top of page

Novo comando da Guarda Civil Municipal é apresentado

Nova Guarda Civil de Bento.jpeg

A Guarda Civil Municipal (GCM) passa contar com novo comando. Gabriel Schein Kellermann e Diego André da Silva assumem como Comandante e Inspetor Chefe da GCM, respectivamente. Os servidores de carreira assumem conforme previsão legal no Art.15 da lei 13022/2014.

Os cargos eram ocupados, desde 2021, pelos Guardas Marcelo Gonçalves Pereira e Murilo Echevenguá Pereira. 

 

Nesta sexta-feira, 01º de março, no Salão Nobre da Prefeitura, o Prefeito Diogo Siqueira juntamente com Secretário de Segurança Tenente Coronel Paulo César de Carvalho e familiares receberam os novos titulares.

 

A GCM conta com 34 membros, distribuídos em turnos para atuação 24 horas por dia. O efetivo conta com cinco viaturas, incluindo SUVs e caminhonetes, além de três motocicletas. São realizadas ações como o projeto Guarda nas Escolas, e com as equipes de pronta resposta, como o Grupamento Tático com Apoio de Motocicletas (GTAM) e as Rondas Ostensivas Municipais (ROMU).

 

O Secretário de Segurança destacou que “a GCM já conquistou o reconhecimento das demais Forças de Segurança, no que tange a sua operacionalidade e o enfrentamento à criminalidade. Os investimentos, a constante capacitação dos nossos profissionais, a contínua valorização das suas carreiras e o enfrentamento destemido da violência terão continuidade nas pessoas do Comandante Kellermann e o Inspetor Chefe Da Silva, que hoje assumem esta nobre missão".

 

O GCM Marcelo Pereira, que deixa o comando, salientou que "saímos deste posto satisfeitos com o trabalho realizado por Bento Gonçalves. A Guarda vem em uma evolução e desenvolvimento de um trabalho de excelência, desejamos sucesso ao novo comando".  

 

O Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira deu as boas-vindas aos novos comandantes. "A Guarda Civil Municipal tem um papel de extrema importância em nossa sociedade. Agradecemos o trabalho realizado pelo Marcelo e o Murilo neste tempo a frente da instituição e desejamos êxito ao comando que assume. Sempre como o objetivo de proteger o nosso cidadão", disse.

 

Comandante

O comandante Gabriel Schein Kellermann, 33 anos, tem experiência no Exército Brasileiro, onde serviu como Cabo Armeiro no 9º Batalhão de Infantaria Motorizado. No ano de 2022 ingressou na Guarda Civil Municipal de Bento Gonçalves, onde se destacou obtendo o 1º lugar geral do Curso de Formação. Em 2023 formou-se no Curso de Ronda Ostensiva Municipal de Alvorada-RS (ROMU), onde obteve o 8º lugar dentre os 59 concluintes do curso. Em 2024 participou do Curso de Especialização em Patrulhamento com Motocicletas (GESCOM) em Alvorada-RS.

 

Para ele "assumir o comando da Guarda é uma honra. A missão é clara, de liderar de forma exemplar e contribuir para a contínua melhoria da segurança e qualidade de vida dos cidadãos" 

 

Inspetor Chefe

Diego André da Silva, 34 anos, natural de Santa Cruz do Sul, na região central do Estado, é um profissional dedicado e comprometido. Possui formação em Gestão em Segurança Pública e acumula oito anos de experiência na área da segurança privada. Ingressou na carreira de Guarda Civil Municipal de Bento Gonçalves em 2019.

 

Em 2021, Diego elevou seu conhecimento ao tornar-se o Romuriano número 05, após completar o curso de Rondas Ostensivas Municipais oferecido pela Academia de Ensino da Guarda Municipal de Alvorada. Este feito demonstra seu empenho e preparo para as atividades de segurança pública municipais.

 

 

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: José M. Estefanon

Segurança pública: GCM e DMT utilizam câmeras corporais há mais de um ano no município

gabinete de segurança enem.jpg

Fotos: Rodrigo De Marco 

O uso de câmeras corporais tem sido um dos diferenciais no combate a criminalidade em algumas regiões do país, e pensando em institucionalizar o uso do equipamento no Brasil o Ministério da Justiça elaborou um projeto de lei que trata sobre equipar os profissionais da segurança pública de todos os Estados da federação.

