Executivo

Prefeitura de Bento Gonçalves recebeu a doação de 200 testes rápidos para detecção do coronavírus da Receita Federal

testes da receita federal.jpg

Prefeitura de Bento Gonçalves recebeu a doação de 200 testes rápidos para detecção do coronavírus da Receita Federal. Participaram da entrega o Prefeito e Secretário da Saúde, Guilherme Pasin, a Coordenadora dos Serviços Apoio Diagnóstico da Secretaria da Saúde, Giceli Flores Carniel, o delegado da Receita Federal, Nilso Sommavilla Primo, chefe da agência de Bento, Miriam Gorsli Ribeiros e representantes dos Municípios de Guaporé e de Veranópilis a Vereadora, Mara Garib Guzzo. 

 

Os testes são realizados seguindo os protocolos estabelecidos, são testados pacientes com sintomas graves, além de profissionais de saúde e da segurança pública, idosos e demais pessoas monitoradas pela Secretaria da Saúde. A janela de testagem é após o 10º dia de aparecimento dos primeiros sintomas. 

 

A ação está sendo realizada em todo país, a partir da destinação aos Municípios sede da Receita Federal. Também foram entregues 100 testes para Guaporé e Veranópolis. "Ao todo, foram distribuídos 14 mil kits para o Rio Grande do Sul, compartilhados nas sedes onde funcionam outras unidades da Receita. São kits encaminhados para a 10ª região fiscal, e  recebidos pelo perdimento, mercadorias que foram apreendidas por problemas de importação. A contrapartida é a realização do teste dos servidores das unidade", disse o delegado regional. 

 

O Prefeito agradeceu a doação. "Agradecemos em nome dos Município a parceria da receita. Importante a população entender o valor e os protocolos que devem ser seguidos para boa utilização de cada um deles. Essa não é a primeira doação dos servidores da agência, que já realizaram a doação de máscaras, de alimentos para as famílias necessitadas", destaca.  

 

 

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: José Martim Estefanon

 

Mais notícias

Fisioterapeutas passam a atuar na ala de isolamento junto à UPA

fisoterapeutas.jpg

A COVID-19 é uma doença infecciosa causada pelo SARS-CoV-2 (coronavírus) que compromete o trato respiratório. Grande parte dos pacientes infectados apresentam leves sintomas ou até mesmo não os desenvolvem. Uma parcela menor de pacientes evolui para um estágio mais grave, necessitando de hospitalização e, em alguns casos, de ventilação mecânica (VM).

 

Em Bento Gonçalves, conforme dados da Vigilância Epidemiológica divulgados na sexta-feira,19, dos infectados, 71,4% (606) estava com quadro de síndrome gripal, por ocasião do diagnóstico, e 15,9% com síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Em 12,7% dos casos não havia sintomas gripais conhecidos. 

 

Destes 2,1% necessitou internação hospitalar. Nestes casos, a fisioterapia respiratória desempenha um importante papel mediante os sintomas da COVID-19 com a finalidade de contribuir para atenuar os sintomas ocasionados por esta doença. Principalmente após a extubação, que é a retirada da via aérea artificial, para melhorar a capacidade pulmonar. Com esse objetivo a Secretaria da Saúde passou a disponibilizar desde a última quinta-feira,18,  três profissionais da fisioterapia nos leitos de isolamento junto à UPA. "O fisioterapeuta é um profissional que atua na fase aguda da COVID-19, principalmente no manejo da via aérea e na manutenção do paciente sob ventilação mecânica, ou seja, na terapia respiratória. O fisioterapeuta reabilita o pulmão lesado com técnicas e manobras para melhorar a oxigenação e a ventilação pulmonar", destaca o Secretário adjunto da Saúde, Gilberto Junior, que também atua como fisioterapeuta. 

 

Atualmente 08 pacientes estão internados no local. 

 

Assistente social na interlocução com familiares

Na segunda-feira, 22, a Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria de Saúde iniciou trabalho com uma Assistente social, junto a UPA, para fazer a interlocução da equipe médica com os familiares dos pacientes internados nos leitos de isolamento com a COVID-19. "Nosso objetivo é garantir a comunicação com estes familiares. Inclusive, humanizar mais essa relação, de um familiar que está angustiado, ansioso por notícias, com a unidade de saúde", destacou o Prefeito e Secretário de Saúde, Guilherme Pasin.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Giovana De Bacco 

 

Profissionais de Bento preparam forma de descontaminação de respiradores N95 e aventais de TNT

WhatsApp_Image_2020_04_20_at_090521.jpg

Com a pandemia do Coronavírus (Covid-19) a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) por profissionais de saúde aumentou. E com isso algumas alternativas de descontaminação se fazem necessárias para evitar o desabastecimento. 

