Crescimento da frota de elétricos provoca debates sobre regulamentação e segurança
Fábio Santos, diretor técnico do DetranRS palestrou sobre a eletrificação da frota de veículos no RS - Foto: DetranRS
A frota de veículos elétricos brasileira cresceu 215 vezes em dez anos, e a frota de híbridos, 98 vezes no período. Esse aumento exponencial é comemorado em razão da redução da emissão de poluentes e ruídos, mas também exige do poder público a definição de uma série de regramentos específicos. O tema foi debatido ontem (18), durante o Congresso Internacional de Trânsito da Brigada Militar, em Gramado. O evento também levantou outro tema quente: os desafios da fiscalização de trânsito após a decisão do STF que descriminalizou o porte de até 40 g de maconha.
Veículos elétricos
Apresentado pelo diretor-técnico do DetranRS, Fábio dos Santos, o painel elencou os desafios que serão enfrentados pelo poder público com o crescimento da frota de veículos elétricos e híbridos: o registro de veículos com dois motores, que exige adaptação dos sistemas, a segurança na remoção e na guarda desses veículos, a fiscalização dos itens de segurança, o reuso das peças e/ou a reciclagem em fim de vida útil, entre outros fatores levantados pelos participantes, como o risco de descarga elétrica ou incêndio em caso de resgate de vítimas.
"A formação de condutores também deve sofrer alterações. O condutor de veículos elétricos vai passar por uma nova experiência, sem ruído, com aceleração diferente da do veículo à combustão. Esse tipo de experiência vai exigir um novo condutor, vai exigir novas competências para uso dos recursos tecnológicos, e hoje a legislação não prevê essa especificidade na formação".
"A frota total do RS cresceu 2,3% de 2022 para 2023 enquanto a frota de elétricos cresceu 72%. Se mantivermos esse ritmo (e a tendência de que se acelere), em 2050, os elétricos vão superar em número os veículos à combustão. É natural que a inovação chegue antes, fazendo os órgãos públicos acompanharem as mudanças. E um debate que não está mais no futuro e precisamos falar em infraestrutura, regramentos e, principalmente, segurança viária", explicou.
Fiscalização de substâncias psicoativas
Tema presente em vários momentos do evento, a repercussão da decisão do STF com relação à descriminalização do porte de maconha na fiscalização de trânsito foi tema de outro debate da manhã, mediado pelo diretor-geral adjunto do DetranRS, Rafael Mennet. Embora a legislação de trânsito não seja alterada pela decisão – dirigir sob o efeito de substâncias psicoativas continua sendo infração e crime de trânsito –, ela pode trazer repercussões tanto para a segurança pública quanto para a segurança no trânsito.
A advogada Andrea Scheffer, presidente da Comissão Especial de Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), lembrou que, no caso de recusa, como não há teste homologado para drogas, a questão comprobatória pode ser um complicador. "Para fins administrativos, a simples recusa basta para caracterizar infração de trânsito, mas, para fins criminais, é necessária a prova. O Código de Trânsito Brasileiro prevê outros meios de prova, como imagens, testemunhas e constatação de sinais, que precisam ser bem minuciosos. Quanto mais completos, mais legalidade vão ter e maior será a confiança da sociedade nas instituições."
Polícia Civil inaugura sala do programa
‘Papo de Responsa’
A sala homenageia o criador do programa, o policial civil Beto Chaves, da Polícia Civil do RJ - Foto: PCRS
Na tarde desta quinta-feira (15/8) a Polícia Civil do Rio Grande do Sul inaugurou a sala Papo de Responsa na Cidade da Polícia Civil, localizada na avenida Bento Gonçalves, 8855, no bairro Partenon.
O PAPO DE RESPONSA é um Programa desenvolvido na Polícia Civil do RS desde outubro de 2016, com atuação junto às escolas de ensino fundamental, médio, sejam elas públicas ou privadas, na promoção de um “PAPO” – um diálogo descontraído sobre prevenção à violência e o papel do policial na sociedade, tendo como público alvo a interlocução com crianças, adolescentes e jovens.
