Edição histórica da Gramado Summit chega ao fim com projeções para novo evento fora do Brasil

Festival de inovação já tem data para edições em Punta del Este e a próxima, em Gramado
A 8ª Gramado Summit terminou nesta sexta-feira (6) deixando saudade mas já com novo encontro marcado: será nos dias 3 e 4 de outubro, em Punta del Este, para a 2ª edição em terras hermanas. O próximo evento, em Gramado, também está agendado: de 6 a 8 de maio de 2026.
O festival de inovação fez do Serra Park, em Gramado, um grande encontro com mais de 21 mil pessoas circulando nos três dias de evento para assistir a 353 palestrantes, cerca de 500 marcas em exposição, com 1,125 milhão de interações geradas no aplicativo oficial, 13.995 leads coletados (oportunidades de negócio) e 19.256 trocas de contato via app.
“Foi a maior e melhor edição de todos os tempos. É um evento que se consolidou entre os maiores eventos de inovação do país e eu acho que o mais incrível é que a gente conseguiu construir uma linha de conteúdo que fez muito sentido porque era plateia cheia o tempo inteiro, um evento que conseguiu fazer uma feira de negócios relevante em termos de ideias”, avalia o CEO e fundador, Marcus Rossi.
Ele também comentou o que espera da edição em Punta: “fazer um evento premium da Gramado Summit, focar no conteúdo e, por isso, a parceria com a Enjoy, que hoje é o resort mais relevante do Uruguai, para viver uma experiência extremamente imersiva”, concluiu.
A tradicional Batalha de Startups teve mais de 50 inscritos e premiou nesta sexta-feira (6) a Clínica Experts, empresa de sistema de gestão para clínicas e consultórios médicos de Lajeado (RS), com um aporte inicial de R$ 200 mil da Ventiur Smart Capital, que pode chegar a R$ 1 milhão, além de cursos de capacitação e equipamentos da Dell. Em 2º lugar ficou MeuStory TV, empresa sediada em Parobé (RS). A ferramenta transmite, em tempo real, os stories do Instagram em TV ou outro painel e, em 3º, o Guia da Alma, plataforma de Florianópolis voltada para saúde mental que aproxima empresas e pessoas físicas de terapeutas e outros profissionais da área em um só espaço.
Na Gramado Summit, o futuro já chegou – e é preciso agir para dar conta de tudo
No segundo dia, especialistas de empresas como Google e Grupo Boticário refletem sobre os desafios atuais e dão dicas preciosas para vencer
O segundo dia da Gramado Summit começou com tudo, nesta quinta (5). Logo nas primeiras horas da manhã, os sete palcos já contavam com atividades e palestras sobre temas como biotecnologia, inovação e empreendedorismo. Na Arena Magalu, palco principal do evento, as lições apontaram para o futuro, mas com passos que ajudam a colocar o aprendizado em prática desde já.
O LATAM Head of AI GTM and Sales do Google Cloud, Marcel Silva, palestrou em tom revelador: “O Futuro Procura por Você: o que o Google já Sabe Sobre Amanhã”. A tônica foi uma conversa sobre as possibilidades que a inteligência artificial (IA) vem abrindo, com destaque para os lançamentos da companhia.
Para se ter uma ideia, 90% dos unicórnios (como são chamadas as startups com valor de mercado superior a 1 bilhão de dólares) focados em IA generativa são clientes do Google. Silva relatou cases de empresas – novas ou consolidadas – que processam uma quantidade absurda de dados com agilidade, extraindo as informações mais valiosas possíveis de acordo com os objetivos traçados.
“Estamos tornando a IA acessível e útil para todos. Fazemos isso desbloqueando formas de aprendizado, criatividade e produtividade e construindo uma plataforma robusta, que permite que as pessoas inovem”, explicou. Na sequência, apresentou algumas dessas ferramentas.
Novidades que aproximam o futuro do presente – como o NotebookLM, que permite não apenas o trabalho com grandes volumes de dados, mas também a transformação dos resultados em novos conteúdos. É possível criar listas, resumos e até mesmo podcasts em diversos idiomas, com locução de naturalidade assombrosa. A ferramenta está à disposição dos participantes no estande da empresa na Gramado Summit.
Já o Google Agentspace agiliza processos de forma integrada com plataformas como Google Workspace, Microsoft 365, Slack, Salesforce ou Dropbox, entre outras. Ela combina a busca interna nos principais sistemas corporativos com a aplicação do assistente Gemini, que avança para a compreensão e a interação com as informações levantadas.
Por falar no Gemini, a versão 2.5 está disponível com o modelo de raciocínio mais avançado da história do Google. Ele é capaz de gerar códigos complexos, resolver problemas de alto nível de dificuldade, analisar arquivos e bases de dados de larga escala e trabalha em diversas modalidades, como texto, código, áudio e vídeo.
Mas o que impressiona, mesmo, é o Project Astra, considerado o futuro dos assistentes de IA. Com a tecnologia, é possível conversar naturalmente, apontando qualquer coisa que esteja no enquadramento da tela para tirar dúvidas ou pedir orientação. Diante de uma flor, basta sinalizar, perguntar sua espécie e saber, por exemplo, onde encontrar ou como cultivá-la. E se no smartphone já parece coisa do futuro, quando integrada aos óculos se torna uma extensão do corpo, presente o tempo todo.