 

O Instituto Nacional de Saúde (NIH) anunciou que Pesquisadores confirmaram a eficiência de alguns métodos de descontaminação dos respiradores N95 usados por profissionais da saúde, para que possam ser reutilizados. Uma parte substancial da pesquisa já mostrou que as máscaras projetadas para uso único podem ser usadas mais de uma vez durante uma crise. E, em março, o Centro de Controle de Doenças autorizou a reutilização devido à escassez causada pela pandemia de Covid-19.

 

Nas últimas semanas, o Food and Drugs Administration (FDA, agência sanitária americana) emitiu aprovações de emergência para vários sistemas de descontaminação de máscaras.

 

Em Bento Gonçalves, a Coordenadora do Setor de Saúde Bucal da Secretaria da Saúde, Giovana De Bacco buscou alternativas para que a descontaminação pudesse ser realizada, garantindo EPIs para os profissionais da cidade. "Precisávamos de soluções, que nos auxiliassem na desinfecção destes materiais, e as pesquisas nos mostraram que isso era possível, e a partir de agora poderemos fazer esse trabalho na cidade", disse.

 

Em parceria com a empresa Maquinapack foi criado, em dois dias, o equipamento, que utiliza o metódo de ciclos de calor seco, a 70 graus Celsius ou 158 graus Fahrenheit, por 30 minutos, estratégia que permite dois processos de descontaminação.

 

Desde o último Decreto Municipal, as máscaras caseiras passaram a ser orientadas para uso massivo da população. O público tem sido alertado a não usar e nem tentar comprar máscaras N95 porque estariam privando os profissionais de saúde de equipamentos que salvam vidas.

 

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Giovana De Bacco 

 

Central de Atendimento ao Corona Vírus já atendeu mais de mil ligações

WhatsApp_Image_2020_04_06_at_102400.jpg

A Central de Atendimento ao Coronavírus já recebeu cerca de mil ligações. O serviço é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação Médica e do setor de Vigilância em Saúde. A Central é especifica para dúvidas sobre o Coronavírus.

De acordo com Rafael Vieira, da Vigilância em Saúde "o trabalho da Central vai muito além de atender uma ligação ou responder um whats. Todos que entram em contato conosco, acusando sintomas, recebem acompanhamento nos dias subsequentes, via telefone, para monitoramento de sua saúde. Além disso, pensando em implementar e melhorar os nossos serviços, a Central de Atendimento, juntamente com a Atenção Básica, realiza a busca ativa de pacientes que acessaram os serviços de saúde do município em função de sintomas respiratórios. Tudo para garantir a manutenção da saúde de nossa população, sem expô-la na rua de forma desnecessária", destaca.

Em alguns de seus horários, a Central conta com o suporte de um profissional médico, que poderá orientar de forma mais individualizada munícipes, quanto aos sintomas e tratamento adequado.

Os telefones da Central são (54) 3055-7017/ 3055-7029 e WhatsApp pelo (54) 99267-1675. O horário de atendimento é das 8h às 21h30, por meio dos telefones e WhatsApp, e das 21h30 às 23h30, plantão somente por WhatsApp.  O serviço tem expediente das 8h às 19h nos fins de semana. 

 

 

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Foto: Divulgação

 

Prefeitura de Bento Gonçalves começa medir temperatura dos pedestres

Rua do Eco.jpg

Dentro das medidas de planejamento contra o Coronavírus as Secretarias de Segurança e Saúde iniciaram nesta segunda-feira, 30, ação para medir a temperatura dos pedestres. O objetivo é manter o isolamento social e reforçar as orientações contra o vírus. Além disso, pedestres com temperaturas altas serão encaminhados para os serviços de saúde. 

 

 

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Foto: Divulgação

 

Projeto trem da serra gaúcha é pauta de reunião

WhatsApp_Image_2020_02_05_at_153248.jpeg

Nesta quarta-feira, 6, prefeitos e secretários de 14 municípios da região estiveram reunidos com representantes do escritório brasileiro da empresa China Railway, responsável pela construção de 70% das rodovias chinesas. Na pauta, esteve em discussão o projeto do Trem da Serra Gaúcha.