Através do PAPO DE RESPONSA ocorre um diálogo descontraído sobre prevenção às drogas e todas as consequências advindas do tráfico e consumo. Outros assuntos de interesse do público focado podem ser tratados em razão dos laços de interação que são formados a partir da aproximação social, tais como Bullying, violência, o ato infracional e seus desdobramentos.
A inauguração foi conduzida pelo Chefe de Polícia, Delegado Fernando Sodré, que destacou o potencial transformador do Papo de Responsa. Referiu que “a Polícia nos permite ver realidades que só nós vamos ver. E se a gente aproveitar aquilo para nos transformarmos, enquanto seres humanos, [...] a gente tem condições de fazer muita diferença. Nós podemos de alguma forma, com a nossa experiência, com o nosso dia a dia, com o nosso trabalho, contribuir para que a vida das pessoas seja melhor e seja diferente. Nós temos uma função na sociedade. Todos nós temos uma missão, e a nossa missão é, com certeza, transformar o que a gente pode fazer melhor o que a gente faz, e deixar um legado para aqueles que vêm depois. E que o nosso legado seja de humanidade, dedicação ao trabalho, solidariedade, e resumindo tudo isso, amor e dedicação”.
O trabalho da equipe do PAPO DE RESPONSA inicia através de convite das instituições. A partir do agendamento, o tema é proposto por sugestão da escola. Nesse encontro, a conversa entre policiais e alunos se dá de forma descontraída, com espaço para os jovens participarem efetivamente com questionamentos e diálogo nos temas relacionados ao cotidiano escolar. Os policiais, através de atividades, visitas e palestras, promovem esta interação e aproximação da Polícia Civil com a sociedade, essencialmente destacando a importância das escolhas de vida dos jovens.
Prefeitura interdita estabelecimento irregular
Na tarde dessa quarta-feira (17/7), o delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira, chefe da Polícia Civil (PC) do RS, participou da solenidade de recebimento do prédio do Ministério Público Estadual, que abrigará a 2.ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). O edifício, entregue à PC pelo Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Saltz, fica localizado na rua Tenente Ary Tarragô, n.° 685, no bairro Morro Santana.
A nova delegacia contribuirá para a descentralização do atendimento, tornando-o mais acessível a diferentes regiões da cidade. Dessa forma, busca-se não apenas aumentar a disponibilidade de atendimento, mas também fortalecer a rede de combate à violência contra a mulher, promovendo um ambiente mais seguro e acolhedor para as vítimas.
Prefeitura interdita estabelecimento irregular
A Guarda Civil Municipal (GCM) passa contar com novo comando. Gabriel Schein Kellermann e Diego André da Silva assumem como Comandante e Inspetor Chefe da GCM, respectivamente. Os servidores de carreira assumem conforme previsão legal no Art.15 da lei 13022/2014.
O estabelecimento, ocupava uma área pública, e, estava em desacordo com a legislação Municipal
Em uma ação integrada de fiscalização, a Prefeitura realizou nesta quinta-feira (18) a remoção de um trailer irregular e interdição do espaço no bairro São Roque.
Participaram da ação Secretaria do Desenvolvimento Econômico, de Desenvolvimento Social Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Obras, Vigilância Sanitária, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB), e Guarda Civil Municipal (GCM).
O estabelecimento, ocupava uma área pública, e, estava em desacordo com a legislação Municipal. Além disso, foram constatadas irregularidades na ligação de energia elétrica, poluição ambiental atestada pela Patran, encontrados produtos vencidos e água parada.
A fiscalização já esteve no local em 2021, após denúncias da Associação de Moradores do bairro, foram realizadas diversas notificações pela construção irregular e aplicada multa.
O trailer e o material (mesas, eletrodomésticos, móveis) foram removidos e encaminhados para o depósito da Prefeitura e ficam à disposição do proprietário por 60 dias.
O proprietário do estabelecimento foi encaminhado à DPPA para esclarecimentos.
O local será transformado em uma área de lazer para população.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco
Novo comando da Guarda Civil Municipal é apresentado
A Guarda Civil Municipal (GCM) passa contar com novo comando. Gabriel Schein Kellermann e Diego André da Silva assumem como Comandante e Inspetor Chefe da GCM, respectivamente. Os servidores de carreira assumem conforme previsão legal no Art.15 da lei 13022/2014.