As ferramentas acima contam com IA generativa para entregar algumas funções, mas as plataformas dedicadas especialmente a isso surpreendem cada vez mais. É o caso da Vertez AI e da Imagen 4, que permitem criações e edições com qualidade impecável, abrindo muitas possibilidades para as empresas venderem mais. É possível, por exemplo, expor um produto e alterar apenas o background – um prato cheio para uma loja de móveis, em que o cliente pode experimentar o objeto de desejo na própria sala.
Marcel Silva encerrou sua fala olhando para o futuro e a IA com otimismo. “Que ela nos ajude a, juntos, construirmos a melhor versão de futuro que pudermos”, projetou.
Ação imediata
O vice-presidente de Operações do Grupo Boticário, Sergio Sampaio, acrescentou uma pitada de ação às ideias apresentadas ao longo da manhã. “Por que planejamos muito e executamos tão pouco”, questionou o título de sua palestra.
Sampaio entende que existem três passos para o sucesso: ideias, ações e resultados. No entanto, é difícil sair do mero desejo e atravessar a ponte para a realização. “Essa travessia traz muitos ‘jacarés’, como a dúvida, a ansiedade e o medo”, definiu.
O problema, segundo ele, é que o medo é paralisante – por isso é preciso enfrentá-lo. “Se ficar paralisado, o medo toma conta e você não executa nada. Mas quanto mais você se movimenta, menos medo sente. O segredo é partir para a ação. Cada passo importa, mesmo que seja pequeno”, garantiu.
Foco
Na era da informação, a falta de concentração é um problema real. São cada vez mais comuns as síndromes como a FOMO (da sigla em inglês Fear Of Missing Out, ou medo de estar perdendo algo, em tradução livre). Por isso, a capacidade de atenção precisa ser construída, o que exige força de vontade.
“Se você vai malhar de manhã, isso começa já na noite anterior, quando organiza tudo. E se a academia for próxima de casa, melhor, porque tem que diminuir os atritos. Temos capacidade limitada de energia”, ponderou Sampaio.
Ele também abordou técnicas que ajudam a sair do planejamento e partir para a ação, como a pomodoro e a metodologia ágil. Além disso, destacou que a criação de micro-metas ajudam no reforço positivo.
“Estabeleça metas realistas, mensuráveis e específicas. Quando você vai realizando e conquista, libera endorfina, recusa a paralisia e tem controle. E cada vez mais esse exercício positivo vai te levando ao caminho da execução e da ação. O importante é a consistência, e não a perfeição”, frisou.
Por fim, defendeu o que chama de execução sábia. Consiste em planejar e colocar em ação um projeto que, depois de estabelecido, rode bem sozinho. Ele comparou a plantar uma árvore, que precisa ser regada e adubada, mas também deixar que a natureza faça a sua parte.
“Ter o poder da execução sábia lhe torna uma pessoa livre, feliz e muito melhor”, finalizou.
Thedy Corrêa: Uma Imersão Criativa na Arena Magalu

Hoje, dia 5 de junho, às 13h45, a Arena Magalu foi palco de uma palestra que surpreendeu o público do Gramado Summit 2025. Com o tema “Quem é você nessa banda?”, a apresentação de Thedy Corrêa, da Banda Nenhum de Nós, propôs uma verdadeira imersão criativa, mesclando conhecimento, diversão e interatividade.
O encontro convida os participantes a refletirem sobre seus papéis dentro de equipes, projetos e negócios, por meio de um divertido quiz, que promete provocar reflexões e gerar conexões. A proposta é ajudar profissionais a identificarem seus talentos e entenderem como cada perfil contribui para a harmonia dos resultados, assim como em uma banda musical.
Para encerrar com chave de ouro, o público ainda será presenteado com uma canja musical, tornando a experiência ainda mais memorável e dinâmica. A expectativa é que a palestra, além de inspirar, fortaleça a criatividade, o trabalho colaborativo e a busca por propósito dentro dos desafios do mercado atual.
Gramado Summit começa com nomes de peso e mais internacional
Na manhã de abertura, Luiza Helena Trajano e Rony Meisler inspiraram o público do palco principal, que pretende fincar bandeira na Argentina no próximo ano
Foi dada a largada no maior brainstorming de inovação da América Latina. Na manhã desta quarta, 4, teve início a 8ª edição da Gramado Summit no Serra Park. No palco principal, o destaque ficou por conta da empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza, que contou sua história e deu dicas importantes para quem quer inovar e crescer.
Mais cedo, o aquecimento contou com a irreverência do mestre de cerimônias da Arena Magalu – como é conhecido o palco principal –, o ator, músico e palestrante Rafael Cortez. Ele interagiu com a plateia e levou ao palco Celina Rossi, que completa oito anos nesta quarta-feira. Ela é filha do CEO e fundador da Gramado Summit, Marcus Rossi.O público ganhou cupcakes para a celebração.