Representando Bento Gonçalves, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Silvio Bertolini Pasin, esteve participando do encontro, que ocorreu na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.


A iniciativa pretende ligar os 14 municípios - Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Farroupilha, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Cambará, Jaquirana, São José dos Ausentes, Bom Jesus e Vacaria - por meio de uma ferrovia para o transporte de passageiros e de carga.


O plano para a construção da rodovia é dividido em quatro partes. Inicialmente, deve ser prioridade o trajeto Bento Gonçalves - Caxias do Sul.


A partir de agora será elaborado um relatório pelo escritório brasileiro e enviado para a matriz chinesa para analisar a viabilidade econômica e financeira do projeto.

 

 

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Foto: Divulgação

 

Praça Ceu registrou aumento de 79,3% de alunos em suas oficinas em 2019

Praa_CEU.jpg

Em 2019 a Praça CEU registrou um aumento no número de oficinas ofertadas, totalizando 269 alunos, 79,3% em relação a 2018.  Por um período de 10 meses, foram ofertadas oficinas como Dança Urbana, Ginástica para a 3ª Idade, Artesanato em Madeira, Violão Básico, Desenho Artístico, Canto Coral, Artesanato Sustentável, Crochê e Amigurumi, Biodança, Judô, Hapkidô, Capoeira e Meditação.

 

A terceira Idade foi o público com a maior demanda, beneficiando-se de cursos como Informática (em parceria com a ACESSUAS), Ginástica e de trabalhos manuais como Crochê e Amigurumi e Artesanato Sustentável, totalizando 110 alunos. Igualmente, as oficinas tiveram alunos de Inclusão visando à igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas.

 

De acordo com a coordenadora, Patrícia Da Rold “no nosso quadro de alunos temos dois alunos com necessidades especiais que frequentaram as oficinas em 2019. O convívio com os outros alunos foi essencial para o desenvolvimento da aprendizagem de todos já que o nosso objetivo era incluí-los no núcleo artístico e esportivo. Muitos alunos vêm por indicação psicológica, pois auxilia em questões como hiperatividade ou fobia social”.

 

Outro fator importante a ser mencionado é a procura de vagas de alunos das três esferas da Educação: municipal, estadual e privado.  “Isso reflete uma caminhada de trabalho de qualidade, de seriedade e de respeito à proposta de oferecer cursos no contraturno, e do mesmo modo, de ampliar e ouvir a demanda das pessoas. Nesse sentido, tivemos uma procura de professores voluntários que trouxeram os cursos de Capoeira, Hapkidô e Biodança. Isso enriqueceu o nosso quadro de opções, além de integrar cada vez mais a Praça CEU junto à comunidade como um pólo difusor de cultura e esportes”, ressalta a coordenadora.

 

A Biblioteca da Praça CEU – Estação Cidadania também teve um acréscimo em seu acervo que soma 3.200 livros, 250 usuários inscritos e 1330 empréstimos, ao longo de 2019.

 

Além de seu caráter cultural, sua estrutura abriga o CRAS I, e, no seu entorno, integra juntamente a ESF Ouro Verde, CEACRI Balão Mágico (localizado no bairro Aparecida), Conselho Tutelar e escolas municipais. “Isso forma uma rede que promove um maior acompanhamento das crianças e jovens com a troca de informações, visando à diminuição da evasão escolar e o risco de envolvimento com drogas e a criminalidade”, destaca o Secretário de Cultura, Evandro Soares.

 

Palco de Eventos e Praça CEU na Cartografia dos Palcos

Em agosto a Praça CEU recebeu a visita técnica do Projeto Cartografia dos Palcos – Mapeamento dos Equipamentos Culturais do Rio Grande do Sul. Com financiamento do edital Pró-Cultura, da Sedac, a plataforma está online e a Praça CEU figura entre as opções que pode sediar atrações artísticas e culturais. A plataforma online se constitui como uma ferramenta de trabalho, pesquisa e articulação à disposição da comunidade artística do RS, da mesma maneira que é um espaço que fomenta e incentiva as políticas públicas para a sua conservação, ampliação e melhorias. A plataforma pode ser acessada por meio deste link: https://cartografiadospalcos.com.br/

 

Para o Secretário “o equipamento cultural Praça CEU expressa uma pluralidade de usos e é uma realidade conquistada, pois diz diretamente à cidadania. É um direito social, garantido por lei, ter uma vida cultural. A Praça CEU ampliou o acesso a difusão e fruição dos bens e serviços da área juntamente com o esporte e assistência social. E isso se nota nos incentivos à leitura, sessões de cinema, eventos de Hip Hop, na valorização do aluno da 3ª Idade. E a inserção neste projeto, Cartografia dos Palcos, nos coloca no roteiro de opções de locais para sediar eventos, bem como, no âmbito estadual, quanto no nacional, formando um mapa de locais que melhor atendem os requisitos apresentado pelo projeto”.