Em Bento Gonçalves a utilização das câmeras já é feita há mais de um ano. Com o propósito de qualificar ainda mais as ações das equipes, ainda em dezembro de 2022, os agentes começaram a utilizar câmeras acopladas ao corpo, que registra todas as ações realizadas em tempo real. Ao total o município alugou 20 câmeras, que estão sendo utilizadas pela GCM e também pelo Departamento Municipal de Trânsito (DMT). Todas as imagens captadas durante as operações ficam armazenadas no centro de tecnologia da própria Secretaria de Segurança.

O Inspetor Chefe da GCM Murilo Echevenguá Pereira destacou que a utilização dos equipamentos tem sido benéfica e auxiliado no trabalho diário. “No dia a dia, percebo que a presença das câmeras corporais tem um impacto positivo no comportamento de todas as partes envolvidas. Tanto os agentes quanto os cidadãos tendem a agir de maneira mais respeitosa e cooperativa quando sabem que estão sendo gravados. Isso reduziu os conflitos”.

Ainda conforme o agente “em situações críticas, as gravações podem servir como instrumento de prova tanto para investigações internas ou investigações externas. Por fim, a presença das câmeras proporciona um ambiente mais seguro para o desempenho de suas atribuições”.

O secretário de Segurança Tenente-coronel Paulo César de Carvalho destacou que “percebemos uma diminuição nas ocorrências de desacato e resistência contra os Guardas Municipais, durante as abordagens de rotina ou de flagrante delito. Foi observado pelos Agentes Municipais que os indivíduos abordadas, acabam tendo um comportamento menos hostil, o que influência na maneira da aplicação da técnica de abordagem, não necessitando o uso progressivo da força”.

Ainda conforme o Secretário “a minha avaliação é positiva, em razão de que as câmeras corporais têm sido utilizadas seguramente em diversas áreas e modalidades da Segurança Pública. O objetivo da utilização desta ferramenta tecnológica é a busca da transparência e da responsabilidade na aplicação da lei tanto no aspecto policial ou no apoio de emergências, como, por exemplo, as ocorrências de surtos psicóticos atendidas diariamente pela SAMU”.

Os equipamentos são alugados, incluindo as câmeras e as estações (dock stations), a chamada caixa onde diariamente são baixadas as imagens para armazenamento.

 

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura  

Gabinete de monitoramento é instalado para garantir segurança do Enem no RS

gabinete de segurança enem.jpg

Gabinete de Governança Integrada de Segurança Pública (GGISP) - Foto: Kelly Cavedon Zaniol

Mais uma vez, o Gabinete de Governança Integrada de Segurança Pública (GGISP) foi mobilizado para garantir a segurança e o bom andamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Rio Grande do Sul. Neste domingo (12/11), ocorre o segundo dia de provas no estado.

Aproximadamente 159 mil candidatos foram inscritos para realizar a prova em 106 municípios gaúchos. O gabinete é coordenado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) e reúne servidores de vários órgãos e forças policiais.

fraude no ipe.jpeg
fraude no ipe1_edited.jpg

Operação Doppler apura fraude no IPE Saúde em Bento Gonçalves

A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Combate à Corrupção (1ª DECOR), da Divisão Estadual de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (DCCOR) do Deic, deflagrou, nesta terça-feira (12/9), a Operação Doppler em Bento Gonçalves e Garibaldi. Foram cumpridas seis ordens judiciais de busca e apreensão e uma de prisão preventiva com o objetivo de coibir a prática dos crimes de peculato e falsidade ideológica perpetrados por médicos credenciados ao IPE Saúde.

Segundo o delegado Max Otto Ritter, responsável pela investigação, médicos vinculados ao Ipê Saúde, atuantes em Bento Gonçalves, estariam realizando cobranças indevidas sobre exames de imagens ginecológicas supostamente realizados em integração de procedimentos com consultas na área da ginecologia. A situação chegou ao conhecimento da delegacia por meio de notícia-crime encaminhada pelo próprio IPE, dando conta de possível fraude envolvendo médicos credenciados à autarquia que atuam em Bento Gonçalves.

 

No curso das investigações, foi possível identificar a atuação dos investigados, bem como da secretária dos profissionais, no sentido de imputar às pacientes de consultas ginecológicas diversos tipos de exames de imagens que, na prática, não eram realizados, mas que, contudo, eram cobrados do IPE Saúde.

A prática não foi verificada apenas nas situações inicialmente relatadas na notícia-crime, mas em inúmeros outros casos análogos. As apurações indicaram pelo menos outros 22 outros casos, conforme depoimentos coletados na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Bento Gonçalves.

O médico preso nesta manhã será encaminhado ao sistema prisional após os cumprimentos das formalidades legais na DPPA de Bento Gonçalves.

bottom of page