Geral

Fogo Simbólico da Pátria chegou à Bento Gonçalves na manhã desta quarta-feira
fogo simbólico.jpeg

Na manhã desta quarta-feira (18), foi realizada a chegada do fogo simbólico da Pátria no Corpo de Bombeiros. Em sua 84ª edição, o traslado do fogo simbólico foi realizado pela Liga de Defesa Nacional.

 

A cerimônia contou com a presença do Prefeito Diogo Siqueira, vice, Amarildo Lucatelli, Secretária da Educação Adriane Zorzi, adjunta da Educação, Adriana Razia, Secretário de Segurança, Tenente-coronel Paulo César de Carvalho, adjunto de Segurança Luis Levi de Lima, Coronel e comandante do 6º Batalhão de Comunicações, Alexandre Salles de Souza, adjunto de comando, subtenente Eduardo de Souza, o Comandante do Corpo de Bombeiros, Major Márcio Müller Batista e sua corporação, além da Guarda Civil Municipal (GCM), Departamento de Trânsito (DMT) e autoridades da Liga de Defesa Nacional.

 

Para este ano, foram definidos como Tema Nacional, Hino Nacional Brasileiro; Tema Estadual, FEB e a participação dos Gaúchos na 2ª Guerra Mundial; e como Tema Municipal, Respeito à vida: um novo jeito de conviver!

 

O comandante da Centelha do Fogo Simbólico da Pátria da Liga de Defesa Nacional, Paulo Preto, comentou sobre o momento histórico. “Esse é um momento histórico, muito importante e representativo que deve ser celebrado por todos nós. É um orgulho defender as cores de nossa pátria. É um sentimento de amor a pátria e devoção do legado que recebemos e devemos permitir as novas gerações”.

 

O fogo ficará no Corpo de Bombeiros até o dia 01º de setembro, quando segue para a Prefeitura Municipal marcando o início da semana da pátria. "É importante manter essa chama de união e de perseverança na luta por dias melhores. Estamos muito honrados de participar novamente deste momento tão importante e guardar essa chama até o início da celebração da pátria", disse o Comandante do Corpo de Bombeiros, Major Márcio Müller Batista. 

 

O Coronel Alexandre Sales de Souza, comandante do 6º Batalhão de Comunicações, destacou sobre a chegada do fogo simbólico no município. “Mais um ano estamos iniciando uma semana da independência. Estamos reunidos, vencendo a pandemia e comemorando essa data histórica. No próximo ano vamos estar completando 200 anos e a independência é algo que foi conquistado em 1822, e consolidada em cada ano. Nesse momento é importante que as autoridades presentes estejam juntas com adolescentes e estudantes de nossa cidade”.

 

Para o Prefeito, Diogo Siqueira, que recebeu a chama “esse momento é muito importante e nos orgulha muito fazer parte. É o momento de celebrarmos as cores de nossa bandeira, defendendo nosso espírito cívico de cidadãos brasileiros. Sabemos que o 7 de setembro é uma data de grande relevância, e a Semana da Pátria é o momento de destacarmos esse orgulho”.

 

 

Sessões cívicas

01/09/2021 - Abertura oficial: 9 horas

07/09/2021 – Encerramento oficial: 9 horas

De 02 a 06/07/2021 - Hasteamento das Bandeiras: 9h

Arriamento: 16h

 

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Rodrigo De Marco