Depois do parabéns, foi hora do papai entrar em cena. E com novidades: Rossi anunciou que a Gramado Summit estará novamente em Punta del Este (Uruguai), ainda em 2025, e deve desembarcar em Córdoba, na Argentina, no segundo semestre de 2026. Em sua definição, um destino se tornou pequeno para um evento com olhar gigante. Autoridades da Argentina estão em Gramado para dar sequência ao noivado. “Tem tanta história bacana sendo contada nesses corredores, que às vezes é difícil explicar. Só mesmo vivendo”, comentou.
Lições de empreendedorismo
A jornada de conhecimento teve sequência com o fireside chat entre o âncora da CNN Brasil Phelipe Siani e Luiza Helena Trajano. “Tenho frequentado summits pelo Brasil e, quando conheci o Marcus, prometi que estaria aqui. Ele é muito família e, hoje, o que mais estamos buscando é unir, principalmente em um país tão maravilhoso quanto o nosso”, contou a empresária.
Ela lembrou da própria história, em Franca, no interior de São Paulo. Lá foi fundada a Magazine Luiza, então uma pequena loja física, pela tia de Luiza – que tinha o mesmo nome. Por isso, desde cedo ela entendeu a responsabilidade que tinha com o empreendedorismo e também com o desenvolvimento social. Hoje, a rede varejista assume também o lado digital para impulsionar outros empreendedores - a Magalu Cloud é o principal patrocinador do evento, mas garante que a loja física não vai acabar.
Inovação e propósito
“A gente tem medo do novo”, alertou Luiza, que fez questão de falar primeiro sobre inovação quando viu que a conversa tomaria outros rumos. Segundo ela, um dos problemas que travam esse processo é o que define como pensar pobre. “Tem gente que pensa pobre, age como rico e acaba devendo para os outros”, ilustrou, diante de uma plateia que se deleitava com lições certeiras sobre como inovar e empreender, transmitidas com simplicidade e bom humor.
Para Trajano, empreender é buscar soluções o tempo todo. Encontradas essas soluções, é imprescindível vendê-las. “Por isso, eu vendo a Magazine Luiza e a Magalu o tempo todo, não tenho vergonha disso”, relata.
Provocada por Siani, Luiza falou sobre o propósito que inspira o trabalho da empresa. Engajada em movimentos para dar oportunidades a jovens e adultos que passam por alguma dificuldade, ela sempre se pautou pela justiça social e leva essa responsabilidade para a rede.
Defensora da diversidade, saúda o fato de os investidores cobrarem ações de inclusão e responsabilidade socioambiental na hora de escolher onde colocar o dinheiro. Para ilustrar, apresentou um vídeo que mostra a escalada do faturamento da rede, sem perder de vista os valores que norteiam essa trajetória.
Persistência e método
A seguir foi a vez do fundador da Reserva, Rony Meisler, subir ao palco da Arena Magalu. Ele compartilhou o que aprendeu ao longo de sua trajetória junto à empresa, onde passou por todas as fases possíveis de um empreendedor.
Da concepção da ideia até a retirada estratégica e bem estruturada, passando por ciclos de crescimento, alcance de um faturamento bilionário e a preparação da sucessão. O aprendizado de cada momento foi compartilhado com o público da Gramado Summit.
O diferencial, segundo ele, veio de um propósito com performance concomitante. De forma prática, explicou como isso foi construído. “Eu não vim dar conselhos, mas sim exemplos do que foi feito ao longo desses vinte anos”, explicou.
Para Meisler, vivemos em um mundo que talvez nunca tenha tido tantas oportunidades. Em contrapartida, nunca se procrastinou tanto. “A quantidade de informação à disposição causa, ao mesmo tempo, a sensação de que há oportunidades, mas uma necessidade muito grande de planejamento”, alerta.
Ele mesmo, quando começou, se debruçou demasiadamente sobre planilhas, até que as deixou um pouco de lado para se dedicar à construção de produtos e relacionamentos com clientes. Foi aí que as coisas passaram a acontecer.
“Às vezes o empreendedor fica preocupado em disruptar seu mercado, mas as oportunidades estão nos pequenos problemas do dia a dia. Dificilmente alguém é disruptivo de fato. Inovar é estar atento e encontrar soluções para questões cotidianas. A matéria-prima da inovação é a audição. Tem que estar atento ao cliente e ter compromisso com as pessoas e os resultados”, defende.
Próximas atrações
Além de André Fatala, da Magazine Luiza, a feira continua com atrações como o CEO das Lojas Renner, Fábio Faccio, o professor e doutor em Comunicação, Dado Schneider, o futurista e head de Inovação da Ayoo, Luiz Candreva, e a CEO da Biomimética, Giane Brocco.
Com mais de 350 palestrantes, vindos de todas as regiões do Brasil, e mais de 500 empresas em exposição, a Gramado Summit se consolida como um catalisador de conhecimento e de novos negócios. Mais de 20 mil participantes vão conferir de perto todas as atrações do evento, que vai até sexta, no Serra Park (rua Henrique Belotto – bairro Três Pinheiros), em Gramado.