 

O local ainda abrigou eventos do Dia da Mulher, Dia das Mães, Eu amo bicho, Avaliações de Saúde Bucal, sessões de cinema como o Cine Debate, Curso de Primeiros Socorros, Visita e apresentações das Oficinas no Lar do Ancião, Campanha do Agasalho (Gabinete da Primeira-dama), evento de Hip Hop Bah Tchê Tri! e a quarta edição do projeto contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura “Do livro ao rap”.

 

A Praça CEU

A Praça CEU – Estação Cidadania de Bento Gonçalves está se tornando cada vez mais uma referência no quesito difusor de Cultura, Esportes, Serviços Socioasistenciais e Inclusão Digital. Localizada na Rua Calisto Orestes Sganzerla, no bairro Ouro Verde, o espaço conta com uma estrutura com quadra poliesportiva coberta, pista de caminhada, academia ao ar livre, pista de skate, mini palco de apresentações, biblioteca, telecentro comunitário, salas multiuso e um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS I).

 

Em 2019, a Praça CEU contou com uma reforma onde foram trocadas telhas, calhas, conservação do gesso, pintura e embelezamento do jardim e da grama, ação conjunta entre as Secretarias de Meio Ambiente e de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana que proporcionaram mais segurança ao local. O plantio de árvores, ação esta que integra o projeto Contantes que foi contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura, tornou o espaço ainda mais aconchegante para que amigos e famílias pudessem desfrutar da estrutura.

 

Assessoria de Comnicação Social da Prefeitura

Foto: Divulgação/Praça CEU – Estação Cidadania

Programa Bento Mais Livre Impulsiona Abertura de Novos Negócios

Rodrigo_Parisotto.jpg

Há três meses em vigor, o programa de incentivo a atividade econômica: Bento Mais Livre - Liberdade Econômica para crescer, já gera resultados positivos. Até 31 de outubro deste ano, 1.773 empresas foram abertas no município. Durante o período de vigência da Lei (dados a partir de 1º de agosto), 617 novos empreendimentos foram abertos, o que representa 35% do total.


O Bento Mais Livre compreende um conjunto de medidas municipais de estímulo ao empreendedorismo, geração de emprego e desburocratização. A iniciativa contemplou duas resoluções: a primeira é o projeto de lei da Declaração de Direitos de Liberdade Econômica e a segunda é o Decreto nº 10245/2019, que reclassifica o Licenciamento Ambiental.


A Declaração Municipal de Direitos de Liberdade Econômica tem como princípios norteadores: a liberdade como garantia no exercício de atividades econômicas, a boa-fé do empreendedor e a intervenção subsidiária mínima e excepcional do município sobre o exercício de atividades econômicas.


A partir da aprovação da lei, as principais mudanças foram: a não necessidade de alvará para atividades de baixo risco (cidadão pode abrir o negócio e apresentar a documentação em um prazo de 45 dias); o empreendedor tem permissão para desenvolver suas atividades em qualquer horário ou dia da semana, desde que respeitem normas de direito de vizinhança e não fira normas específicas; mesmo tratamento a todos empreendedores quanto aos atos de liberação da atividade econômica; estímulo à inovação, entre outras.


Com o projeto, mais de 400 atividades econômicas diferentes são beneficiadas. Dentre elas, cabeleireiros, manicures e pedicures, templos religiosos, instituições de ensino, pastelarias, padarias (comércio de produtos alimentícios, não fabricação), hotéis e pousadas, entre outros.


O microemprendedor Jose Valdecir de Oliveira, que deu entrada nos papeis para sua atividade de instalação de máquinas - enquadrada como de baixo risco -, conseguiu a liberação do alvará de funcionamento em cinco dias. "Pra mim foi bem tranquilo. Foi tudo muito fácil e rápido. O atendimento foi bom, com bastante agilidade". O empreendedor acrescenta que necessitou apenas do CPF e comprovante de residência para dar início ao processo. "Pra quem está iniciando, facilita muito", conclui.


