Jiu-Jitsu pode integrar Jogos do BRICs no Brasil em 2025
O Ministério do Esporte analisará a inclusão do jiu-jitsu nos Jogos do BRICs, que serão sediados no Brasil em 2025. O pedido para inclusão do esporte na competição foi feito pelo Embaixador dos Emirados Árabes Unidos, Saleh Alsuwaidi, durante audiência com o ministro do Esporte, André Fufuca.
O jiu-jitsu brasileiro é considerado esporte nacional nos Emirados Árabes Unidos há mais de três décadas, integrando inclusive o currículo oficial das escolas do país.
“O esporte é muito importante para o nosso país, inclusive com a participação de muitos técnicos brasileiros”, disse Alsuwaidi.
O representante do país no Brasil destacou ainda a relação cordial entre os dois países.
“O Brasil foi um dos primeiros países a considerar os Emirados como nação".
O ministro Fufuca afirmou que a pasta estudará a inclusão da modalidade na competição em 2025.
“Vamos estudar a inclusão do esporte nos Jogos dos BRICS, que inclusive pode ser uma porta de entrada da modalidade nos Jogos Olímpicos”, afirmou.
O embaixador convidou o ministro para participar do Grand Slam da Abu Dhabi Jiu-Jitsu Pro, que acontece neste fim de semana (19, 20 e 21 de julho), na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Jogos dos BRICS
Os Jogos do BRICs são uma competição multiesportiva organizada pelos membros dos países, organização integrada, em sua composição atual, pela África do Sul, Arábia Saudita, Brasil, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Índia, Irã e Rússia.
Em junho, o Brasil foi anunciado como sede da próxima edição do campeonato. Pela tradição, cabe ao país que ocupa a presidência rotativa do mecanismo a organização da competição no ano em que ocupa a presidência. Este ano, os jogos foram realizados em Kazan, na Rússia.
Assessoria de Comunicação - Ministério do Esporte
Calendário Esportivo 2024 é divulgado pela SEDES
Na terça-feira (27/02), a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES) divulgou o Calendário Esportivo 2024. São mais de 70 eventos em diferentes modalidades como futebol amador, futsal, xadrez, vôlei, Jiu-Jitsu, Beach Tênis, abrangendo associações e entidades. No ano passado, a SEDES contabilizou quase 300 eventos de apoio e fomento ao setor.
O Secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo, destaca que neste ano “são eventos que o município, a gestão participa pelo fomento e pela prática de inclusão através do esporte que é uma ferramenta fantástica de transformação na sociedade”.
-
Janeiro
Colônia De Férias
-
Fevereiro
Recopa da Liga BG
Jogo beneficente
Copa da Liga BG
Maratona do Vinho
Circuito de Xadrez
Gaúcho no Gi
Circuito Sesc de Verão
-
Março
Roda de Capoeira – 14 anos
Copacabanas Futevôlei
Circuito Serrano de Beach Tênis
Torneio de Famílias na Eulália
Torneio Master – 50 anos – Santa Helena
Gaúcho de Enduro
Batalha de Breaking
Copa RS de Futebol Amador
Taça Fenavinho
Colonial de Futebol
-
Abril
Gaúcho de Vôlei – Cat. Base
Copa do Brasil de Rugby
Chalenger Cup de Futevôlei
Gauchão de Futebol – Div. Acesso
Liga BG
Gauchão de Futsal
-
Maio
Circuito de Xadrez
Gaúcho de Vôlei – Cat. Base
Torneio Internacional de Vôlei
Circuito Serrano de Padel
Gaúcho de Muay Thai
Campeonato Brasileiro de Rugby
Colonial de Futsal
Citadino de Vôlei
-
Junho
Jogos Expobento
Etapa Vôlei Feminino
Circuito de Xadrez
Gaúcho de Full Contact
Gaúcho de Vôlei – Cat. Base
-
Julho
Circuito de Xadrez
Copa Meridional
Copa Entrevinhas
Citadino de Futsal Adulto
-
Agosto
Citadino de Beach Tênis
Tor. Internacional Cat. Base Vôlei
Circuito de Xadrez
Citadino Cat. Base Futsal
-
Setembro
XIII Festival da Arte Capoeira
Circuito Serrano de Padel
Gaúcho de Vôlei – Cat. Base
Camp. Nacional de Vôlei Feminino
Rústica Caitá
Copacabanas Futevôlei
Gaúcho de Jiu-Jitsu
Citadino de Vôlei de Areia
Tor. Internacional de Vôlei Master
Jogos Escolares
-
Outubro
Gaúcho de Vôlei – Cat. Base
Challenge Tour
Circuito de Xadrez
GFNY Bento
Regional de Jiu-Jitsu
Sparkling Night Run
Citadino de Futebol
-
Novembro
Gaúcho de Vôlei – Cat. Base
Super Liga “C” de Vôlei
Sul Brasileiro de Jiu-Jitsu
Downhill do Vinho
Ultimate Squad de Futevôlei
-
Dezembro
Patinação
Graduação Muay Thai
Treino Solidário
Ginástica
Gaúcho de Vôlei – Cat. Base
Campeão do mundo pelo Inter, Wellington Monteiro será o auxiliar-técnico de Gustavo Papa no Esportivo
Welington Monteiro, novo auxiliar-técnico do Clube Esportivo.