Comida, ciência, meme, música, skate e sexo: Gramado Summit mostra que diversidade também enriquece a construção de ideias
Faro, Bob Burnquist, Naldo, Roberta Sudbrack, Mari Krüger e Cátia Damasceno, entre outros ilustres, compartilharão lições para ajudar empreendedores a pensar diferente
A 8ª edição da Gramado Summit, que começa nesta quarta-feira (4), no Serra Park, terá o elenco de palestrantes mais diversificado da história do festival de inovação. Além de conselhos de mulheres e homens que movimentam a economia do país, como executivos de Magalu, Renner, Google e O Boticário, exemplos fora da curva vão invadir os 7 palcos, transformados também em pista de skate, laboratório, estúdios de TV, cozinha ou consultório.
Naldo Benny é atração da Arena Magalu na quinta-feira (5), às 13h, com a palestra “Muito além do meme”. O cantor que viraliza na internet contando causos tão curiosos quanto duvidosos vai falar sobre como se reinventou nesses 25 anos de carreira.
A chef gaúcha e famosa entre famosos, Roberta Sudbrack, espera plateia lotada no Palco Insurgente, às 17h, também no dia 5. Com o tema “O futuro da gastronomia está na origem”, ela entra em cena para falar da trajetória e de como, com empreendedorismo, sabores e aromas, soube valorizar sua expertise e criar o Ocre, restaurante autoral de Gramado.
Entre os palestrantes mais esperados, um fenômeno da TV brasileira. O apresentador, ator, cantor e empresário Rodrigo Faro falará sobre “A Voz que Inspira”, na manhã de sexta-feira (6), no palco principal.
A lenda do skate, Bob Burnquist, compartilha, também no dia 6 e na Arena Magalu, a história da carreira na palestra “Skate, Quedas e Disrupção: A Arte de Criar o Impossível”. Burnquist vai apresentar ainda a nova fase da Farmaleaf (saiba mais aqui https://start.gramadosummit.com/posts/farmaleaf-a-nova-era-do-bem--estar-comeca-pela-floresta), plataforma que usa inteligência artificial e ciência para promover o bem-estar.
Por falar em ciência, ela começou a produzir conteúdo nas redes sociais durante a pandemia e nunca mais parou. Com embasamento científico, bom humor e desenvoltura, a bióloga Mari Krüger desmente fake news e explica conceitos relacionados à ciência de forma que cativa seguidores – já são mais de 2,3 milhões, só no Instagram. Mari estará na Arena Magalu, na sexta-feira (6).
SEXTA SEXY
O clímax da Gramado Summit terá Cátia Damasceno. A sexóloga pretende quebrar tabus como faz com seus quase 14 milhões de seguidores no Instagram e quase 11 milhões no Youtube. Ela também sobe ao palco na sexta-feira (6) e fará a palestra de encerramento para deixar todo mundo animado para explorar novas possibilidades no fim de semana.
Gramado Summit: com destaque à nanotecnologia, Palco Insurgente promete rebeldia construtiva

Espaço contará com nomes de peso, como Caco Johannpeter e Chico, o Vendedor Raiz, que está prestes a alcançar 1 milhão de seguidores
Rebelar-se, levantar-se, erguer-se, opor-se. Esses são alguns dos sinônimos para Insurgente, palavra escolhida para dar nome ao novo palco da Gramado Summit, o primeiro com curadoria de Guto Rocha. Ele recebeu de Marcus Rossi, CEO do evento, uma missão: reunir no mesmo palco pessoas que inspiram, transformam e que se levantam contra o status quo. E fazer conexões é algo que ele é mestre.
Foto - Divuulgação
Por isso, quem garantir seu assento no Palco Insurgente poderá aprender sobre nanotecnologia, marketing, colaboração, resiliência e inovação, temas que estão na agenda do curador. “O trabalho de curador é reunir os melhores palestrantes e o melhor conteúdo, entregando como um grande presente aos participantes do evento”, revela Guto. Ele também subirá ao palco para falar sobre paternidade atípica. Será a primeira vez que ele compartilhará com a plateia as aventuras e alegrias de ser pai do Santiago, que tem uma doença genética considerada raríssima: a miopatia centronuclear DNM2, diagnosticada aos 42 dias de vida. Santiago está prestes a completar dois anos de idade.
NANOTECNOLOGIA QUE DEVE MUDAR A HISTÓRIA
E se é para inovar, nada melhor que trazer um palco dentro de um palco, não? Pois essa é a proposta do painel "NANO RS: Inovação em Escala Atômica", que na manhã de quinta-feira, dia 5, reunirá especialistas, investidores e empresários para falar do impacto da nanotecnologia, deep tech e materiais críticos no mercado global.
“A revolução que a nanotecnologia traz em termos de novos materiais, medicina e química, entre outros, vai transformar radicalmente o que conhecemos. É uma destruição criativa, que definirá novas oportunidades e vencedores”, projeta o presidente do Parque Tecnológico do Prado (PradoTech), Carlos Johannpeter.
Carlos investe em startups que trabalham, por exemplo, com biossensores capazes de fazer a leitura eletrônica de diagnósticos a partir de uma gota de sangue – como exames de glicemia, só que com múltiplos resultados. “Quem ainda não conhece, pode descobrir uma vertente da nossa economia que pode ter impacto transformador, que muda tudo”, reforça Guto Rocha.
OS SEGREDOS DA PARCERIA ENTRE KTO E CHICO, O VENDEDOR RAIZ
Um dos painéis mais aguardados é o que reunirá Chico, o Vendedor Raiz, (sim, aquele que viralizou com áudios no WhatsApp) e Cássio Filter, managing director da KTO. Juntos, eles contarão como a criatividade e a parceria entre marca e influenciador deram um drible na concorrência do mercado de apostas.