Com relação à reclassificação do Licenciamento Ambiental, o Decreto nº 10245/2019 assinado pelo Poder Público isenta 59 atividades de baixo risco do licenciamento ambiental e flexibiliza 117. A iniciativa permite que a fiscalização municipal atue prioritariamente no que é fundamental, dando atenção e agilidade para os processos de relevância social e ambiental. O objetivo é modernizar, racionalizar, eliminando a burocracia desnecessária, tornando o procedimento mais ágil e eficiente.


O secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Bertolini Pasin, salienta a importância da iniciativa. "Com a aprovação da Lei da Liberdade Econômica estamos agilizando o processo de abertura de novos empreendimentos. A Administração Municipal busca cada vez mais alternativas para desburocratizar, o que impulsiona a economia local e a geração de emprego e renda. Ontem mesmo, lançamos a Sala do Empreendedor Digital, mais uma ferramenta que reduz tempo, gastos e prazos", frisa. 


Bento Mais Livre - Liberdade Econômica para crescer

O programa foi inspirado na Medida Provisória (MP) 881 do Governo Federal, aprovada no mês de julho na Comissão especial, tendo como relator da proposta o deputado federal Jerônimo Goergen e a resolução 372 do Conselho Estadual do Meio Ambiente (COMSEMA) e suas alterações.

 

A medida integra a segunda etapa da Lei de Incentivo Econômico 6012/2015, que prevê a isenção temporária de taxas e tributos para empresas já estabelecidas no município, e que tenham projetos de ampliação, ou para empresas que optarem por se instalar na cidade, gerando novos empregos.

 

 

Assessoria de Comnicação Social da Prefeitura

Foto: Rodrigo Parisotto

Gallon sucos também é destaque em concurso da wine south america

gallonsucos.jpg

A agroindústria familiar Gallon Sucos também foi premiada no concurso “10 Star Wines e os Melhores Sucos de Uva" da segunda edição da Wine South America – feira que movimentou o município na última semana.

 

Propriedade de Márcia e Edvaldo Gallon, a agroindústria foi reconhecida com medalha de prata na categoria melhor Suco de Uva Tinto Integral. Produzindo suco com marca própria há quatro anos, na Linha Alcântara, distrito de Faria Lemos, a Gallon elabora cerca de 30 mil litros de suco de uva tinto integral 100% natural por ano.

 

“Pra nós é sempre muito importante receber essas premiações, porque é o reconhecimento de todo um trabalho que é feito. Um trabalho que começa no cultivo da uva, passa pela elaboração do suco e termina com a qualidade do produto na taça do consumidor. Outro fator importante é a questão comercial, pois esses prêmios também acabam ajudando nas negociações, a expandir o mercado e na prospecção de novos clientes. Ficamos muito contentes, pois somos uma empresa jovem, pequena e familiar, estávamos concorrendo com grandes empresas e acabamos coroados com essa premiação”, comemora Edvaldo Gallon.  

 

A empresa é certificada pelo Selo Sabor de Bento. O secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandelli, celebra a conquista. “Estamos muito felizes com esse reconhecimento e valorização da produção das nossas agroindústrias. Tivemos amostras de dois estabelecimentos que possuem o Selo Sabor de Bento que foram premiados: a Casa Moro e a Gallon Sucos. Tudo isso é resultado do trabalho e competência dos nossos agricultores. Aliado ao incentivo ao setor, pelo Poder Público e entidades, temos colhido bons resultados”, frisa.

 

O empreendimento comercializa sua produção na cidade, para a merenda escolar do município e do Estado e para clientes do Rio Grande do Sul e de fora do Estado, além de participar de diversas feiras da agricultura familiar e de feiras específicas de vinho.

A secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, parabeniza a agroindústria. “Ficamos orgulhosos de poder ter mais uma opção de suco de uva para oferecer aos alunos. Isso demonstra o compromisso e o cuidado que nossa agroindústria tem com a comunidade bento-gonçalvense”, ressalta.

 

10 Star Wines e os Melhores Sucos de Uva

O concurso abrangeu 90 amostras de vinhos e 52 rótulos de suco, selecionadas pelas vinícolas expositoras da feira para concorrer ao prêmio. Essas foram avaliadas por um grupo de profissionais formado por jornalistas especializados, sommeliers de renome nacional e enólogos. Em degustações às cegas, foram escolhidos 12 rótulos de vinhos, sendo 10 distribuídos nas oito categorias da prova além de duas menções honrosas, e 17 de sucos de uva, em três categorias.