O ex-volante é conhecido de longa data do treinador Gustavo Papa, e chega ao Esportivo para integrar a comissão técnica.
Tem novidade na casamata alviazul, o ex-volante Wellington Monteiro (45 anos), campeão da Copa Libertadores e do Mundial de Clubes pelo Internacional em 2006, será o responsável por auxiliar o treinador Gustavo Papa na temporada de 2024, ambos jogaram juntos no Internacional, em 2007.
Wellington se aposentou dos gramados em 2018, aos 40 anos e após mais de 20 anos de carreira, seu último clube foi o Lajeadense, onde disputou 23 partidas na temporada de despedida. Sua primeira experiência na beira dos gramados foi treinando o Queimados-RJ, em 2020. Também foi auxiliar técnico da equipe sub-17 do Bangu-RJ, em 2022.
No ano passado, comandou o XV Uber-MG, na segunda divisão do Campeonato Mineiro e no Campeonato Mineiro sub-20.
Secretário Danrlei de Deus recebe atletas do Grupo Expressão de Patinação Artística
Secretário Danrlei de Deus recebe atletas do Grupo Expressão de Patinação Artística - Foto: Chico Santana / SEL
O secretário Danrlei de Deus recebeu as atletas da patinação artística Elisa Biscaio, Fernanda Barreto e Laís Von Zeidler, do Grupo Expressão de Patinação Artística, nesta quarta-feira (08). Acompanhadas pela técnica Bruna Cunha, as atletas vieram apresentar ao secretário sua equipe sediada na cidade de Guaíba e que acumula medalhas em competições nacionais e internacionais.
Em 2023, Elisa Biscaio foi campeã sul-americana e quinto lugar no Campeonato Mundial de Patinação Artística no Grupo de Precisão Júnior. Fernanda Barreto foi vice-campeã brasileira e vice-campeã panamericana na modalidade quarteto cadete. Já Laís Von Zeidler foi vice-campeã panamericana nas categorias solo dance infantil e quarteto cadete, também neste ano.
A Associação Grupo Expressão de Patinação realiza ainda o projeto Atleta Vencedor, Família Campeã, contemplado pelo edital Segue o Jogo, parceria da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) com a Cufa de Frederico Westphalen. Por meio dos recursos providos pelo edital, foi possível adquirir uniformes para toda a equipe.
Atletas gêmeos de Ivoti ganham seis medalhas em estreia nas Paralimpíadas Escolares
Os irmãos gaúchos posam com as medalhas conquistadas - Foto: Foto: Marcello Zambrana / CPB
Os gêmeos Mateus e Miguel Fuhr, de 12 anos, ganharam juntos seis medalhas em sua primeira participação na regional das Paralimpíadas Escolares 2023, que aconteceu semana passada em São Paulo. Os atletas da delegação gaúcha foram selecionados por meio do Campeonato Paradesportivo Estudantil do Rio Grande do Sul (Paracergs), organizado pela Secretaria do Esporte e Lazer.
A SEL também organizou a logística da participação dos paratletas nesta seletiva regional, disponibilizando as passagens aéreas e os uniformes, por meio de incentivo financeiro oriundo da Lei Pelé, além de atuar junto às delegações na competição.
Naturais de Ivoti, os irmãos competem na classe T34 (paralisados cerebrais) do atletismo sub-14 e saíram do Rio Grande do Sul pela primeira vez por conta da seletiva. Mateus foi ouro no lançamento de pelota e nos 60m masculino, além de prata no arremesso de peso. Já Miguel foi ouro no arremesso de peso, batendo o novo recorde da modalidade nas Paralimpíadas Escolares, com a marca de 4,69m. Miguel ainda conquistou a prata no lançamento de pelota e nos 60m masculino.
Alexandra Hansel, mãe dos gêmeos, conta que eles começaram a treinar esse ano, depois de serem descobertos pelo treinador Paulo Antoni, que foi quem os inscreveu no Paracergs. Ela ainda descreveu a sensação de inclusão dos jovens atletas ao participar do evento, relatando que não tinha conhecimento de que havia tantas possibilidades esportivas para os filhos, vindos de uma cidade pequena.
“São portas que se abrem para eles, porque a rotina de um deficiente sempre é entre pessoas consideradas normais, né? A maioria das pessoas que eles conhecem não tem nenhuma deficiência. Então acho que, para todas as crianças que participam, é acolhedor, sabe? Ali eles não se sentem diferentes, percebem que podem, sim, fazer muitas coisas, e isso é o melhor tratamento que eles podem ter,” contou a mãe dos atletas.
Essa foi a terceira e última disputa regional das Paralimpíadas Escolares 2023. Foi a maior em número de participantes, com 700 atletas em três modalidades: atletismo, natação e bocha. Antes, houve regionais em Belém e Brasília. Os classificados nessas três regionais vão disputar a fase nacional das Paralimpíadas, que acontece de 27 de novembro a 02 de dezembro, em São Paulo.
POR MARIANA XAVIER