Os cargos eram ocupados, desde 2021, pelos Guardas Marcelo Gonçalves Pereira e Murilo Echevenguá Pereira.
Nesta sexta-feira, 01º de março, no Salão Nobre da Prefeitura, o Prefeito Diogo Siqueira juntamente com Secretário de Segurança Tenente Coronel Paulo César de Carvalho e familiares receberam os novos titulares.
A GCM conta com 34 membros, distribuídos em turnos para atuação 24 horas por dia. O efetivo conta com cinco viaturas, incluindo SUVs e caminhonetes, além de três motocicletas. São realizadas ações como o projeto Guarda nas Escolas, e com as equipes de pronta resposta, como o Grupamento Tático com Apoio de Motocicletas (GTAM) e as Rondas Ostensivas Municipais (ROMU).
O Secretário de Segurança destacou que “a GCM já conquistou o reconhecimento das demais Forças de Segurança, no que tange a sua operacionalidade e o enfrentamento à criminalidade. Os investimentos, a constante capacitação dos nossos profissionais, a contínua valorização das suas carreiras e o enfrentamento destemido da violência terão continuidade nas pessoas do Comandante Kellermann e o Inspetor Chefe Da Silva, que hoje assumem esta nobre missão".
O GCM Marcelo Pereira, que deixa o comando, salientou que "saímos deste posto satisfeitos com o trabalho realizado por Bento Gonçalves. A Guarda vem em uma evolução e desenvolvimento de um trabalho de excelência, desejamos sucesso ao novo comando".
O Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira deu as boas-vindas aos novos comandantes. "A Guarda Civil Municipal tem um papel de extrema importância em nossa sociedade. Agradecemos o trabalho realizado pelo Marcelo e o Murilo neste tempo a frente da instituição e desejamos êxito ao comando que assume. Sempre como o objetivo de proteger o nosso cidadão", disse.
Comandante
O comandante Gabriel Schein Kellermann, 33 anos, tem experiência no Exército Brasileiro, onde serviu como Cabo Armeiro no 9º Batalhão de Infantaria Motorizado. No ano de 2022 ingressou na Guarda Civil Municipal de Bento Gonçalves, onde se destacou obtendo o 1º lugar geral do Curso de Formação. Em 2023 formou-se no Curso de Ronda Ostensiva Municipal de Alvorada-RS (ROMU), onde obteve o 8º lugar dentre os 59 concluintes do curso. Em 2024 participou do Curso de Especialização em Patrulhamento com Motocicletas (GESCOM) em Alvorada-RS.
Para ele "assumir o comando da Guarda é uma honra. A missão é clara, de liderar de forma exemplar e contribuir para a contínua melhoria da segurança e qualidade de vida dos cidadãos"
Inspetor Chefe
Diego André da Silva, 34 anos, natural de Santa Cruz do Sul, na região central do Estado, é um profissional dedicado e comprometido. Possui formação em Gestão em Segurança Pública e acumula oito anos de experiência na área da segurança privada. Ingressou na carreira de Guarda Civil Municipal de Bento Gonçalves em 2019.
Em 2021, Diego elevou seu conhecimento ao tornar-se o Romuriano número 05, após completar o curso de Rondas Ostensivas Municipais oferecido pela Academia de Ensino da Guarda Municipal de Alvorada. Este feito demonstra seu empenho e preparo para as atividades de segurança pública municipais.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: José M. Estefanon
Segurança pública: GCM e DMT utilizam câmeras corporais há mais de um ano no município
Fotos: Rodrigo De Marco
O uso de câmeras corporais tem sido um dos diferenciais no combate a criminalidade em algumas regiões do país, e pensando em institucionalizar o uso do equipamento no Brasil o Ministério da Justiça elaborou um projeto de lei que trata sobre equipar os profissionais da segurança pública de todos os Estados da federação.
Em Bento Gonçalves a utilização das câmeras já é feita há mais de um ano. Com o propósito de qualificar ainda mais as ações das equipes, ainda em dezembro de 2022, os agentes começaram a utilizar câmeras acopladas ao corpo, que registra todas as ações realizadas em tempo real. Ao total o município alugou 20 câmeras, que estão sendo utilizadas pela GCM e também pelo Departamento Municipal de Trânsito (DMT). Todas as imagens captadas durante as operações ficam armazenadas no centro de tecnologia da própria Secretaria de Segurança.