 

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura 

Foto: Duivulgação/ Gallon Sucos 

Expobento e Fenavinho abrem suas portas 

pavilhoes expobento.jpg

A comunidade de Bento Gonçalves e visitantes, reviverão um momento que marcou o Município, mais uma edição da Feira Multissetorial: o retorno da Festa Nacional do Vinho e a 29ª ExpoBento, que ocorre anualmente no Parque de Eventos. A abertura oficial ocorre no dia 14, às 11h, com a presença confirmada do vice-presidente da República General, Hamilton Mourão, e do Governador do Estado, Eduardo Leite.   

 

Até o dia 23 de junho, a 16ª Fenavinho retorna após oito anos – prometendo muitas atrações artísticas, culinária típica italiana e, claro, o protagonista da festa servido pelas reconhecidas vinícolas da região. Além disso, com a proposta de resgatar a cultura regional uma vila típica será montada e mostrará vários campos do patrimônio cultural: arquitetura colonial, artesanato, hábitos e costumes, vinho, gastronomia, teatro, música e outros.

 

Concomitante a tudo isso, a ExpoBento, dividida em mundos temáticos, apresenta novidades em moda, acessórios, automóveis, agroindústria, gastronomia e mais de 100 atrações culturais.

 

Para quem quiser adquirir os ingressos antecipados, devem entrar em contato com o CIC, entidade promotora dos eventos, pelo (54) 2105-1999, com Denise.

 

Serviço

 

29ª ExpoBento e 16ª Fenavinho

 

De 13 a 23 de junho

 

Horários:
De segunda a sexta das 18h às 22h30
Sábados e feriados das 10h às 22h30
Domingos das 10h às 21h

 

Ingressos (válidos para ambos os eventos):
De segunda a sexta R$ 5,00

Sábados, domingos e feriados R$ 12,00

Dia 17/06 entrada gratuita 

 

 

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura 

Foto: Arquivo Ascom 

BENTO ESTÁ ENTRE OS MUNICÍPIOS QUE RECEBERÁ INCENTIVO AO TURISMO DO GOVERNO FEDERAL

TURISMO.jpg

Bento Gonçalves está entre os municípios eleitos da Rota da Serra Gaúcha para estrear o Programa Investe Turismo do Governo Federal. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 28, pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. A iniciativa contemplará 30 rotas turísticas do país selecionadas pelo governo federal, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Embratur – empresa pública federal responsável pela divulgação do turismo brasileiro no exterior. 

 

De acordo com o Ministério do Turismo, as rotas receberão investimentos, ações de marketing e melhoria de serviços para ampliar o número de turistas. O Governo pretende incentivar o turismo doméstico com esses investimentos, mas, principalmente, o turismo internacional.

 

Esses destinos turísticos escolhidos, informou o governo, responderam, em 2018, por 50,1% do fluxo de turistas nacionais e por 79,1% do fluxo de turistas estrangeiros que visitam o Brasil.

 

A cada ano, o número de visitantes cresce uma média de 7% em Bento. Em 2018, o município recebeu 1,5 milhão de visitantes. “Este programa vem de encontro com as políticas nacionais de Turismo. Bento Gonçalves tem se destacado cada vez mais neste cenário e agora com este programa proporcionará a seus empreendimentos a oportunidade de usufruir dos serviços que serão oferecidos em parceria com o SEBRAE. Temos certeza que conseguiremos excelente resultados mantendo Bento entre os destinos destaques do Brasil”, destacou o secretário Municipal de Turismo, Rodrigo Parisotto.

 

Compõe também a Rota Porto Alegre e Serra Gaúcha, os municípios de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, São Francisco de Paula, Garibaldi, São José dos Ausentes, Jaquirana e Cambará do Sul.

 

Ainda segundo o ministério, o programa – que será uma parceria entre setor público e iniciativa privada – terá um investimento inicial de R$ 200 milhões, oriundos do Sebrae. Ao todo, 158 municípios de todos os 26 estados e mais o Distrito Federal vão ser beneficiados com ações para incentivar a atividade turística.

 

Confira a lista de todas as rotas e municípios contemplados. 

 

Assessoria de Comunicação Social

Foto: Arquivo Ascom/Davi Da Rold

Jornalista Responsável

Jairo Caprara - MTPS 3522

oecodovale@italnet.com.br

 

Filiado à ADJORI/RS e ABRAJORI

© 2016 by LHS - Assessoria Digital