa estrada, que é muito importante para nossa população e, além disso, para o fomento do turismo da região”.

Por: Diego Weiler, com Supervisão de Júlio Cunha Neto/Ascom Selt

Lideranças da Serra pedem mudanças no acesso ao bairro

Forqueta, em Caxias

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Reunião foi realizada na sede da Secretaria de Logística e Transportes - Foto: Júlio Cunha Neto/Ascom Selt

Lideranças políticas e comunitárias da Serra Gaúcha estiveram em audiência na Secretaria de Logística e Transportes do Estado, na última quarta-feira (18). A reunião teve como objetivo propor soluções para melhorar o acesso ao bairro Forqueta, em Caxias do Sul, pela ERS-122.

Acompanhada pelos deputados estaduais Neri, o Carteiro (Solidariedade), Tiago Simon (MDB), Pepe Vargas (PT) e Fran Somensi (PRB), a comitiva demonstrou preocupação com o trânsito intenso e o risco de acidentes no local – que fica próximo ao trecho onde funcionava o antigo pedágio de Farroupilha. De acordo com o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Forqueta, Calixto Felizzari, o projeto do novo acesso ao bairro, que já teve a execução iniciada, não atenderia às necessidades dos moradores.

“Vemos a necessidade de uma elevada, pois não queremos o fechamento da entrada atual”, reivindica Felizzari. “Por isso, queremos falar com os técnicos e propor uma solução mais condizente com a realidade dos moradores.”

Impossibilitado de comparecer por problemas de saúde, o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, foi representado pelo diretor Luiz Gustavo Souza. Após ouvir as manifestações, ele afirmou que representantes de Forqueta se reunirão com os engenheiros do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para discutir o projeto do acesso ao bairro.

Também participou da audiência o assessor do deputado estadual Carlos Búrigo (MDB), Gian Zucchetti.

POR JÚLIO CUNHA NETO/ASCOM SELT

Finalizadas obras de recuperação da ERS-344, em Santa Rosa,

no Noroeste

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Investimento na estrada foi de R$ 4,7 milhões oriundos de financiamento do Banco Mundial - Foto: Divulgação / Daer

Mais de 700 quilômetros de estradas estaduais foram recuperados por meio do Programa Restauro. Executado pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – vinculado à Secretaria de Logística e Transportes –, o conjunto de obras foi finalizado este mês com os serviços na ERS-344, no contorno de Santa Rosa, no Noroeste do Estado.

Os trabalhos foram executados em 8,7 quilômetros da rodovia. Além da revitalização dos acostamentos, da renovação do asfalto e dos dispositivos de drenagem, o segmento também teve a sinalização recuperada. Para isso, foram investidos R$ 4,7 milhões oriundos de financiamento do Banco Mundial (Bird).

 

“Somente nessa região já recuperamos a ERS-168, a RSC-472, a RSC-392 e a ERS-561”, explica o diretor-geral do Daer, Sívori Sarti. “São obras de recapeamento que visam concluir etapa iniciada anteriormente, de substituição de camada trincada. Isso é importante para proporcionar conforto e segurança ao usuário".

 

O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, destaca que todo o montante financiado pelo Bird para ações em rodovias foi utilizado. “Encerramos o contrato no fim de maio com mais de R$ 800 milhões investidos, sendo que R$ 360 milhões foram somente no Restauro”, afirma. “Nos últimos dias, anunciamos mais R$ 301 milhões com recursos próprios do Estado e do BNDES para seguirmos atendendo as necessidades de infraestrutura de diferentes regiões”. 

 

Texto: Circe Precht/Ascom Daer
Edição: Patrícia Specht/Secom

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