O Inspetor Chefe da GCM Murilo Echevenguá Pereira destacou que a utilização dos equipamentos tem sido benéfica e auxiliado no trabalho diário. “No dia a dia, percebo que a presença das câmeras corporais tem um impacto positivo no comportamento de todas as partes envolvidas. Tanto os agentes quanto os cidadãos tendem a agir de maneira mais respeitosa e cooperativa quando sabem que estão sendo gravados. Isso reduziu os conflitos”.
Ainda conforme o agente “em situações críticas, as gravações podem servir como instrumento de prova tanto para investigações internas ou investigações externas. Por fim, a presença das câmeras proporciona um ambiente mais seguro para o desempenho de suas atribuições”.
O secretário de Segurança Tenente-coronel Paulo César de Carvalho destacou que “percebemos uma diminuição nas ocorrências de desacato e resistência contra os Guardas Municipais, durante as abordagens de rotina ou de flagrante delito. Foi observado pelos Agentes Municipais que os indivíduos abordadas, acabam tendo um comportamento menos hostil, o que influência na maneira da aplicação da técnica de abordagem, não necessitando o uso progressivo da força”.
Ainda conforme o Secretário “a minha avaliação é positiva, em razão de que as câmeras corporais têm sido utilizadas seguramente em diversas áreas e modalidades da Segurança Pública. O objetivo da utilização desta ferramenta tecnológica é a busca da transparência e da responsabilidade na aplicação da lei tanto no aspecto policial ou no apoio de emergências, como, por exemplo, as ocorrências de surtos psicóticos atendidas diariamente pela SAMU”.
Os equipamentos são alugados, incluindo as câmeras e as estações (dock stations), a chamada caixa onde diariamente são baixadas as imagens para armazenamento.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Gabinete de monitoramento é instalado para garantir segurança do Enem no RS
Gabinete de Governança Integrada de Segurança Pública (GGISP) - Foto: Kelly Cavedon Zaniol
Mais uma vez, o Gabinete de Governança Integrada de Segurança Pública (GGISP) foi mobilizado para garantir a segurança e o bom andamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Rio Grande do Sul. Neste domingo (12/11), ocorre o segundo dia de provas no estado.
Aproximadamente 159 mil candidatos foram inscritos para realizar a prova em 106 municípios gaúchos. O gabinete é coordenado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) e reúne servidores de vários órgãos e forças policiais.
Operação Doppler apura fraude no IPE Saúde em Bento Gonçalves
A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Combate à Corrupção (1ª DECOR), da Divisão Estadual de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (DCCOR) do Deic, deflagrou, nesta terça-feira (12/9), a Operação Doppler em Bento Gonçalves e Garibaldi. Foram cumpridas seis ordens judiciais de busca e apreensão e uma de prisão preventiva com o objetivo de coibir a prática dos crimes de peculato e falsidade ideológica perpetrados por médicos credenciados ao IPE Saúde.
Segundo o delegado Max Otto Ritter, responsável pela investigação, médicos vinculados ao Ipê Saúde, atuantes em Bento Gonçalves, estariam realizando cobranças indevidas sobre exames de imagens ginecológicas supostamente realizados em integração de procedimentos com consultas na área da ginecologia. A situação chegou ao conhecimento da delegacia por meio de notícia-crime encaminhada pelo próprio IPE, dando conta de possível fraude envolvendo médicos credenciados à autarquia que atuam em Bento Gonçalves.
No curso das investigações, foi possível identificar a atuação dos investigados, bem como da secretária dos profissionais, no sentido de imputar às pacientes de consultas ginecológicas diversos tipos de exames de imagens que, na prática, não eram realizados, mas que, contudo, eram cobrados do IPE Saúde.
A prática não foi verificada apenas nas situações inicialmente relatadas na notícia-crime, mas em inúmeros outros casos análogos. As apurações indicaram pelo menos outros 22 outros casos, conforme depoimentos coletados na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Bento Gonçalves.
O médico preso nesta manhã será encaminhado ao sistema prisional após os cumprimentos das formalidades legais na DPPA de Bento Gonçalves.