"Estou muito empolgado! Já ouvi falar bastante sobre o evento e poder contar as minhas experiências e ter tantas pessoas querendo saber sobre elas mostra que todo o meu esforço valeu a pena”, comenta Chico, que está prestes a bater a marca de um milhão de seguidores no Instagram.
GRANDES NOMES NO PALCO INSURGENTE
O rol de palestrantes do Palco Insurgente dá a tônica da multiplicidade de temas que estão na agenda do curador: as gaúchas Cathyelle Barcellos Schroeder, CMO da Riachuelo, Roberta Sudbrack, uma das chef mais respeitadas do Brasil e que está à frente de um novo restaurante em Gramado, e Fernanda Jolo, head de AI Latam Customer Engineering da Google Cloud.
E para mostrar que a Gramado Summit é realmente o maior brainstorm do Brasil, Gabriella Bordasch vai contar como uma conversa no palco, em 2024, se transformou em uma colab de sucesso entre Melissa e Docile. Executivos e líderes de empresas como Ifood, Panvel, Magalu, Globo, Hypera e RBS, além de personalidades como o multicampeão e investidor Rafael Sobis também estão entre os palestrantes que vão compartilhar suas trajetórias transformadoras. Mais do que um espaço de debate, o Palco Insurgente é um convite para repensar o mundo – não pelo combate, mas pela construção.
Confira o que faz da Gramado Summit o maior brainstorming da América Latina

Foto - Divuulgação
20 mil pessoas terão acesso a 7 palcos com palestrantes renomados, rodadas de negociação, treinão no Lago Negro, entre muitas atrações que só Gramado oferece - além do friozinho
Um mergulho no que há de mais atual em inovação e empreendedorismo está prestes a começar. Com programação abrangente, altamente especializada e diversificada, a Gramado Summit promete reunir um público de 20 mil pessoas, entre empreendedores, pensadores, executores de grandes projetos e visitantes, de 4 e 6 de junho, no Serra Park (rua Henrique Belotto - bairro Três Pinheiros), em Gramado. Ainda dá tempo de adquirir um passaporte para aproveitar o festival de inovação. Confira alguns números:
PALCOS
Sete palcos recebem palestrantes de renome nacional e internacional. O principal, Arena Magalu, traz temas que estão definindo o mundo contemporâneo e exigem atenção. Na pauta, tecnologia, empreendedorismo e inteligência artificial – em simbiose com desenvolvimento pessoal e outros pontos que nunca perdem relevância.
Completam a lista os palcos Divergente, para debate de ideias ousadas e visões opostas, a partir da perspectiva de que a inovação nasce do confronto de perspectivas e da liberdade de pensamento; Share, com as principais tendências do marketing e da comunicação; Negócios Conscientes, focado em negócios cujos resultados vão além do financeiro; Geek, para falar de cultura pop, games, quadrinhos e tecnologia; Insurgente, libertando a inquietação de quem recusa limites; e Arena New Ventures, para conectar empresas, startups e investidores, além de oferecer conteúdos relevantes.
PALESTRANTES
Do pop aos negócios, 300 palestrantes desembarcam na Gramado Summit para entregar conteúdo relevante. Líderes de diferentes áreas em empresas gigantes do mercado dividem os palcos com artistas, empreendedores e outros pensadores especializados em compreender tendências e o comportamento humano.
Entre os destaques, a presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, o fundador da Reserva, Rony Meisler, a sexóloga e empresária Cátia Damasceno, o ator e apresentador Rodrigo Faro, o vice-presidente de Operações do Grupo Boticário, Sergio Sampaio, a atriz, creator e bióloga Mari Krüger, o CEO das Lojas Renner, Fábio Faccio, e o skateboard artist Bob Burnquist.
Confira a programação completa aqui.
STARTUPS
A Gramado Summit vai além de falar de negócios. Para aproximar ideias inovadoras de investidores e corporações, um matchmaking ocorre nos três dias de atividades, na Arena New Ventures. Rodadas de negócios idealizadas pela Ventiur Smart Capital devem colocar até 45 investidores e corporações diante de 100 startups. Para a tradicional Batalha de Startups, há 200 projetos inscritos.
ESPAÇO
O maior evento de inovação da América Latina precisa de um espaço à altura. Por isso, o escolhido é o Serra Park. Com 28 mil m² de área coberta e estacionamento para três mil veículos, a estrutura recebe o público da Gramado Summit com o merecido conforto – inclusive térmico, graças ao sistema de ar-condicionado central.
ESG
Colocando em prática os conceitos que discute, o evento aplica práticas como o monitoramento, em tempo real, dos resíduos sólidos gerados durante sua realização. Em parceria com a startup Trashin, é instalado um “reciclômetro”, atualizado de hora em hora, mostrando a origem dos materiais. Alinhada às bases de ESG, a Gramado Summit também implementa outras medidas, como o monitoramento da geração de carbono dos participantes para alcançar, pela terceira vez consecutiva, a condição de evento carbono neutro, em parceria com a AKVO ESG.
