Cultura

Semana do livro convida comunidade a enviar

vídeos com a sua arte

Semana_do_LIvro_Online.jpg

“Homenageando Anita e destacando sua trajetória estamos fazendo com que as atuais gerações percebam e entendam que a Revolução Farroupilha não se resumiu a uma contestação de uma ordem estabelecida sobre questões tributárias ligadas ao charque, mas que outras pequenas revoluções eram operadas, quando uma mulher tomava participação sobre esta Revolução, como foi Anita, e que serve de inspiração para todos nós. Trazer à memória e colocar em destaque a história de Anita mostra que temos que ser revolucionários do nosso próprio tempo, afinal, 200 anos depois do nascimento dessa revolucionária, que quebrou muitos paradigmas, ainda temos muitos preconceitos estabelecidos”, destacou o governador.

“Juntos, poderemos pensar em eventos comemorativos e atividades para promover homenagens e também o turismo, para que, a partir desse ativo que temos na nossa história, também possamos gerar desenvolvimento econômico e, mais do que tudo, inspirar as pessoas do presente a partir do passado e pensando num futuro melhor”, acrescentou Leite.

Integram a comissão, além da Sedac, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), o Conselho Estadual de Cultura (CECRS), o Consulado Italiano em Porto Alegre, a Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), a Fundação Catarinense de Cultura, o Instituto Anita Garibaldi e o Instituto Histórico e Geográfico do RS (IHGRGS).

“É uma iniciativa coletiva que visa enaltecer a caminhada que essa revolucionária fez há 200 anos, mas que está muito viva dentro de nós. Por isso, temos que festejar e homenageá-la. Já fica o meu convite, para que ao longo de 2021 possamos viver muitos momentos de alegria reverenciando essa trajetória”, afirmou a secretária Beatriz Araújo.

Representando a família de Anita Garibaldi, Elma Santana fez um discurso emocionado, relembrando as lutas de sua ancestral e agradecendo pelo reconhecimento com as comemorações do bicentenário.

“Anita foi uma heroína de vários mundos, que venceu muitos preconceitos, sendo que o amor foi seu ponto de partida. Esse ato de consagração e reconhecimento aos descendentes dessa mulher guerreira muito me emociona. E o decreto comprova a grandeza deste momento. Muito obrigada”, concluiu Elma.

Texto: Vanessa Kannenberg

Governo institui 2021 como o ano comemorativo do Bicentenário de Anita Garibaldi

No centenário Palácio Piratini, foi assinado na manhã desta terça-feira (9/2) o decreto que institui 2021 como o ano do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi. A solenidade híbrida, com transmissão também pela internet, contou com a presença do governador Eduardo Leite, da secretária da Cultura, Beatriz Araujo, e da representante da família de Anita no Estado, Elma Santana.

Conhecida por sua participação e envolvimento direto na Revolução Farroupilha (1835-1845), Anita não nasceu no Rio Grande do Sul, mas teve seu primogênito, Domênico Menotti Garibaldi, em solo gaúcho, fruto da união com Giuseppe Garibaldi.

Com a assinatura do decreto, foi oficialmente criada uma comissão, sob a coordenação da Secretaria da Cultura (Sedac). O grupo será responsável por definir atividades comemorativas à memória de Anita, além de promover o turismo de caráter histórico, cívico e cultural, compondo um roteiro para realização de diversos eventos que deverão acontecer em cidades que tenham ligação com a personagem.

Qual é ou quais são as suas poesias preferidas? Quais trechos de livros marcaram a sua vida, leitor? Na seara da Literatura temos sempre o aporte da (s) palavra (s), das construções de sentidos, de um universo que explora e ilumina os sentimentos e as ideias que se derramam num objeto chamado livro. Este se completa com o leitor, mas imagine se a sua experiência de leitor/leitora poderá tocar outras pessoas?

 

É esse o convite que a Semana do Livro vem propor para a comunidade: formar uma constelação de vozes literárias que expresse o amor que se tem pelo livro. Por isso, o evento, que neste ano vai ocorrer de forma online, pede para que as pessoas enviem vídeos narrando ou declamando seus textos favoritos.

 

De acordo com um dos organizadores da Semana do Livro e autor do texto que abre está matéria, escritor, poeta, educador social e funcionário da Biblioteca Pública Casto Alves, Robert Melo, “o convite é livre. Podem ser os autores locais falando de suas obras; livreiros indicando títulos e mostrando um pouco sobre a sua livraria. De leitores de qualquer idade. É uma forma de promover e celebrar o livro em nossa vida ou a criação (pois tem pessoas produzindo) e a utilização dele tão presente neste momento crítico da pandemia”.

 

“Cada vez mais a Cultura torna-se o alicerce deste período tão frágil. Sua presença é uma grande companheira e vamos promovê-la cada vez mais como esta ação que é um convite aberto à comunidade para se expressar, dialogar, trocar ideias”, enfatiza o secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares.

 

A quarta edição da Semana do Livro é uma promoção da Fundação Casa das Artes por meio da Biblioteca Pública Castro Alves com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. A programação completa será divulgada em breve.

 

Como participar:

- Grave um vídeo de, no máximo, 2 minutos;

- Você pode ler um poema, o trecho de um livro, indicar um livro, cantar uma música, mostrar um desenho ou pintura de sua autoria... Você decide!

- É importante destacar, no início do vídeo, o seu nome e a sua participação na 4ª Semana do Livro de Bento Gonçalves!

- Sua participação é voluntária e servirá como forma de divulgar seu trabalho (não haverá remuneração);

-Envie o vídeo para o Whatsapp (54)3452-5344 ou para o e-mail bibliotecapublicabg@gmail.com, até o dia 15/04/2021;

- O vídeo será publicado nas redes sociais da Cultura de Bento.

 

Assessoria de Comunicação Social

Arte: Divulgação/SECULT/Fundação Casa das Artes/Biblioteca Pública Castro Alves