Promover o protagonismo e o empoderamento entre crianças e adolescentes nas escolas é um dos objetivos do projeto OAB Vai à Escola. O projeto agora ganha um reforço da ONG Parceiros Voluntários, que fechou parceria com a Ordem gaúcha nesta quarta-feira (01). O convênio foi assinado pelo presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, em seu gabinete na seccional, com a presença da secretária-geral adjunta, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira.

A ideia da parceria é a implantação dos programas Valores na Educação dentro do projeto OAB vai à Escola. Os programas atuarão em conjunto nas escolas do Rio Grande do Sul, por meio do Ação Tribos nas Trilhas da Cidadania, projeto da ONG Parceiros Voluntários, que visa a estimular em crianças e jovens a prática da responsabilidade individual, promovendo o protagonismo infanto-juvenil, integrando a comunidade escolar através de ações sociais.

 

O Projeto OAB vai à Escola visa, através de ações de cidadania das Comissões de Direitos Humanos Sobral Pinto (CDH) da OAB/RS; da Criança e Adolescente (CAC); e da Mulher Advogada (CMA), a informar aos professores, alunos, pais e à comunidade escolar seus direitos e deveres, conforme o interesse da escola, que escolhe o assunto e o formato (palestra, debates ou rodas de conversa).

 

“A OAB/RS está empenhada em contribuir com a sociedade gaúcha das mais diversas formas. A cooperação entre a Ordem e a ONG Parceiros Voluntários é mais um esforço nesse sentido. A cidadania é que será beneficiada”, refletiu Breier.

 

O superintendente da ONG Parceiros Voluntários, José Alfredo, em companhia do coordenador do projeto Valores na Educação, Guilherme Borba, destacou que já são 8 mil jovens atendidos pelo projeto em 50 municípios do Estado. “Com essa nova parceria, somaremos esforços, trabalhando em rede colaborativa e encontrando soluções integradas”, disse.

 

Segundo o presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, Carlos Kremer, o trabalho é importante e de referência em prol da cidadania: “Parceiros Voluntários e OAB são marcas que representam transparência, credibilidade, confiança e independência.  A associação dessas marcas, para um trabalho em conjunto com crianças e adolescentes nas escolas, transmitindo valores e direitos, só traz benefícios à sociedade, nesta quadra triste da história, muitas vezes fazendo o que o Governo não faz, mas deveria fazer”, falou. “Tenho certeza de que a união dessas instituições da sociedade voltadas à cidadania, trabalhando para um Brasil melhor, já nasce com sucesso. Estamos todos de parabéns, a OAB, os Parceiros Voluntários, as crianças e os adolescentes e toda a sociedade brasileira”, reiterou.

 

A presidente da CMA, Beatriz Peruffo, destacou: “Estamos criando e fortalecendo uma rede de proteção, fundamentada pela educação”, disse. A coordenadora-geral da CDH, Neusa Bastos, lembrou a necessidade de construir valores entre os jovens: “Com esta conscientização, criamos valores sociais, desconstruindo discursos de ódio”, argumentou.

Projeto OAB Vai à Escola firma parceria com a ONG Parceiros Voluntários

Beatriz Peruffo 

 

Advogada e Palestrante na empresa

Beatriz Peruffo Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Jornalista Responsável

Jairo Caprara - MTPS 3522

oecodovale@italnet.com.br

 

Filiado à ADJORI/RS e ABRAJORI

© 2016 by LHS - Assessoria Digital