ATRAÇÕES EM GRAMADO
Nos momentos em que não estiverem imersos em inovação, os participantes podem aproveitar o que a Região das Hortênsias tem de melhor. A credencial da Gramado Summit garante 50% de desconto em parques temáticos e atrações como NBA Park, Sky Glass, Terra Mágica Florybal, Hard Rock e Mátria Parque.
FRIOZINHO
A previsão é de clima típico do outono serrano durante o evento, com temperaturas mínimas de um dígito.
A SBØRNIA KONTR’ATRACKA
Promovido em parceria com a Câmara de Vereadores de Gramado, Imobi, Ministério da Cultura e com patrocínio da Rio Grande Seguros e Previdência e da Lei Rouanet, o espetáculo "A Sbørnia Kontr’Atracka", com Hique Gomez, Simone Rasslan e convidados será apresentado dia 3 de junho, às 19h, no Teatro Elisabeth Rosenfeld (Rua São Pedro, 369 - Centro). A entrada é gratuita, mediante retirada de senha no local, uma hora antes do início da apresentação.
TREINÃO INÉDITO
Dentro da programação oficial, outra atividade promete entretenimento saudável longe dos palcos e arenas. Com o lema “Think Fast, Run Free”, uma corrida com percursos de 3 km e 5 km coloca participantes e moradores em movimento na quinta-feira (5), às 6h30, ao redor do Lago Negro – um dos principais cartões-postais de Gramado.
Inscrições no site.
VOLUNTÁRIOS
Para quem quer fazer uma imersão nos bastidores do evento, a Gramado Summit seleciona no 1º semestre cerca de 200 voluntários para atuar nos três dias do festival. Cada voluntário trabalha apenas um dos dias e pode usufruir a programação dos demais.
GRAMADO EXPERIENCE
A Gramado Summit Experience é uma programação estendida para 100 empreendedores, que oferece acesso a conteúdos aprofundados e networking estratégico para o seleto grupo, além de promover mentoria com Rony Meisler, happy hour e jantar especial para conexão entre os participantes ao longo de 4 dias. Ingressos aqui.
FESTA ESPECIAL
A celebração oficial do maior brainstorming da América Latina será realizada na quinta-feira (05/06), com um show do guitarrista da banda Jota Quest, Marco Tulio Lara, em evento que ocorre no Hard Rock Café. A entrada é franca para todos os participantes da Gramado Summit, mediante apresentação da credencial do evento. Também haverá uma noite especial no NBA Park, na noite de sexta-feira, para encerrar o festival.
AGÊNCIA OFICIAL
Rossi & Zorzanello
REDE HOTELEIRA OFICIAL
Laghetto Hotéis, Resorts & Experiências
CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA
O credenciamento de imprensa para cobertura da Gramado Summit pode ser feito pelo site oficial.
Gramado Summit promove pela 1ª vez treinão aberto e gratuito no Lago Negro

Foto - Divuulgação
Atividade será dividida em dois percursos e conduzida por profissionais
Além da maratona de conteúdos, inovação e conexões, a Gramado Summit vai promover também o bem-estar físico. No segundo dia do evento, 5 de junho (quinta-feira), a partir das 6h30, um treinão aberto ao redor do Lago Negro - um dos principais pontos turísticos de Gramado - vai mobilizar participantes e moradores pela primeira vez na história do festival de inovação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste formulário on-line.
A atividade será dividida em percursos de três e cinco quilômetros, reunindo participantes de todas as categorias, de iniciantes a corredores com mais experiência. Vale destacar que a atividade não envolve competição, o que permite que um público amplo participe não apenas para correr, mas também trotar ou caminhar.
De acordo com o CEO da Gramado Summit, Marcus Rossi, o que mais importa é fazer atividade física - independente do ritmo - e aproveitar o momento para realizar conexões. “O universo corporativo é, por si só, extremamente competitivo, estamos sempre correndo em busca de soluções e alternativas para os negócios. Por isso, entendemos que o ideal é proporcionar um momento de descontração, com foco nas belezas naturais e na saúde”, afirma.
Com o mote “Think Fast, Run Free” (“Pense rápido, corra livre”, traduzido do inglês), o treino aberto conta com o apoio da Seven Nutrition & Fitness e da assessoria de corrida Gramado Ao Ar Livre, responsáveis por conduzir o aquecimento, orientar durante o percurso e tirar dúvidas sobre atividades físicas e alimentação após o treino.
SOBRE A GRAMADO SUMMIT
A 8ª edição da Gramado Summit vai reunir mais de 200 palestrantes e mediadores de 4 a 6 de junho, no Serra Park. São mais de 600 expositores, que terão a oportunidade de apresentar suas soluções para um público de mais 20 mil pessoas. Correalizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o evento é oferecido pela Magalu Cloud. Os palcos da Gramado Summit contarão com a participação de grandes personalidades brasileiras, como Luiza Helena Trajano, Rodrigo Faro, Naldo Benny, Bob Burnquist, Cátia Damasceno, entre outros.
CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA
O credenciamento de imprensa para cobertura da Gramado Summit pode ser feito pelo site oficial.
Gramado Summit promove espetáculo Sbørnia Kontr’Atracka em apresentação
gratuita no Teatro Elisabeth Rosenfeld

Foto - Divuulgação - Marilourdes Franarin
Aquece cultural para o fórum de inovação terá espetáculo protagonizado por Hique Gomez e Simone Rasslan no dia 3 de junho, às 19 horas
Para promover cultura à comunidade gramadense, a Gramado Summit leva ao município o consagrado espetáculo "A Sbørnia Kontr’Atracka", com a irreverência e a genialidade que conquistaram o público ao longo de quatro décadas. Promovido em parceria com a Câmara de Vereadores de Gramado, Imobi o Ministério da Cultura e patrocínio da Rio Grande Seguros e Previdência e da Lei Rouanet, o espetáculo será apresentado dia 3 de junho, às 19h, no Teatro Elisabeth Rosenfeld (Rua São Pedro, 369 - Centro). A entrada é gratuita mediante retirada de senha no local, uma hora antes do início da apresentação.
Com humor refinado, músicas cativantes e uma narrativa única, "A Sbørnia Kontr’Atracka" promete encantar tanto fãs de longa data, quanto novos espectadores. No show, Kraunus (Hique Gomez) e Nabiha (Simone Rasslan) apresentam as canções e causos sbørnianos junto a seus convidados especiais MenThales (Tales Melati), o tocador de gaita-foles e hipnotizador das montanhas da Kashkadúnia e Pierrot Lunaire (Gabriella Castro), a grande sapateadora do Ballet Hiperbølico da Sbørnia.
O espetáculo é uma continuação das aventuras dos excêntricos Kraunus Sang e Pletskaya, personagens que exploram temas universais com inteligência e leveza. A Sbørnia é uma ilha peculiar que se desprendeu do continente após sucessivas explosões nucleares, vagando errante pelos mares do mundo. Seu maior patrimônio cultural é a Recykla Gran Rechebuchyn, uma grande lixeira de onde se reciclam os dejetos artísticos esquecidos por outras nações. Governada pelo Anarquismo Hiperbølico, todos os seus governos são provisórios. Seu povo segue o Votørantismo, uma religião que reflete sua essência sonhadora e concreta, enquanto o esporte nacional, o Machadobol, é tão perigoso que raramente um jogador sobrevive a mais de três partidas.
Os personagens Kraunus Sang e Pletskaya chegaram ao Brasil em 1984, fugindo de ataques de tribos hostis como os Menudos, tornando-se os grandes embaixadores da cultura sbørniana. A saga ganhou continuidade em 2016, quando Kraunus uniu forças com a pianista sbørniana Nabiha, vivida pela talentosa maestrina e atriz Simone Rasslan, criando "A Sbørnia Kontr’Atracka". Além dos palcos, a Sbørnia também conquistou outras linguagens artísticas.
SOBRE A GRAMADO SUMMIT
A 8ª edição da Gramado Summit vai reunir mais de 200 palestrantes e mediadores de 4 a 6 de junho, no Serra Park. São mais de 600 expositores, que terão a oportunidade de apresentar suas soluções para um público de mais 20 mil pessoas. Correalizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o evento é oferecido pela Magalu Cloud. Os palcos da Gramado Summit contarão com a participação de grandes personalidades brasileiras, como Luiza Helena Trajano, Rodrigo Faro, Naldo Benny, Bob Burnquist, Cátia Damasceno, entre outros.
CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA
O credenciamento de imprensa para cobertura da Gramado Summit pode ser feito pelo site oficial.
Grandes nomes do varejo, criadores, pensadores e esportistas:
mais de 220 personalidades estarão na Gramado Summit
Espaço reúne nomes da Riot Games, Campus Party Brasil, narradores de eSports e debates sobre IA, streaming e o futuro do entretenimento digital
Pensando em um ecossistema de inovação completo, a Gramado Summit promove, pelo segundo ano consecutivo, a Arena Geek. O espaço exclusivo vai reunir dezenas de nomes do universo nerd em uma verdadeira imersão que acontece de 4 a 6 de junho no Serra Park, em Gramado. Os ingressos para o maior brainstorming da América Latina estão disponíveis no site https://www.gramadosummit.com/.
Considerada uma das maiores indústrias do entretenimento, o multiverso geek tem um público aficionado. Mirando nesse nicho, a Arena Geek da Gramado Summit vai dispor de um espaço de mais de 40 atrações durante os três dias de evento.
De acordo com o CEO e fundador da Gramado Summit, Marcus Rossi, há uma afinidade muito grande entre a cultura nerd e o festival de inovação. “A indústria dos games é maior do que a indústria da música e do cinema, juntas. Começou a fazer muito sentido levar esse segmento para a Gramado Summit. Acabei conhecendo um cara incrível, que é o Rodrigo Selback, e as ideias se encontraram. É um universo novo, uma indústria muito forte, que, ao mesmo tempo, permite que a gente amplie o nosso público no festival”, diz Rossi.
Rodrigo Selback é apresentador do programa Games e Profissões, da Ubisoft TV, além de professor no curso de extensão em eSports da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Um gamer apaixonado e que agora também é curador da Arena Geek.
“O universo geek é um dos setores mais dinâmicos e promissores da atualidade. Não é apenas sobre entretenimento, mas sobre inovação, criatividade, negócios e, principalmente, paixão. A Arena Geek foi criada para destacar esse potencial e conectar talentos, marcas e empreendedores”, diz Selback.
O curador do espaço convidou uma série de nomes prestigiados para marcar presença na Arena Geek. Entre estes estão Diego Martinez, gerente geral da Riot Games Brasil, escritório da empresa americana criadora do League of Legends, Ana “Anyazita” Muniz, narradora do cenário de games brasileiros e uma das maiores vozes dos eSports, Zé Renacho sucesso nas redes sociais com vídeos descontraídos sobre jogos, a coreana Hui Jin Park, estrategista de inovação que discute como as culturas asiáticas estão moldando o entretenimento globa.
Para Selback, a edição deste ano será diversificada e dedicada a mostrar o impacto da tecnologia e da inovação na cultura pop. Por isso, mais do que atrair um público nerd, o festival de inovação quer apresentar o universo geek a empreendedores e investidores.
“Teremos um conteúdo diversificado que abrange games, streaming, quadrinhos, painéis oficiais de franquias famosas da cultura pop e suas interseções com inovação e tecnologia. Os participantes da Gramado Summit podem esperar debates sobre o futuro do entretenimento digital, o impacto da Inteligência Artificial nos games, oportunidades no mercado de colecionáveis e muito mais”, garante.
SOBRE A GRAMADO SUMMIT
A 8ª edição da Gramado Summit vai reunir mais de 200 palestrantes e mediadores de 4 a 6 de junho, no Serra Park. São mais de 600 expositores, que terão a oportunidade de apresentar suas soluções para um público de mais 20 mil pessoas. Correalizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o evento é oferecido pela Magalu Cloud. Os palcos da Gramado Summit contarão com a participação de grandes personalidades brasileiras, como Luiza Helena Trajano, Rodrigo Faro, Naldo Benny, Bob Burnquist, Cátia Damasceno, entre outros.
CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA
O credenciamento de imprensa para cobertura da Gramado Summit pode ser feito pelo site oficial.
Grandes nomes do varejo, criadores, pensadores e esportistas:
mais de 220 personalidades estarão na Gramado Summit
Festival de ideias e inovação espera 20 mil participantes entre 4 e 6 de junho
Nomes de peso dos negócios, como a presidente do Conselho de Administração do Magalu, Luiza Helena Trajano, o VP de Plataforma e Negócio do Magalu, André Fatala, o CEO das Lojas Renner, Fábio Faccio, o fundador da Reserva, Rony Meisler, o VP de Operações de O Boticário, Sergio Sampaio, o head de vendas do Google, David Politanski.
Grandes nomes do marketing brasileiro, como a diretora de Marketing da TV Globo, Samantha Almeida, o chefe de experiência de marca do Itaú, Rodrigo Montesano, o autor e conselheiro, João Branco, e o líder de conteúdo da Duolingo, Brunno Maceno.
Personalidades e criadores brasileiros como o ator, cantor, apresentador e empresário Rodrigo Faro, o escritor Fabrício Carpinejar, os influencers Marco Tulio Davi, Matheus e Marcos Castro, Douglas Viegas, Mari Krüger, Arthur Paek, Mônica Salgado e Arthur Deboni, a sexóloga Cátia Damasceno, o diretor da TV Globo, Raoni Carneiro, e os músicos Naldo Benny, Thedy Corrêa (Nenhum de Nós), Ice Blue (Racionais MC’s), Marco Tulio Lara (Jota Quest) e Tília.
Atletas, ex-atletas e entusiastas do esporte, como os ex-jogadores Diego Ribas e Diego Alves (Flamengo), o skatista Bob Burnquist e a medalhista paralímpica Luiza Fiorese e o jornalista Duda Garbi.
Estes são apenas alguns dos 220 nomes, entre palestrantes e mediadores, que estarão na Gramado Summit, de 4 a 6 de junho, no Serra Park. A programação foi definida e pode ser conferida no site oficial, onde também há venda de ingressos.
Esta será a 8ª e maior edição da história do festival de inovação de Gramado. A expectativa do fundador e CEO da Gramado Summit, Marcus Rossi, é reunir 20 mil pessoas para o brainstorming de ideias, com palestras, painéis, oportunidades de networking e a já tradicional Batalha de Startups.
“Gramado abraça a inovação sem perder seu DNA. Além de receber empreendedores e lideranças e ser espaço de convergência de ideias, networking e geração de oportunidade, o festival é palco para personalidades se conectarem com o público, incluindo turistas de todo o País que visitarão o Serra Park”, explica Marcus.
SOBRE A GRAMADO SUMMIT
A 8ª edição da Gramado Summit vai reunir mais de 200 palestrantes e mediadores de 4 a 6 de junho, no Serra Park. São mais de 600 expositores, que terão a oportunidade de apresentar suas soluções para um público de mais 20 mil pessoas. Correalizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o evento é oferecido pela Magalu Cloud. Os palcos da Gramado Summit contarão com a participação de grandes personalidades brasileiras, como Luiza Helena Trajano, Rodrigo Faro, Naldo Benny, Bob Burnquist, Cátia Damasceno, entre outros.
CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA
O credenciamento de imprensa para cobertura da Gramado Summit pode ser feito pelo site oficial.